quinta-feira, 7 de julho de 2011

CLOUD COMPUTING


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

Segundo dados divulgados recentemente pelo Gartner, a computação em nuvem, ou cloud computing, mantém-se como prioridade entre os principais CIOs (Chief Information Officers) mundiais. E entre as pequenas e médias companhias, o cenário não é diferente.
De acordo com análise realizada pela empresa, as PMEs respondem até o momento, por 18% do total de investimento feito em Cloud Computing. "A desconfiança está reduzindo e as empresas têm buscado informação. Prova disso é que não são mais só profissionais de TI que nos procuram, mas outros que querem agregar valor a seus serviços", destaca o diretor da M3Corp, Antonio Mocelim.
Para o executivo, a expectativa é que este cenário conquiste cada vez mais adeptos. "Todos já sabem da vantagem de redução de custo, oferecida pela Computação em Nuvem. O que muitos devem enxergar também é o baixo valor em relação ao investimento e rápido retorno, fundamentais para o fluxo de caixa de qualquer empresa". Os negócios de pequeno e médio porte podem reduzir drasticamente os custos de TI ao investir na computação em nuvem. "Pequenas e médias investem em média 30% de seu orçamento para este serviço. Antes do Cloud Computing, era necessário um investimento de pelo menos 60%, além de perderem a flexibilidade", compara Mocelim.
Para quem não sabe do que estamos falando, o conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.
O armazenamento de dados é feito em serviços que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x, y ou z com capacidade muitas vezes limitada de armazenamento de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, como eu citei e justamente daí, a alusão à nuvem.
Para as pequenas empresas, essa tendência vem se firmando, principalmente pelo controle de custos, pois nem todo mundo pode manter altos custos com hardwares ou softwares de TI e descobriram no Cloud Computing uma boa estratégia para economizar e manter a tecnologia de ponta. Quando há custo, ele normalmente é proporcional ao tempo de utilização do serviço ou corresponde ao custo de uma assinatura.
Vale lembrar que a infraestrutura necessária para uma solução de cloud computing também é bem mais enxuta, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico do que uma solução tradicional de hosting ou collocation.
Dessa forma, essa escolha ainda contribui para preservação e uso racional dos recursos naturais. Entretanto, é preciso notar que a demanda por poder de processamento e armazenamento dos datacenters das empresas provedoras dos serviços de cloud computing vem crescendo vertiginosamente, o que coloca em dúvida algumas das supostas vantagens.
De qualquer forma, sempre fico feliz quando tenho informações sobre micro e pequenas empresas buscando otimizar seus modelos de negócio a fim de encontrar maior eficiência e rapidez no atenidmento às necessidades de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial