terça-feira, 24 de maio de 2011

OTIMISMO QUE TRANSFORMA

optimismo (òt)
(óptimo! + -ismo) - s. m.
1. Costume ou sistema de achar que tudo é ou resultará o melhor possível.
2. Confiança no porvir.


Na última terça feira, 17 de maio, senti no corpo e na alma a essência da palavra OTIMISMO. Convidada pelo Instituto Coca-Cola para conhecer a ONG Doe seu Lixo e participar do lançamento da Semana Otimismo que Transforma, o dia foi um banho de confiança no porvir e uma lição de vida.
Além de rever e/ou conhecer outros blogueiros que integram o hub Viva Positivamente e entender um pouco mais sobre esse universo que me fascina, a conversa com as presidentes das cooperativas CooperRioOeste e CooperJardim, Sarita Fernandes e Alexandra Viana e com a apaixonante Zilda Barreto da Silva, da CoopeCAL foi de uma energia maravilhosa. Um dia de puro encantamento!
Mulheres empreendedoras, guerreiras, inteligentes, inspiradoras... Verdadeiras heroínas da resistência que nos deram uma aula sobre a capacidade de transformação que uma boa ação pode gerar na vida das outras pessoas.
E entenda-se por “boa ação”: boa vontade, capacitação, apoio e respeito. A fala da Zilda ainda ecoa na minha mente:


Vejo tantas empresas pregando responsabilidade social quando tudo o que fazem são apenas ações assistencialistas e filantrópicas. É preciso muito mais ações com foco na qualificação das pessoas e na geração de emprego e renda.
Essa é a essência do programa de reciclagem apresentado ao nosso grupo com foco totalmente direcionado à gestão e profissionalização das cooperativas. Não só por fazer parte da cadeia de valor da Coca-Cola, mas principalmente para gerar renda, dignificar a profissão e dar apoio de infra-estrutura, quando for necessário.
Mais do que orientar sobre um modelo de coleta apropriado, a ONG Doe seu Lixo ensina gestão e auto-suficiência funcionando como uma espécie de incubadora de cooperativas de catadores de material reciclável (lixo é outra coisa!).
Segundo Júlio Cesar, secretário geral da ONG, o sucesso do trabalho que eles desenvolvem vem da capacitação das pessoas para elevação da qualidade de seus serviços, visão de mercado para o negócio e incorporação de seu papel como agentes ambientais, diminuindo o volume de resíduos gerados por todos nós e movimentando a economia.


Além de resolver um problema ambiental, o trabalho que eles desenvolvem tem forte impacto sobre um problema social no nosso país. Hoje 134 cooperativas fazem parte da iniciativa com apoio a mais de 4.000 pessoas e o plano é chegar em 500 cooperativas até 2014. Segundo dados do próprio Instituto, no Brasil existem entre 600 e 1.000 cooperativas necessitando desse apoio.
Já imaginaram a importância desse apoio e das conseqüências (in)diretas sobre suas famílias?
As cooperativas geram uma renda aproximada de R$ 1.500,00 aos cooperados; valor suficiente para que eles possam oferecer condições de vida e educação aos seus filhos diferentes das oportunidades que eles mesmos tiveram quando crianças. Muitos iniciaram as atividades como catadores em aterros ainda crianças e chegaram às cooperativas após muito trabalho duro.
Não é a toa que mais de 60% dos cooperados são mulheres. Mulheres que fazem toda a diferença e sustentam suas famílias honestamente.
Se você também quer fazer a diferença, aproveite a semana de 22 a 29 de maio. Durante esses dias, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes promovem pela quinta vez a Semana Otimismo que Transforma em que parte da receita gerada pela venda dos produtos da empresa será revertida aos programas socioambientais do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2010, foram arrecadados R$ 5,8 milhões. Vamos bater o recorde em 2011?
Independente da sua opinião sobre o consumo de refrigerantes, não há como negar a belíssima ação do Instituto Coca-Cola e mesmo que você não seja um fiel consumidor do “líquido preto”, saiba que são mais de 150 produtos disponíveis para sua contribuição.
Depois de contribuir você ainda pode fazer parte do “Mural dos Bons”. Mostre que os bons são maioria. Eu faço parte e você?


E a ajuda não acaba durante a semana... Você pode ajudar todos os dias, reduzindo o consumo, separando seu lixo e ajudando na conscientização sobre a reciclagem e sua importância ao nosso país. Você não faz nenhum favor ao catador de resíduos quando doa seu lixo. Ele é quem presta serviço para todo o Brasil! #SimplesAssim.

Saiba mais no site DoeSeuLixo.org.br ou pelos telefones (21) 3287-3135 e (21) 3287-3169. Novas cooperativas podem se cadastrar para receber apoio. A chance está aí...

Outros blogueiros que estiveram no encontro já postaram, relatando suas impressões, confira em: A Vida como a Vida Quer, Blog da Ti, Como Faz, Atitude Eco, Agência de Sustentabilidade, Nerd Pai, Casa com Design, Sustentável 2.0 e Bolsa de Novidades.

*Se mais alguém já tiver postado, por favor, envie o link e eu atualizo a lista.
Um beijo e OTIMISMO SEMPRE!

3 comentários:

  1. fantástico seu post Ana!

    Eu trabalho com moradores de rua há 10 anos e a grande maioria consegue sobreviver sem pedir, porque vivem de reciclagem.

    Pessoas como vc fazem a diferença.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Igor,
    Conheço o trabalho de algumas cooperativas de catadores de resíduos e precisamos fortalecer a idéia de dignificar um TRABALHO tão importante numa sociedade amplamente consumista como a nossa.
    Existe muita cooperativa que ainda trabalha em lixo de aterro sanitário, um ambiente insalubre, mas de muita dignidade.
    Obrigada por sua visita ao Lounge Empreendedor. Esse dia na ONG Doe Seu Lixo renderá novos posts por aqui.
    Um beijo e sucesso ;-)
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir
  3. A nossa rotisseria gera muito pouco lixo graças a uma parceria com o Muda Instituto, do super empreteco Alexandre Furlan...trabalho de profissional e de quem tem uma cabeça ligada no planeta...engraçado vc falar de otimismo, estou lendo um livro que se chama Felicidade Autêntica do Martin Seligman, o grande estudioso do otimismo e que criou sua Psicologia Positiva. Recomendo muito a todos.
    Bj Ana, belo post, muito otimista mesmo, como vc sempre foi...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial