terça-feira, 31 de maio de 2011

UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Graças ao Facebook e seus reencontros inesperados, recentemente restabeleci contato com um amigo (acho que ainda posso chamá-lo assim, né Fernando?!?) muito querido que foi fundamental na minha chegada em Mogi das Cruzes.
Nos primeiros eventos ele sempre estava por perto, conversavamos muito e lembro de um dia em que, ainda um pouco surpreso, me disse "Ana, minha empresa está crescendo e eu preciso organizar a melhor forma para que isso aconteça".
Ou a empresa cresceu demais ou a correria do dia-a-dia acabou nos distanciando... O fato é que fiquei muito feliz quando ele colocou no meu mural no Facebook um texto autorizado para que eu publicasse aqui no Lounge Empreendedor.
Medo, angústias, sonhos, auto-conhecimento, verdade, fé, realização pessoal...
Acredito que seus palavras valham de inspiração a muitos outros empreendedores que estejam na busca pelo "tal" sucesso. De empreendedor para empreendedor...

"O que faz um empreendedor de sucesso?
O que torna um empreendedor invencível às adversidades?
O que um empreendedor precisa para não sentir medo e não fracassar?
Faço-me essas perguntas todos os dias. Confesso.
Algumas vezes, quando estou indo para o trabalho, sinto uma angústia misturada a incertezas tão grandes por não saber se atingirei o sucesso profissional que desejo. Os motivos de eu sentir essa angústia eu poderia elencá-los aqui facilmente. Talvez o principal motivo desse sentimento aflorar é porque sou antes de tudo, um ser–humano, uma pessoa normal como todos, com medos, fraquezas, incertezas e acima de tudo, frágil. Penso que os medos e as dúvidas façam parte do nosso caminhar, portanto, devemos encará-los como parte inseparável e inevitável da nossa condição de existentes humanos.
O sonho de fazer da minha empresa um empreendimento de sucesso me faz encarar o meu eu profundamente. Faz-me ver quem eu realmente sou, quem eu quero me tornar e o que quero para os outros que me rodeiam. Que tamanha responsabilidade para conosco temos nós, empreendedores não é mesmo? Será que queremos o sucesso por vaidade, por grandeza ou realmente contribuir para o mundo? Lá no fundo dos nossos corações, o que realmente queremos?
A grande pergunta é: Que espécie de empreendedor eu sou?
Essas são perguntas que devemos responder para nós mesmos, sozinhos em nosso canto, com honestidade absoluta, com a alma clara e cristalina e acima de tudo, com verdade.
Tenho certeza que os grandes empreendedores, empresários de sucesso, perguntaram-se isso e em algum momento, responderam a si mesmos, a verdade absoluta e sem maquiagens corporativas disfarçadas de conceitos e vocabulários mercadológicos difíceis, burocratas e intelectualóides.
O que muito difere um empreendedor de um aventureiro administrativo é o "planejamento".
"Fazejamento" é uma coisa... planejamento é outra coisa.
A pergunta é tão simples como o simples deve ser: Que empreendedor eu sou?
Me nego a acreditar que meus “Role-Models”, ou seja, meus exemplos de empreendedores chegaram “lá” apenas vivendo seus dias sem saberem o que são e o que verdadeiramente querem. Tenho certeza que o Sr. Júlio Simões (Proprietário do Grupo Julio Simões), por quem tenho profunda admiração e um respeito infinito, com quem já trabalhei inclusive, um dia também sentiu medo. Por várias vezes me peguei falando com uma foto do Sr. Júlio, publicada em um jornal ou revista qualquer pensando; Diga-me o seu segredo Sr. Júlio! Diga-me o que o fez vencer a vida? Qual o caminho que o Sr. percorreu. Fale-me o que fazer e eu o farei!
Henrique Borestein
Orgulho em Mogi das Cruzes
Outra pessoa que, agradavelmente, “me rouba o sono” tentando decifrar é o Sr. Henrique Borestein (Proprietário da Helbor Empreendimentos). Fico imaginando a força incomensurável que fez para atingir seus objetivos. Fico imaginando o que passa em sua cabeça quando compara o seu passado com o presente e trilha, em segundos, seu caminho resumindo 30 anos de alegrias, conquistas, desavenças, obstáculos vencidos, pormenores de gestão e sim, o medo.
Periodicamente encontro o Sr. Henrique Borestein e sorrateiro, discretamente, fico olhando para aquela “figura empreendedora” com meu pífio talento de Sherlock Holmes tentando adivinhar como “ele chegou lá”. Se ele é um ser humano como eu, se sente medos como eu os sinto e se vive no mesmo universo que eu, portanto e matematicamente, tenho as mesmas chances de atingir o sucesso como ele. O que nos difere é o tempo gasto nos objetivos somente.
Se eu pudesse, se a minha vida permitisse, gostaria de apenas ficar ouvindo conselhos de empresários de sucesso como eles. Gostaria de aos poucos, ir escrevendo uma cartilha, um manual de instrução onde pudesse chegar ao sucesso. Porém sei que isso é lirismo, é um sentimento lúdico e que a probabilidade de atingir o meu sucesso seria pequena, pois não haveria o viver, o sentir medo, o desafio.
Por fim, não haveria o aprendizado fundamental para o sucesso; a persistência e o trabalho árduo.
Tomo para mim a liberdade que não tenho para declarar aqui, a minha maior certeza: Como homens como o Sr. Júlio Simões e o Sr. Henrique Borestein chegaram lá? Só há uma resposta. Somente uma grande verdade. A fé!
Não estou me referindo à fé religiosa. Trata-se da fé em si mesmo. Da inabalável crença em seus potenciais, mesmo que o medo se faça presente. É a fé de que dias melhores virão e que tudo vai se estabilizar. É a fé nos colaboradores e que juntos, todos como um barco a remo, sincronizados, nos levarão a costa do mar em paz, calmo e sem ondas raivosas.
Não tive a ousadia de perguntar à eles, mas sei, tenho certeza, que o Sr. Henrique, durante todos os anos de sua vida empreendedora, nunca olhou para outro lado senão para frente enxergando apenas o seu objetivo, um único ponto, mesmo obscuro, mas um único e solitário objetivo. O seu “target”. A sua meta.
Pessoas como ele não se deixam abalar por medos. Sentem medos e milésimos de segundos após voltam à si para trilhar seu caminho em busca de suas realizações pessoais. Transformam o errado em instruções de não-fazer e aprendem que um dia a mais de vida vivida é um dia mais perto do sonho realizado. Tenho a certeza mais que absoluta e vou além, desafio, quem quer que seja a me convencer que esses senhores motivaram-se por dinheiro. Não, isso não.
Um empreendedor de sucesso busca realização pessoal. Ele busca o conforto e as realizações que o dinheiro possa trazer e não o próprio em espécie. Saber que estamos provendo realizações de outros através das nossas é a propulsão que nos move. Repousar um dia, em sono profundo e ter a consciência tranqüila de ter cumprido o melhor ao nosso redor.
Um empreendedor de sucesso é um amante inveterado da vida e a vive como se fosse sua única chance de vitória e na verdade, se pensarmos mais a fundo, realmente é.
Um empreendedor verdadeiro toma para si todas as responsabilidades de erros novamente cometidos e acalenta-se sob sua própria consciência já culpada e aprende que tudo depende de seus desejos e anseios.
O empreendedor deve, contrariamente a muitos que dizem o que fazer e como fazer, seguir seu próprio coração e sentir seus pés firmes no caminho que ele próprio decidiu trilhar; o caminho do sucesso. O caminho da sua realização pessoal.
Não se desviem de seus caminhos e nunca, nunca, nunca, desviem seu olhar daquele pontinho lá longe, solitário, quase imperceptível e que o medo nos dificulta a visão; A SUA REALIZAÇÃO PESSOAL.
Fernando Massaro
Convidem a si mesmos para tomar um café. Apresentem-se a si mesmos e perguntem quem é você e o que deseja para a sua vida. Olhem para dentro de si e vejam a força que torna tudo possível. Sejam amigos íntimos e sorriam para ambos.
O meu pontinho está lá, cada dia mais perto, por vezes tão longe, mas está lá. E sei que um dia estarei de frente ao meu pontinho, e que neste dia, tão esperado dia, eu possa olhar para o lado e dizer:
-Sr. Henrique, então era só isso? Era só não deixar de caminhar mesmo com medo? Bem, de qualquer maneira... eu o agradeço pela inspiração. Muito obrigado!"

Fernando S. Massaro Duque

Hoje sou eu quem agradeço, Fernando. Muito obrigada!

4 comentários:

  1. Fernando S. Massaro Duque31 de maio de 2011 às 20:41

    Ana. Obrigado por difundir minhas idéias e opiniões.

    Espero poder contribuir cada vez mais com o mundo empreendedor. Conte comigo sempre. Sou seu fâ!!!

    Beijos.

    "Fazejamento é para amadores. Planegjamento é para empreendedores"

    ResponderExcluir
  2. Foi a melhor leitura que fiz hoje,,,, á como vc olhasse pra dentro de mim,,,, fui convidada a abrir um negocio no Paraquai,,, mas e aíii como começar,,, planejando e tentando escutar o meu eu,,,, acreditar que agora eu vou conseguir e vou realmente fazer parte de algo que espero sucesso,,, pois estarei fazendo por alguem que amo mais que tudo na vida,, minha sobrinha,,, e meu netinho(tia/avó)e por mim tb.. obrigada///

    ResponderExcluir
  3. Olá Anonima...
    Poxa que pena não ter deixado seu nome e contato... Seria ótimo conversarmos mais, mas sinta-se a vontade aqui no Lounge Empreendedor.
    Desejo muito sucesso na sua empreitada paraguaia.
    Um beijo
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir
  4. Realmente perfeito. Parabéns pelas palavras e obrigado por mais um acréscimo.
    meu site: www.projetoorigem.com.br/lsbjsecret

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial