sábado, 25 de junho de 2011

REDES SOCIAIS: UMA NOVA FERRAMENTA AO MARKETING DAS PEQUENAS EMPRESAS

Na última terça-feira, realizei uma palestra na Distrital de Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo a pedido do SEBRAE-SP. Sabe aquelas noites muito especiais em que parece que você está cercado de novos amigos que compartilham aprendizado e desejam crescer juntos?
Pois é. A noite foi exatamente assim. Ficamos juntos bem mais tempo do que o esperado (agradeço mais uma vez aos que estiveram por lá) e a conversa rendeu várias reflexões posteriores. 
Falar sobre redes sociais como nova ferramenta de marketing para os pequenos negócios é sempre muito gostoso. Cada vez que tenho essa chance, aprendo mais um pouco e percebo o quanto essa nova (nem tão nova assim) modalidade de relacionamento digital ainda é desconhecida para tanta gente.
O tema deve ir além do discurso sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, mas sim falar sobre o relacionamento entre as PESSOAS.  Afinal, uma poderosa conversação global começou. Através da internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos — e mais espertos que a maioria das empresas.” (The Cluetrain Manifesto)
E se o mercado mudou, empreendedores também precisam mudar. Cliente não é só cliente. O consumidor 2.0 não é apenas alvo, mas também “co-criador” das próprias estratégias do negócio.  Mais da metade deles, inclusive, não acredita em propaganda e publicidade. Para eles, pouco importa o que a empresa coloca dentro do seu site. O que realmente faz sentido é aquilo que está fora dele. Amigos, “followers”, “fãs” falando sobre o que empresa fala dela mesma é muito mais importante nesse novo cenário para o marketing online.
Twitter, Facebook, Blog, Tumblr... Clientes podem ser a nova mídia dos pequenos negócios.  Trata-se de pessoas comuns, conversando com outras pessoas comuns e com várias outras pessoas comuns assistindo a tudo em silêncio e sendo influenciadas por aquilo que estão ouvindo. Maluco, não?!? É um grande “programa do Jô”, onde duas pessoas podem estar falando sobre a qualidade de um produto ou serviço enquanto milhares de outras seguem e opinião sobre a conversa.
Aliás, como aprendi com Gil Giardelli, o cyberespaço é um local onde as ruas não têm nome e as empresas não têm tamanho. As ferramentas estão aí e basta estar disposto a acessá-las. Mas cuidado: se você não oferece um bom produto ou serviço “ao vivo e a cores”, no mundo offline e desconectado; nem pense em mergulhar no universo digital. A rede não te protege e também não faz milagres; ela dará eco aquilo que sua empresa já vem fazendo no mercado.
É óbvio que ninguém sabe ao certo para onde estamos indo. Mas nem por isso devemos ignorar o momento. Devemos preparar as pequenas empresas não apenas para entrarem na onda, mas aproveitá-la com foco e direcionamento corretos. Gente criativa e empreendedora pode fazer toda a diferença. Por isso, movimente-se logo!
Comece criando um perfil pessoal e marcando presença nas principais mídias sociais. (Aliás, vale aqui um parêntese: mídias sociais são as ferramentas online projetadas para permitir a interação da rede social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informações)
No início, abrace o caos. Nem todo o planejamento irá poupá-lo das surpresas que a rede oferece. Navegue com cautela, aprendendo sempre e desenvolvendo relacionamentos com as pessoas.
E como em qualquer relacionamento, não há como ter sucesso sem transparência, autenticidade e predisposição a ouvir, ouvir e ouvir.  Aliás, prepare-se para as críticas e não paralise no momento em que elas acontecerem.
Aprenda. Siga em frente e divirta-se! Lembre-se que mesmo em um ambiente digital, as pessoas sempre irão preferir fazer negócios com aqueles que conhecem! Permita-se conhecer!
Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, já escrevi algumas vezes sobre o assunto aqui no Lounge Empreendedor, basta acessar. E para aqueles que estiveram comigo na palestra do SEBRAE-SP, compartilho o material (promessa é dívida, certo?!?) e mais do que isso: compartilho minha alegria em ter conhecido tantas pessoas interessantes, empreendedores corajosos e novos usuários digitais. Jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, sem distinção, sem idade, todos juntos na construção de uma nova rede de relacionamentos. Valeu!

7 comentários:

  1. Que máximo!! Adoraria poder participar! Quando vier palestrar no Rio por favor me avise.
    Parabéns pelo excelente trabalho e pelo sucesso nas palestras! bjs Sandra Portugal
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

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  2. Parabéns! Muito bom

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  3. Legal, Ana Maria. Fazendo acontecer. Isso é o que importa. Vale destacar q o Sebrae disponibiliza uma ótima ferramenta de planejamento de marketing online para PMEs gratuitamente. Aqui: http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/
    sucesso sempre.
    @grillojotae

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  4. Grillo,
    Seu reconhecimento é muito legal.
    Obrigada ;-)
    Realmente o Click SEBRAE é uma excelente ferramenta. Falei sobre ele aqui no Lounge Empreendedor em fevereiro.
    http://migre.me/58elK
    Fico feliz que tenha gostado.
    Um beijo e sucesso sempre.
    @AnaMariaCoelho

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  5. Olá Ana Maria ,acompanho o blog a algum tempo e hoje mais do que nunca não poderia deixar de parabeniza-la por sua relevância !Estou participando de um curso no Sebrae -internet para pequenos negócios e o post me ajudou muito vou compartilhar com todos amigos do curso.Parabéns e Sucesso!!
    http://julylingerie.blogspot.com/

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  6. Olá Jully
    Fico feliz em saber que os temas se complementam e contribuem para a gestão do seu negócio.
    Sucesso.
    @AnaMariaCoelho

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  7. ANA MARIA, BOA NOITE!

    PARABÉNS PELO SEU ARTIGO REDES SOCIAIS: UMA NOVA FERRAMENTA AO MARKETING DAS PEQUENAS EMPRESAS, AGREGOU VALOR. MUITO BEM ESCRITO E DIDÁTICO.
    ABRAÇO

    GLADIS

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