quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMO OBTER NOVOS CLIENTES


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

O Dia dos Pais está chegando. Ou seja, essa é mais uma data comemorativa que traz às pequenas empresas a chance de obter novos clientes e ampliar sua base de atuação. Afinal, quem não anda à procura de novos negócios ou de novas formas para ganhar dinheiro?
No post da série nem todo empreendedor nasce sabendo desta semana, decidi representar uma situação. Vamos lá...
Imagine que você é o sócio de uma pequena loja de sapatos (uma escolha "nada" pessoal a respeito de meus próprios hábitos de consumo..rs..). Os possíveis clientes da sua loja não são somente aquelas pessoas que moram ou trabalham próximos, mas também aqueles que passam em frente à vitrine a passeio ou os que fazem compras na loja de roupas da rua paralela. Os primeiros talvez você já conheça (mas não se descuide para que eles sempre voltem e continuem clientes). Já os segundos, precisam parar e comprar em sua loja pela primeira vez.
Para que isso aconteça é importante que, inicialmente, você tenha um bom produto e um bom serviço. Só assim, o cliente que você já conhece pode recomendar o seu calçado àqueles que você ainda desconhece. E caso esse cliente que você desconhece, entrar na sua loja, consumir o seu produto, gostar e for bem atendido, ele passará a ser também seu cliente que contará para alguém sobre o seu calçado, que se também constatar que o produto é bom, contará para outro, outro e mais outro... Forma-se um ciclo virtuoso e de prosperidade, repleto de possíveis novos clientes.
CF
Outra alternativa para conhecer novos consumidores do seu calçado é aumentar os pontos de vendas de seu produto para atingir um mercado maior. Calma! Não estou falando em novas unidades de negócio, mas em novos pontos de venda. Por exemplo: se a 5 quadras da sua loja de calçados não existem concorrentes, mas existe uma excelente loja de roupas que pode ser seu revendedor e com a qual você pode fazer até uma parceria, faça uma oferta onde você ganha pela quantidade e o dono do outro comércio pela qualidade e pelo preço; não dê espaço aos concorrentes. Caso ele não aceite revender o seu calçado, ofereça uma outra alternativa. Que tal uma parceria? Você empresta o seu produto para que ele decore e complemente a vitrine de roupas em troca do nome da sua loja exposto no produto. Simples, não acha?
E se a idéia da parceria lhe pareceu agradável, pense também em inverter a posição.
Além disso, se quer ampliar a sua carteira de clientes, faça promoções. A “isca” para boas promoções é ofertar aquilo que, sob o ponto de vista do cliente, captura pelo valor e não apenas pelo preço. É a relação entre a qualidade experimentada e o custo que impactam as melhores promoções do mercado e que fará com que o novo cliente retorne à sua loja uma vez cessada a promoção. E mais um cuidado: não minta! Se a sua promoção for do tipo "apenas hoje", faça com que ela realmente seja "apenas hoje", pois se o cliente passar "amanhã" e a promoção continuar, ele pode não acreditar mais naquilo que você tem oferecido.
Outra boa estratégia é utilizar seu principal aliado para a busca de novos clientes. Quem???
Oras, o seu próprio cliente!
Aproveite aqueles consumidores mais fiéis e pergunte se eles conheceriam alguém que poderia gostar do seu sapato. Faça um contato, telefone à pessoa indicada e informe que foi fulano de tal quem disse que ele poderia ser um cliente da sua loja. O segredo neste contato é iniciá-lo de uma forma muito simpática e caso você tenha margem, oferecer um desconto na primeira compra. O cliente que era apenas potencial rapidamente pode se tornar real.
Quando isso acontecer, não se esqueça de reconhecer também o cliente que lhe deu a referência. Isso reconhece a parceria e alavanca futuras indicações. Quando todos ganham e são reconhecidos, a chance do comportamento se repetir se amplia.
Procure, ainda, alternativas que aumentem a circulação de pessoas na sua loja e arredores. Pense em quais serviços você consegue agregar ao seu negócio. Recarga de celular, venda de cartão de estacionamento, instalação de um telefone público... Possíveis novos clientes podem se aproximar de você não pela necessidade de um novo calçado, mas em situações completamente inesperadas.
Por isso, torne-se mais visível. Incremente sua fachada, coloque um totem iluminado, dê visibilidade às promoções e ofertas, ocupe uma posição na mente de todos aqueles que pensarem em ter um novo calçado. Invista em catálogos de compras e serviços, em cartões de visitas e em sites que apresentem aos seus potenciais clientes um conteúdo relevante, com fotos e modelos que abranjam a maior parte de seus produtos. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, correto?
Freqüente as feiras do seu setor, eventos e cursos. Além de melhorar sua competência técnica e sua rede de contatos, essas ocasiões são ótimas para que você se apresente e convide as pessoas a visitarem sua loja. Novos relacionamentos são excelentes canais para novos clientes. Não perca a chance.
Seja no Dia do Pais ou simplesmente em uma quinta-feira chuvosa, faça com que sua empresa seja a melhor lembrança do segmento em que você atua.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Diário Empresarial
04 de agosto de 2011

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