quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FEEDBACK


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

Feedback é um termo da eletrônica que significa retroalimentação. No processo de desenvolvimento de pessoas e aprimoramento de competências interpessoais, feedback é um processo de ajuda mútua para mudança ou reforço de determinados comportamentos.
Podendo se valer de diferentes fontes, o feedback tem sido um dos mecanismos centrais para o gerenciamento de desempenho de equipes dando ferramentas aos líderes para orientar, motivar ou evitar passos pouco efetivos de seus liderados.
Seria ingenuidade acreditar que feedback é sempre bom de oferecer e receber, que é uma prática fácil e natural ou algo que qualquer pessoa consegue fazer. Praticá-lo requer dedicação, observação e muita reciprocidade entre quem oferece e quem recebe.
Para que seja efetivo, o processo de feedback deve ser descritivo ao invés de avaliativo, específico ao invés de geral, compatível com as motivações de todos os envolvidos, dirigido, oportuno e esclarecido para assegurar uma comunicação precisa.


Descrever uma situação significa relatar comportamentos ou ações específicas e observáveis nos outros, sem fazer julgamentos, sem caracterizar traços de personalidade ou generalizar motivos. Para isso, abandone palavras como “sempre” ou “nunca” e baseie-se na equação "situação + ação + resultado" para construir o feedback.
Lembre-se, ainda, de escolher um momento apropriado para conduzir essa conversa. Quem recebe o feedback deve estar disponível para ouvi-lo. Afinal, por mais acessível que as pessoas pareçam ser, poucas gostam de discutir suas dificuldades ou ineficiências no dia em que seu cachorrinho morreu.
Seja oportuno. E jamais (eu repito: JAMAIS) ofereça feedback corretivo em público. Expor seus liderados irá destruir a confiança tão necessária à construção de equipes de alto desempenho. Se você deseja evitar que determinadas ações se repitam, tenha conversas individuais com os envolvidos.
Provavelmente, algumas dificuldades podem surgir quando você iniciar com o hábito de oferecer feedback a sua equipe. Talvez os principais obstáculos para a apropriação deste recurso nas equipes envolvam a falta de maturidade e confiança das pessoas em lidarem com as críticas, o desejo de se justificarem o tempo todo, a utilização do feedback como instrumento de poder pelo líder ou sua utilização deliberadamente destrutiva ao invés de construtiva. Controle-se!
Pedir e prover feedback são habilidades dos sábios que, obviamente, podem ser aprendidas e desenvolvidas. Como qualquer outro tipo de relacionamento, ele segue regras e precisa estar baseado em princípios como respeito, visão positiva do ser humano, foco em resultado, verdade, verdade e mais um pouco de verdade.
Feedback está muito além de dizer “certo ou errado”, de dar um “tapinha nas costas” ou apontar para as pessoas o que você acha que deve ser feito. A missão desta conversa estruturada é fornecer informações através de fatos – aceitos ou não – de forma precisa, objetiva e efetiva para que o outro possa se desenvolver e evoluir. Afinal, como dizia Sócrates, “sábio é aquele que conhece os limites da sua própria ignorância”.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Série "Nem todo Empreendedor Nasce Sabendo"
Publicado em O Diário Empresarial
18 de agosto de 2011


5 comentários:

  1. Dar e receber feedback é uma arte, um talento!
    Seu blog é de excelência!!
    Quero te contar que o ProjetandoPessoas fará 1 ano de existência e espero sua visita nessa celebração!
    E dizer que estou muito feliz em estar nos TOP 30 pela segunda semana seguida, no Prêmio TOP BLOG 2011!
    Gostaria de pedir seu voto, caso você não esteja concorrendo e ache que eu mereço seu voto!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    Seus comentários são sempre muito carinhosos.
    Realmente oferecer e receber feedback é uma arte que podemos aprimorar com o tempo e dedicação ao ser humano.
    Boa sorte no TopBlog. O Lounge Empreendedor está lá também ;-)
    Quem sabe a gente possa se encontrar na premiação!
    Beijo e sucesso
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir
  3. Gil,
    Onde perdi esses décimos, hein?!?
    Um beijo e obrigada pela visita
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria,parabéns pelas escolhas,SUCESSO no novo emprego. Postei o vídeo seu sobre escolhas e sobre equilíbrio no meu canal www.youtube.com/qualeabronca, spero que goste. O do Feed Back, ficou legal.Farid.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial