sábado, 30 de julho de 2011

SEIKETSU

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo, e fazer bem-feito.”
(Pitágoras)


Talvez você nem imagine o que o título deste post queira dizer, mas a palavra provém do conceito de “5S”, uma metodologia de gestão da qualidade importada do Japão do pós-guerra que aborda cinco palavras iniciadas pela letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, seria praticamente impossível, já que o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e hoje, várias palavras são utilizadas para representar cada S no Brasil.
O que acho mais interessante é que, em nossas terras, decidiu-se também pela inclusão da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Tudo bem que "senso" começa com S e que, por isso, independente da tradução, mantem-se a marca consagrada do nome do programa. Mas, na verdade, senso traduz muito bem a idéia de atitude e de pré-disposição que qualquer programa de qualidade se propõe. Afinal, não dá para pensar em boas práticas sem pensar também em comportamentos apropriados, em disciplina, persistência e utilização.
Aplicar os os cinco sensos constitui um método que busca harmonizar as relações entre os sistemas produtivo, pessoal e comportamental normalizando rotinas e processos para o trabalho (e facilitando muito hábitos e o cotidiano).
Seiri relaciona-se ao senso de utilização e leva a reflexão sobre as coisas necessárias ou desnecessárias que envolvem as rotinas do dia-a-dia. Saber utilizar é, antes de mais nada, saber separar o que presta do que não presta.
Seiton é o senso de organização utilizado para ordenar e identificar as coisas que foram qualificadas como necessárias, facilitando encontrá-las quando desejado. Ordenar é uma conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza. Afinal, é preciso organizar o que ficou, certo?
Seisou refer-se ao senso de zelo por um ambiente agradável, limpo e sem desperdícios.
Seiketsu, o senso de higiene, cuida da importância da saúde física, mental e emocional de forma preventiva contribuindo para o equilibrio e para a segurança de todos. 
E por fim, Shitsuke fortalece o senso de disciplina necessária para manter os bons resultados obtidos através da prática de todos os conceitos anteriores. Na filosofia do 5S, se tudo está bom, pode ficar ainda melhor. Basta empenho e disciplina.
Parece perfeito às empresas, correto? Mas saiba que pode ser perfeito também à sua vida.
Batalha-se tanto pelo sucesso, mas sem considerar a relevância e consequências de cada ação pessoal. Afinal de contas, de tudo aquilo que está em sua agenda, o que é mesmo necessário? Que mudanças são possíveis para que se amplie a qualidade de sua vida e a harmonia entre sua saúde física, mental e emocional?
Se quiser descobrir, aplique o 5S em sua vida  ;-)
Dedique-se a entender a si mesmo, reserve um tempo do seu sucesso para sua família e amigos, organize suas prioridades, desenvolva planos e objetivos de vida. Comece pelo Seiri. Limpe gavetas, armários e o coração. Se lhe ocorrer a frase: “Acho que um dia vou precisar disto...”, descarte. Se não precisou até agora, você não precisará no futuro. Seja realmente seletivo! Algumas coisas só ocupam espaço em sua vida e não contribuem em nada para seu próprio desenvolvimento.
Passe ao Seiton: organize sua vida por categoria, relevância e interesse. Não há regras, mas faça-o de uma forma adequada às suas prioridades e para que revele o que você tem e realmente poderá contar quando necessário for. Recomendo que qualifique seus objetos, sentimentos e também as pessoas que lhe cercam.
Talvez, neste momento, a parte mais complicada (e doída) de suas escolhas já tenha ficado para trás.
Cuide, então, do Seisou e promova a harmonia nos ambientes em que vive. Realize pequenas mudanças, verifique a ilumiação, troque as cores das paredes, a posição dos móveis ou o fundo de tela em seu computador. Harmonize-se.
Para o Seiketsu, que corresponde aos cuidados com sua higiene e saúde, volte o olhar para o seu corpo, sua mente e seu espírito. Alimente-se de forma balanceada, durma a quantidade de sono que for necessário a você, faça exercícios, trabalhe sua autoestima, corte o cabelo, faça as unhas, escolha um bom perfume, pare de fumar, cultive a fé...
Cuidar de sua imagem pessoal é cuidar também de suas relações ativando a empatia, franqueza e gentileza.
 E quando tudo estiver funcionando, Shitsuke! Controle e mantenha suas conquistas. A qualidade da sua vida está na sua própria competência em administrá-la.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião
Mogi News
30 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial