quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FEEDBACK


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

Feedback é um termo da eletrônica que significa retroalimentação. No processo de desenvolvimento de pessoas e aprimoramento de competências interpessoais, feedback é um processo de ajuda mútua para mudança ou reforço de determinados comportamentos.
Podendo se valer de diferentes fontes, o feedback tem sido um dos mecanismos centrais para o gerenciamento de desempenho de equipes dando ferramentas aos líderes para orientar, motivar ou evitar passos pouco efetivos de seus liderados.
Seria ingenuidade acreditar que feedback é sempre bom de oferecer e receber, que é uma prática fácil e natural ou algo que qualquer pessoa consegue fazer. Praticá-lo requer dedicação, observação e muita reciprocidade entre quem oferece e quem recebe.
Para que seja efetivo, o processo de feedback deve ser descritivo ao invés de avaliativo, específico ao invés de geral, compatível com as motivações de todos os envolvidos, dirigido, oportuno e esclarecido para assegurar uma comunicação precisa.


Descrever uma situação significa relatar comportamentos ou ações específicas e observáveis nos outros, sem fazer julgamentos, sem caracterizar traços de personalidade ou generalizar motivos. Para isso, abandone palavras como “sempre” ou “nunca” e baseie-se na equação "situação + ação + resultado" para construir o feedback.
Lembre-se, ainda, de escolher um momento apropriado para conduzir essa conversa. Quem recebe o feedback deve estar disponível para ouvi-lo. Afinal, por mais acessível que as pessoas pareçam ser, poucas gostam de discutir suas dificuldades ou ineficiências no dia em que seu cachorrinho morreu.
Seja oportuno. E jamais (eu repito: JAMAIS) ofereça feedback corretivo em público. Expor seus liderados irá destruir a confiança tão necessária à construção de equipes de alto desempenho. Se você deseja evitar que determinadas ações se repitam, tenha conversas individuais com os envolvidos.
Provavelmente, algumas dificuldades podem surgir quando você iniciar com o hábito de oferecer feedback a sua equipe. Talvez os principais obstáculos para a apropriação deste recurso nas equipes envolvam a falta de maturidade e confiança das pessoas em lidarem com as críticas, o desejo de se justificarem o tempo todo, a utilização do feedback como instrumento de poder pelo líder ou sua utilização deliberadamente destrutiva ao invés de construtiva. Controle-se!
Pedir e prover feedback são habilidades dos sábios que, obviamente, podem ser aprendidas e desenvolvidas. Como qualquer outro tipo de relacionamento, ele segue regras e precisa estar baseado em princípios como respeito, visão positiva do ser humano, foco em resultado, verdade, verdade e mais um pouco de verdade.
Feedback está muito além de dizer “certo ou errado”, de dar um “tapinha nas costas” ou apontar para as pessoas o que você acha que deve ser feito. A missão desta conversa estruturada é fornecer informações através de fatos – aceitos ou não – de forma precisa, objetiva e efetiva para que o outro possa se desenvolver e evoluir. Afinal, como dizia Sócrates, “sábio é aquele que conhece os limites da sua própria ignorância”.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Série "Nem todo Empreendedor Nasce Sabendo"
Publicado em O Diário Empresarial
18 de agosto de 2011


5 comentários:

  1. Dar e receber feedback é uma arte, um talento!
    Seu blog é de excelência!!
    Quero te contar que o ProjetandoPessoas fará 1 ano de existência e espero sua visita nessa celebração!
    E dizer que estou muito feliz em estar nos TOP 30 pela segunda semana seguida, no Prêmio TOP BLOG 2011!
    Gostaria de pedir seu voto, caso você não esteja concorrendo e ache que eu mereço seu voto!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

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  2. Oi Sandra,
    Seus comentários são sempre muito carinhosos.
    Realmente oferecer e receber feedback é uma arte que podemos aprimorar com o tempo e dedicação ao ser humano.
    Boa sorte no TopBlog. O Lounge Empreendedor está lá também ;-)
    Quem sabe a gente possa se encontrar na premiação!
    Beijo e sucesso
    @AnaMariaCoelho

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  3. Gil,
    Onde perdi esses décimos, hein?!?
    Um beijo e obrigada pela visita
    @AnaMariaCoelho

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  4. Ana Maria,parabéns pelas escolhas,SUCESSO no novo emprego. Postei o vídeo seu sobre escolhas e sobre equilíbrio no meu canal www.youtube.com/qualeabronca, spero que goste. O do Feed Back, ficou legal.Farid.

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