quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER OPORTUNIDADE PARA REFLEXÕES


08 de março, 14h35...
Mais da metade do dia já passou e de todas as flores, cartões e carinhos que recebi por e-mail, facebook, twitter e afins há um deles que me deixou o imenso desejo em compartilhar com vocês...
Se o assunto é mesmo reflexão, preciso dizer que meu dia começou me oferecendo uma grande chance. O primeiro presente desta manhã foi uma feia colisão na Rodovia Ayrton Senna que me fez pensar, naqueles poucos segundos de lucidez antes da pancada, no quão efêmera pode ser a vida.
Sei que pode parecer meio piegas, mas ok... Nem ligo... Foi isso mesmo que pensei!
Resolvidos os papéis, serenado o espírito e de volta à minha casa, tive acesso a um e-mail de um colega do Instituto Ethos, Caio Magri, que fugindo dos estereópicos e senso comum do Dia Internacional da Mulher, apresentou-se como uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a questão da igualdade de gênero, convocando todas as pessoas, sejam mulheres ou homens, a se engajarem neste processo, seja a partir de ações cotidianas, seja por meio do trabalho sistemático nesta área.
Em 2012, o escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil) adotou como tema para o Dia Internacional da Mulher o empoderamento das Mulheres Rurais, erradicação da pobreza e da fome enfatizando a necessidade de lidar com as desigualdades de gênero no meio rural. Se a questão já não é fácil nos centros urbanos ou nas multinacionais, imagine no meio rural...
Mulheres rurais são importantes agentes econômicos que contribuem para a renda das famílias e para o desenvolvimento de suas comunidades de diversas formas. Elas trabalham como empreendedoras, como trabalhadoras rurais, em negócios familiares, como autônomas; elas são ainda responsáveis por uma parcela desproporcional do trabalho doméstico não remunerado. Contudo, sua contribuição é limitada pelo acesso desigual a recursos bem como pela persistente discriminação e papéis rígidos de gênero, questões que precisam ser tratadas para garantir o pleno alcance de seu potencial.
E se falamos em potencial, oportunidades e negócios familiares, é claro que esse tema não poderia ficar fora do Lounge Empreendedor, certo?
Se você ficou com vontade de saber mais sobre o assunto, acesse: http://www.oit.org.br/node/779

Além desse material, por ocasião das comemorações do 8 de Março, o Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho do Escritório da OIT no Brasil divulgou outros três documentos:

O primeiro é uma lista com suas mais recentes publicações com relação ao tema da igualdade de gênero e raça. Para acessá-la, clique em:
http://www.oit.org.br/publication?keys=&tid=1

O segundo é um factsheet sobre a situação das mulheres rurais, com especial ênfase a dados do Brasil. Para acessá-lo, clique em:
http://www.oit.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/8 de março factsheet mulheres rurais_779.pdf

O terceiro é uma entrevista com a Diretora do Escritório de Gênero da OIT Jane Hodges, que discute a situação das mulheres rurais no mundo. Para acessá-la, clique em:
http://www.oit.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/entrevista jane hodges mulheres rurais_779.pdf

Espero que vocês aproveitem a leitura e que juntos possamos somar esforços para tornar a igualdade de gênero e raça cada vez mais presente nas vidas de todas as pessoas.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, ótimo artigo e oportunidades geradas a partir da leitura. Valeu, mesmo.

    www.empreendedorsustentavel.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor