Durante as festas de final de ano, mais do que em qualquer outra época, somos estimulados a comprar, comprar e comprar. Pode parecer gostoso, mas além de possíveis problemas financeiros, esse consumo impulsivo pode trazer também impactos ambientais graves levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.
"A sociedade de consumo tem, claramente, um forte encanto e traz consigo muitos benefícios econômicos. Também seria injusto argumentar que as vantagens obtidas por uma geração anterior de consumidores não deveriam ser compartilhadas pela geração seguinte. Todavia, o aumento disparado do consumo na última década – e as projeções alucinantes que logicamente dele derivam – indica que o mundo como um todo se verá, em breve, frente a um grande dilema."
(Gary Gardner em O Estado do Mundo, 2004)
Por isso, que tal aproveitar o Natal para pensar em um novo posicionamento?
É possível festejar, comemorar a essência do Natal e é claro, presentear as pessoas que você ama sendo também responsável com relação ao consumo.Calma! Não estou pedindo nenhuma mudança radical ou sugerindo que você passe o Natal em uma cabana. É possível minimizar gastos, evitar o desperdício e, ainda, preservar o meio ambiente com algumas mudanças simples de atitude e escolhas. Você não precisa deixar de dar presentes, nem de preparar uma grande festa, mas pode fazer isso de uma forma diferente.
Atitudes sustentáveis são capazes de renovar a tradição natalina de dar e receber presentes e atuar na contramão da tendência que tem transformado o Natal em uma época de consumo por excelência nos últimos anos. E muitas vezes, apenas isso!
Ouço crianças discutindo (sim, discutindo) com os pais no shopping sobre o presente mais caro sem entender a razão da comemoração desta data e vejo pessoas na fila do supermercado brigando pela peça mais suculenta do peru sem se dar conta de novas (e possíveis) alternativas.
Se você quer viver um Natal sustentável, aproveite a próxima semana e planeje cada etapa deste momento. Evite desperdícios e compre apenas os alimentos que for usar. Dê preferência por produtos cultivados na sua região, pois dessa forma você incentiva o mercado local.
Se for receber muitas pessoas, escolha pratos e copos de porcelana ou de vidro e guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados. Pode dar mais trabalho, mas é muito melhor para o meio ambiente. Lembre-se, ainda, de separar os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio, para a coleta seletiva.
Com relação aos presentes, reflita sobre a real necessidade de dar presentes materiais e se quiser mesmo seguir adiante, escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis ou de comércio justo. Assim, você estará apoiando a geração de renda em comunidades e respeitando a diversidade regional.
Faça uma lista das pessoas que pretende presentear e estabeleça um limite de gastos. Antes de seguir no impulso de comprar a prazo, reflita bem. Verifique a taxa de juros e analise as prestações. Afinal, mesmo parcelado, você pode pagar um alto preço pelo produto que está consumindo. Se pagar à vista, negocie um desconto no preço.
Se puder, combine com amigos ou familiares de irem às compras no mesmo carro ou faça as compras perto de casa ou do trabalho, onde é possível ir a pé. Não se esqueça de levar sacolas de tecido com você evitando a utilização das tão polêmicas sacolas plásticas, que levam muito tempo para se decompor na natureza.
Para os embrulhos, prefira papéis artesanais ou feitos com material reciclado. Ficam bonitos e dão um toque de muito bom gostoso ao seu presente. Enfeite sua casa com flores e plantas naturais, sirva frutas tropicais e comemore!
Você pode cuidar da festa, ter um feliz Natal e também cuidar do futuro!
Boas Festas!
Boas Festas!
Muito boas as dicas, Ana. Inclusive, são dicas ótimas para qualquer tipo de festa, ainda que não seja Natal. Fazemos questão de espalhar um conteúdo como o seu.
ResponderExcluirParabéns!