quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FÓRUM DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO


Hoje e amanhã (dias 1º e 2/12) será realizado, no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o 1º Fórum de Pesquisa em Empreendedorismo, uma parceria da R.E.D.E. Sebrae-SP e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
O objetivo do encontro é reunir professores pesquisadores de empreendedorismo e educação empreendedora de São Paulo e do Brasil para debates, palestras e workshop.

Pesquisadores renomados estarão presentes para tratar das temáticas:
- Pesquisa de MPEs na visão de inteligência de mercado;
- Sustentabilidade, Empreendedor Cultural, Educação Empreendedora e Mulheres Empreendedoras;
- A pesquisa do empreendedorismo no Brasil;
- Mostra de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de MPEs;
- Pesquisa e Extensão.


A Rede de Estudos de Empreendedorismo é uma conexão de pesquisadores que visa fomentar a produção do conhecimento colaborativo e individual sobre empreendedorismo e educação empreendedora. Tem como missão potencializar a inteligência coletiva sobre empreendedorismo e educação empreendedora através da articulação em rede de pesquisadores. Sua visão é ser referência em socialnetworking de estudos de empreendedorismo e educação empreendedora, estimulando a pesquisa, o ensino e a extensão nas esferas nacional e internacional.
Ela vem se configurando desde 2010, através da parceria do Sebrae-SP com importantes entidades de ensino e conta atualmente com pesquisadores de 12 instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas ( UNICAMP) Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Mackenzie, Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), UNIFEI, Central de Ensino, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Endeavor. 
Sylvio Goulart, conselheiro do Sebrae-SP e patrono da R.E.D.E., ressaltou a importância de investir nesse projeto, “entender o empreendedor é fundamental”. Ele comentou a posição marginalizada em que o empreendedor de micro e pequena empresa sempre foi colocado no Brasil, “isso precisa mudar, pois é uma visão atrasada que não permite o desenvolvimento do País. Temos que buscar a geração da riqueza através do conhecimento e, depois, distribuí-la”.
Ana Paula Sefton, coordenadora de Pesquisas do SEBRAE-SP e gestora da Rede de Estudos de Empreendedorismo acrescentou “a R.E.D.E. é uma grande oportunidade de incentivarmos a produção de conhecimento e a inteligência coletiva através da atuação colaborativa entre os pesquisadores”. Ela explicou que, futuramente, a R.E.D.E. poderá auxiliar o desenvolvimento econômico e sustentável das micro e pequenas empresas (MPEs). “Nesse processo, o Sebrae-SP busca a adequação do conteúdo das pesquisas para revertê-las em subsídios para novos produtos e serviços oferecidos às MPEs”. 
E o Lounge Empreendedor estará lá... Faça parte você também!!! Clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial