sábado, 31 de março de 2012

CIDADE EMPREENDEDORA

"Do trabalho, teu povo é amante... Braços fortes,coragem imorredoura
Te fundiram, nesta gigante, nesta terra tão encantadora
Por ti, minha Mogi querida...  Das Cruzes, o símbolo cristão
Darei a minha própria vida de todo o meu coração"
-- Hino de Mogi das Cruzes --


Não poderia relatar no post deste sábado qualquer assunto que não fosse o prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor conquistado por Mogi das Cruzes na última quinta-feira. Como sonhei com esse reconhecimento, como trabalhei pessoalmente por isso e como fiquei feliz em ver toda a turma de Mogi das Cruzes unida festejando esse momento...
Seja lá quais forem os caminhos da minha vida, sempre terei fortes vínculos com a cidade de Mogi das Cruzes que me acolheu, tornou-me sua cidadã em 2009 e que acolhe também colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de japoneses e seus descendentes (aproximadamente 8% segundo a prefeitura), que já estão em sua terceira geração no município. Ah, como aprendi na minha passagem por Mogi!
Mogi das Cruzes tem uma economia muito diversificada. Nossa uma agricultura é forte: somos o maior pólo produtor de hortaliças, cogumelos, caqui, orquídeas e nêsperas do Brasil. Por outro lado, vivemos uma grande expansão industrial, temos 891 indústrias na cidade, entre elas a General Motors (GM), a Valtra controlada pela AGCO Corporation, que é a maior fabricante de tratores agrícolas do Brasil, e a Gerdau. O setor industrial emprega 20 mil pessoas. No setor de serviços temos 21 mil pessoas empregadas e temos duas das maiores empresas de telemarketing do País, a Tivit e a Contractor, que empregam mais de 5 mil pessoas. E no comércio, temos 7.200 estabelecimentos comerciais e 17 mil pessoas empregadas. Ou seja, uma cidade empreendedora!
E, por mais que pareça maluco adjetivar uma cidade como empreendedora, a verdade é que toda gestão pode adquirir um jeito empreendedor de existir! E o SEBRAE reconhece esse jeito através do prêmio que Mogi das Cruzes recebeu na última quinta-feira.
Para ser um prefeito empreendedor é preciso ir além da administração dos problemas de uma cidade, mas pensar em seu futuro e promover um projeto sustentado de desenvolvimento do município, com vistas à geração de riqueza, melhoria do meio ambiente e desenvolvimento regional. Trata-se da construção de um conjunto estratégico de ações que compõe um programa de longo prazo capaz de transformar a realidade de uma comunidade e os caminhos de uma nova geração. 
Empreende quem acredita na mudança, quem quer fazer coisas novas e trazer soluções diferentes para os problemas aparentemente comuns. Ter atitudes empreendedoras na gestão pública é inovar, é ousar e ter criatividade; é ver uma pequena luz no fim do túnel e transformar um conjunto de ações em grandes oportunidades. Essa é a linha de raciocínio e de avaliação do prêmio criado pelo SEBRAE.
 A aparente competição é , na verdade, uma grande ação de cooperação que tem como meta valorizar as melhores ações em benefício das micro e pequenas empresas locais, estimulando o desenvolvimento econômico e social dos municípios. A premiação permite que o prefeito dê visibilidade a seus projetos a favor do empreendedorismo no âmbito local, seja reconhecido em nível estadual e possa conseguir a multiplicação dessas boas práticas para estimular o desenvolvimento de pequenos negócios para outros lugares do País.
Quer coisa melhor?!?
Meus parabéns e reconhecimento ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e toda sua equipe (especialmente à querida Silvana Cardoso). Investir nas pequenas empresa é, sem dúvida, um grande negócio, afinal elas estimulam a geração de empregos, abrem oportunidades, promovem inclusão social e cidadania e fazem com que o município tenha novas perspectivas. Leve essa idéia adiante! Incentive o Prefeito da sua cidade a participar.
Quem planta em terra fértil sempre tem melhores chances de colher bons frutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial