quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER OPORTUNIDADE PARA REFLEXÕES


08 de março, 14h35...
Mais da metade do dia já passou e de todas as flores, cartões e carinhos que recebi por e-mail, facebook, twitter e afins há um deles que me deixou o imenso desejo em compartilhar com vocês...
Se o assunto é mesmo reflexão, preciso dizer que meu dia começou me oferecendo uma grande chance. O primeiro presente desta manhã foi uma feia colisão na Rodovia Ayrton Senna que me fez pensar, naqueles poucos segundos de lucidez antes da pancada, no quão efêmera pode ser a vida.
Sei que pode parecer meio piegas, mas ok... Nem ligo... Foi isso mesmo que pensei!
Resolvidos os papéis, serenado o espírito e de volta à minha casa, tive acesso a um e-mail de um colega do Instituto Ethos, Caio Magri, que fugindo dos estereópicos e senso comum do Dia Internacional da Mulher, apresentou-se como uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a questão da igualdade de gênero, convocando todas as pessoas, sejam mulheres ou homens, a se engajarem neste processo, seja a partir de ações cotidianas, seja por meio do trabalho sistemático nesta área.
Em 2012, o escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil) adotou como tema para o Dia Internacional da Mulher o empoderamento das Mulheres Rurais, erradicação da pobreza e da fome enfatizando a necessidade de lidar com as desigualdades de gênero no meio rural. Se a questão já não é fácil nos centros urbanos ou nas multinacionais, imagine no meio rural...
Mulheres rurais são importantes agentes econômicos que contribuem para a renda das famílias e para o desenvolvimento de suas comunidades de diversas formas. Elas trabalham como empreendedoras, como trabalhadoras rurais, em negócios familiares, como autônomas; elas são ainda responsáveis por uma parcela desproporcional do trabalho doméstico não remunerado. Contudo, sua contribuição é limitada pelo acesso desigual a recursos bem como pela persistente discriminação e papéis rígidos de gênero, questões que precisam ser tratadas para garantir o pleno alcance de seu potencial.
E se falamos em potencial, oportunidades e negócios familiares, é claro que esse tema não poderia ficar fora do Lounge Empreendedor, certo?
Se você ficou com vontade de saber mais sobre o assunto, acesse: http://www.oit.org.br/node/779

Além desse material, por ocasião das comemorações do 8 de Março, o Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho do Escritório da OIT no Brasil divulgou outros três documentos:

O primeiro é uma lista com suas mais recentes publicações com relação ao tema da igualdade de gênero e raça. Para acessá-la, clique em:
http://www.oit.org.br/publication?keys=&tid=1

O segundo é um factsheet sobre a situação das mulheres rurais, com especial ênfase a dados do Brasil. Para acessá-lo, clique em:
http://www.oit.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/8 de março factsheet mulheres rurais_779.pdf

O terceiro é uma entrevista com a Diretora do Escritório de Gênero da OIT Jane Hodges, que discute a situação das mulheres rurais no mundo. Para acessá-la, clique em:
http://www.oit.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/entrevista jane hodges mulheres rurais_779.pdf

Espero que vocês aproveitem a leitura e que juntos possamos somar esforços para tornar a igualdade de gênero e raça cada vez mais presente nas vidas de todas as pessoas.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, ótimo artigo e oportunidades geradas a partir da leitura. Valeu, mesmo.

    www.empreendedorsustentavel.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial