sábado, 10 de março de 2012

GALINHA DOS OVOS DE OURO

Economia criativa tem sido um tema recorrente em vários encontros com lideranças e empreendedores nacionais. Aqui mesmo no Lounge Empreendedor, já falamos sobre o assunto algumas vezes e quanto mais me vejo refletindo sobre o tema, mais me envolvo e me apaixono, como nesta semana quando estive com uma turma muito legal da Rede de Economia Criativa. (Aliás, aguardem novidades deste grupo nos próximos meses, viu?!?)
Mais do que um modismo, a chamada "Economia Criativa" é, segundo tendências mundiais, o grande motor do desenvolvimento no século XXI. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que este é um setor que já movimenta 10% do PIB mundial e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNCTAD) divulgou que, entre 2000 e 2005, os produtos e serviços criativos mundiais cresceram a uma taxa média anual de 8,7%, o que significa duas vezes mais do que manufaturas e quatro vezes mais do que a indústria.
Ou seja: não dá mais para fechar os olhos!
Não podemos mais duvidar que cultura e criatividade são novos insumos para a geração de negócios capazes de alinhar crescimento econômico com maior qualidade de vida, democratização, equidade, cidadania e proteção ao meio ambiente.
À medida que algumas matérias-primas e fontes de energia têm se tornado cada vez mais escassas, precisamos reconhecer novos meios pelos quais elementos aparentemente estranhos à lógica básica do capitalismo cumpram seu papel social de oferecer alternativas, ao mesmo tempo em que ocupam lugares privilegiados em novos mercados.
Duvida que isto seja possível?
Pois saibam que o conceito é amplo o suficiente para incluir toda a diversidade das manifestações brasileiras, tanto de linguagem quanto de modelos de negócios, englobando uma vasta gama de oportunidades que passam por manifestações culturais tradicionais, artes, arquitetura, design até educação, entretenimento e novas mídias.
O grande diferencial da Economia Criativa é que ela não promove apenas crescimento econômico, mas também desenvolvimento sustentável e humano. Quando trabalhamos com criatividade e cultura, atuamos simultaneamente em quatro dimensões: econômica (em geral, a única percebida por indicadores tradicionais como PIB e IDH), social, simbólica e ambiental.
Justamente por isto, acredito no imenso potencial desta proposta no Brasil.
Aqui mesmo em Mogi das Cruzes, inúmeras famílias, comunidades e empreendedores têm suas vidas diretamente influenciadas pela Festa do Divino Espírito Santo.
A Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, ampliou a expressão dos cinco dias do carnaval para geração de negócios ao longo de todo o ano.
Grandes empresas têm investido na implantação de unidades de criação e design para transformação de sua proposta de negócios. (vale dizer que uma "plaquinha" na porta de uma sala escrito "ÁREA DE INOVAÇÃO" não resolve o problema, ok?!?)
Sítios históricos, museus, dança, teatro, ópera, circo... Não existem limites para novos modelos de negócios! Basta abrir os olhos e a mente para paradigmas que transcendam a análise econômica nas esferas primária, secundária ou terciária.
Cada vez que perdemos a oportunidade de inovar, agregar valor e competitividade à nossa cultura, criatividade e conhecimento estamos fazendo canja com a galinha de ovos de ouro brasileira. #pensenisso

Texto inspirado em aula da FAAP
Pós-graduação Gerente de Cidades
Profº Mario Pascarelli Filho

2 comentários:

  1. Racicínio mais que perfeito! "Quando trabalhamos com criatividade e cultura, atuamos simultaneamente em quatro dimensões: econômica (em geral, a única percebida por indicadores tradicionais como PIB e IDH), social, simbólica e ambiental."
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Ana

    agradecemos a menção no seu post.
    aguarde o lançamento oficial do Fórum no mês de maio no IED - Instituto Europeu de Design (SP).

    abraços da REC - Rede Economia Criativa
    www.recbrasil.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial