Na última terça-feira, realizei uma palestra na Distrital de Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo a pedido do SEBRAE-SP. Sabe aquelas noites muito especiais em que parece que você está cercado de novos amigos que compartilham aprendizado e desejam crescer juntos?
Pois é. A noite foi exatamente assim. Ficamos juntos bem mais tempo do que o esperado (agradeço mais uma vez aos que estiveram por lá) e a conversa rendeu várias reflexões posteriores.
Falar sobre redes sociais como nova ferramenta de marketing para os pequenos negócios é sempre muito gostoso. Cada vez que tenho essa chance, aprendo mais um pouco e percebo o quanto essa nova (nem tão nova assim) modalidade de relacionamento digital ainda é desconhecida para tanta gente.
O tema deve ir além do discurso sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, mas sim falar sobre o relacionamento entre as PESSOAS. Afinal, “uma poderosa conversação global começou. Através da internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos — e mais espertos que a maioria das empresas.” (The Cluetrain Manifesto)
E se o mercado mudou, empreendedores também precisam mudar. Cliente não é só cliente. O consumidor 2.0 não é apenas alvo, mas também “co-criador” das próprias estratégias do negócio. Mais da metade deles, inclusive, não acredita em propaganda e publicidade. Para eles, pouco importa o que a empresa coloca dentro do seu site. O que realmente faz sentido é aquilo que está fora dele. Amigos, “followers”, “fãs” falando sobre o que empresa fala dela mesma é muito mais importante nesse novo cenário para o marketing online.
O tema deve ir além do discurso sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, mas sim falar sobre o relacionamento entre as PESSOAS. Afinal, “uma poderosa conversação global começou. Através da internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos — e mais espertos que a maioria das empresas.” (The Cluetrain Manifesto)
E se o mercado mudou, empreendedores também precisam mudar. Cliente não é só cliente. O consumidor 2.0 não é apenas alvo, mas também “co-criador” das próprias estratégias do negócio. Mais da metade deles, inclusive, não acredita em propaganda e publicidade. Para eles, pouco importa o que a empresa coloca dentro do seu site. O que realmente faz sentido é aquilo que está fora dele. Amigos, “followers”, “fãs” falando sobre o que empresa fala dela mesma é muito mais importante nesse novo cenário para o marketing online.
Twitter, Facebook, Blog, Tumblr... Clientes podem ser a nova mídia dos pequenos negócios. Trata-se de pessoas comuns, conversando com outras pessoas comuns e com várias outras pessoas comuns assistindo a tudo em silêncio e sendo influenciadas por aquilo que estão ouvindo. Maluco, não?!? É um grande “programa do Jô”, onde duas pessoas podem estar falando sobre a qualidade de um produto ou serviço enquanto milhares de outras seguem e opinião sobre a conversa.
Aliás, como aprendi com Gil Giardelli, o cyberespaço é um local onde as ruas não têm nome e as empresas não têm tamanho. As ferramentas estão aí e basta estar disposto a acessá-las. Mas cuidado: se você não oferece um bom produto ou serviço “ao vivo e a cores”, no mundo offline e desconectado; nem pense em mergulhar no universo digital. A rede não te protege e também não faz milagres; ela dará eco aquilo que sua empresa já vem fazendo no mercado.
É óbvio que ninguém sabe ao certo para onde estamos indo. Mas nem por isso devemos ignorar o momento. Devemos preparar as pequenas empresas não apenas para entrarem na onda, mas aproveitá-la com foco e direcionamento corretos. Gente criativa e empreendedora pode fazer toda a diferença. Por isso, movimente-se logo!
Comece criando um perfil pessoal e marcando presença nas principais mídias sociais. (Aliás, vale aqui um parêntese: mídias sociais são as ferramentas online projetadas para permitir a interação da rede social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informações)
No início, abrace o caos. Nem todo o planejamento irá poupá-lo das surpresas que a rede oferece. Navegue com cautela, aprendendo sempre e desenvolvendo relacionamentos com as pessoas.
E como em qualquer relacionamento, não há como ter sucesso sem transparência, autenticidade e predisposição a ouvir, ouvir e ouvir. Aliás, prepare-se para as críticas e não paralise no momento em que elas acontecerem.
Aprenda. Siga em frente e divirta-se! Lembre-se que mesmo em um ambiente digital, as pessoas sempre irão preferir fazer negócios com aqueles que conhecem! Permita-se conhecer!
Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, já escrevi algumas vezes sobre o assunto aqui no Lounge Empreendedor, basta acessar. E para aqueles que estiveram comigo na palestra do SEBRAE-SP, compartilho o material (promessa é dívida, certo?!?) e mais do que isso: compartilho minha alegria em ter conhecido tantas pessoas interessantes, empreendedores corajosos e novos usuários digitais. Jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, sem distinção, sem idade, todos juntos na construção de uma nova rede de relacionamentos. Valeu!
Que máximo!! Adoraria poder participar! Quando vier palestrar no Rio por favor me avise.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho e pelo sucesso nas palestras! bjs Sandra Portugal
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Parabéns! Muito bom
ResponderExcluirLegal, Ana Maria. Fazendo acontecer. Isso é o que importa. Vale destacar q o Sebrae disponibiliza uma ótima ferramenta de planejamento de marketing online para PMEs gratuitamente. Aqui: http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/
ResponderExcluirsucesso sempre.
@grillojotae
Grillo,
ResponderExcluirSeu reconhecimento é muito legal.
Obrigada ;-)
Realmente o Click SEBRAE é uma excelente ferramenta. Falei sobre ele aqui no Lounge Empreendedor em fevereiro.
http://migre.me/58elK
Fico feliz que tenha gostado.
Um beijo e sucesso sempre.
@AnaMariaCoelho
Olá Ana Maria ,acompanho o blog a algum tempo e hoje mais do que nunca não poderia deixar de parabeniza-la por sua relevância !Estou participando de um curso no Sebrae -internet para pequenos negócios e o post me ajudou muito vou compartilhar com todos amigos do curso.Parabéns e Sucesso!!
ResponderExcluirhttp://julylingerie.blogspot.com/
Olá Jully
ResponderExcluirFico feliz em saber que os temas se complementam e contribuem para a gestão do seu negócio.
Sucesso.
@AnaMariaCoelho
ANA MARIA, BOA NOITE!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU ARTIGO REDES SOCIAIS: UMA NOVA FERRAMENTA AO MARKETING DAS PEQUENAS EMPRESAS, AGREGOU VALOR. MUITO BEM ESCRITO E DIDÁTICO.
ABRAÇO
GLADIS