terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SUSTENTABILIDADE


O que a Vale do Rio Doce, a PROMON, a Caixa Economica Federal e a sua pequena empresa podem ter em comum?!?
Muito simples: a certeza de que nenhuma empresa é uma organização isolada e que os aspectos da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade necessitam ser urgentemente incorporados em suas estratégias de negócio.
Várias vezes já escrevi no Lounge Empreendedor sobre a construção de uma nova economia  (olha só o link para alguns destes posts). Pequenos negócios podem (e devem) gerar lucro, mas também podem contribuir para um mundo mais verde, includente e responsável. A vivência genuína daquilo que chamamos de "desenvolvimento sustentável" requer uma nova cultura que inclua a ética no centro das relações e a incorporação das práticas de sustentabilidade na gestão dos negócios.
Pode parecer complicado, mas não é.
Conduzir os negócios desta maneira demanda de cada um de nós uma maior consciência sobre os impactos de nossas decisões bem como uma maior capacitação para integrar a visão sistêmica, a estratégia, as metas e a responsabilidade social ao negócio.
Sim. Tudo junto e misturado mesmo, afinal falar em sustentabilidade não é mais uma questão de marketing ou de moda, é uma estratégia deliberada para a perenidade de sua empresa (quicá do mundo!).
Pense comigo: o mundo é exatamente o mesmo daquele dos tempos em que você começou o seu negócio? Seus clientes são os mesmos? Os canais de distribuição são os mesmos? O marketing acontece exatamente da mesma forma?
Se a sua resposta foi NÃO para a maioria dessas questões é porque você já sabe que vivemos um movimento crucial para o futuro da gestão empresarial. O crescimento na participação e acesso a informações de públicos como consumidores, mídia, organizações da sociedade civil e até de seus próprios funcionários transformou temas antes discutidos de forma marginal em demandas latentes e estratégicas para a condução das empresas. Assuntos como engajamento, direitos humanos, ecoeficiência e relatório de sustentabilidade, que há pouco tempo não faziam parte da agenda dos gestores, são atualmente fundamentais para qualquer organização que vise perdurar e se desenvolver; independente do segmento, porte ou região.
Mas você não precisa fazer isso sozinho. Se até a Natura ou a Votorantim procuram um espaço para trocar experiências e confirmar (ou desconsiderar) suas leituras sobre o tema, que tal você também procurar ajuda?!? Incorporar uma estratégia voltada a contrução de uma nova economia pode ser muito mais simples do que você imagina...
Recentemente, conheci o programa Gestão Estratégica para a Sustentabilidade e me apaixonei. As aulas são conduzidas de modo a privilegiar o debate entre os participantes, a troca de informações e a construção coletiva e criativa de soluções. Tem tudo a ver com o jeito de ser que nos habituamos aqui no Lounge e com os anseios que muitas vezes sentimos a respeito do "como fazer acontecer". Afinal, nem todo o empreendedor nasce sabendo, certo?!?
Dá só uma olhada no conteúdo:
A próxima turma está prevista para começar em São Paulo entre abril e dezembro de 2012 com carga horária de 150 horas presenciais. (Ah!!! Pela primeira vez, o curso também estará aberto para inscrições de pessoas físicas interessadas e entusiastas pelo tema.) Mas tem que correr, viu gente?!?
A seleção dos participantes será feita por meio de análise de perfil e entrevista (se necessário) e ocorrerá mediante o envio de currículo e da ficha de inscrição preenchida.
Para saber mais ou esclarecer suas dúvidas, clique aqui ou mande e-mail para ges2012@uniethos.org.br.
Tenho certeza que você vai se apaixonar e fará da gestão socialmente responsável uma estratégia do seu negócio e de suas práticas organizacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial