quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DEPENDE DE VOCÊ

"Jamais haverá ano novo, se você continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luís de Camões

Todo final de ano é a mesma coisa: as pessoas se enchem de pensamentos positivos, energias renovadas e, claro, muitos objetivos e metas para serem alcançados na vida pessoal e na profissão.
Com as empresas não é diferente. Esse é o momento de fazer o balanço daquilo que deu certo, das estratégias que não funcionaram, das conquistas e perdas e, principalmente, de elaborar as novas metas e perspectivas para o próximo ano.
Se você deseja ter sucesso nesse balanço o melhor é pensar em metas que dependam, senão exclusivamente, em grande parte de você! De nada adiante pensar em metas que deverão ser cumpridas pelos seus filhos, pelo seu sócio ou apenas por seus colaboradores. O grande resultado de um próspero ano novo depende do grau de comprometimento e persistência que você mesmo exercitará.
Por isso, cuide do desenvolvimento de suas habilidades técnicas e comportamentais. Prepare-se, aprimore-se, evolua! Só novos conhecimentos, habilidades e atitudes poderão expandir seus horizontes, ampliar sua capacidade para resolução de problemas e aperfeiçoar as atividades realizadas. Amplie seu nível de equilíbrio e sua capacidade de lidar com as próprias emoções.
Controle o estresse cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Se você não pode eliminá-lo, o caminho é controlá-lo o máximo possível e não se preocupar com coisas poucas e insignificantes.
Uma boa maneira de conquistar essa “proeza” é manter o foco nas prioridades. Ter muitas metas e atividades é quase a equivalência de não tê-las. Quem vislumbra muitas coisas acaba não realizando nada ou deixa a eficiência e a qualidade de lado. Então, ao invés de tentar fazer 30 coisas ao mesmo tempo, analise quais são os seus reais objetivos e foque nas prioridades. E isso vale para as empresas. Fortalecer o mix de atividades é positivo, mas será que sua empresa é capaz de manter a qualidade do serviço ao atuar em diferentes segmentos? Esta resposta é fundamental para ampliar a qualidade das suas escolhas.
Expanda suas possibilidades trabalhando mais em equipe e fortalecendo as bases de seus relacionamentos interpessoais. Novas pessoas trazem consigo novas histórias de vida e com isso, competências diferentes que garantem características individuais que quando somadas podem formar uma equipe coesa e eficiente gerando melhores resultados à sua empresa.
Amplie também sua rede online. Somos 78 milhões de internautas brasileiros e esse número está crescendo a cada dia, segundo dados do Ibope. Ficar fora da internet e das redes sociais - seja para desenvolver seu network ou conquistar clientes - está fora de questão em 2012. As oportunidades vindas da web são muitas e é bom ficar de olhos bem abertos para elas. Sua carreira e sua empresa agradecem.
E não esqueça: foco e equilíbrio. Não há conquista que valha mais do que você. Por isso, cuide-se! Parece bem clichê falar sobre esse assunto na nossa última coluna deste ano, mas é o mais importante. Apenas com saúde podemos correr atrás de todos os nossos planejamentos. Muita gente considera necessário cuidar da saúde apenas quando já está doente. Mas, essa atitude é essencial para aguentar em 100% a rotina do dia a dia e evitar doenças. Faça check-ups, mude seus hábitos de alimentação, pratique atividades físicas, faça massagens... Valorize-se.
Nosso futuro é moldado por nossas atitudes e ações. Para que ele seja da forma que desejamos, precisamos parar de sonhar e colocar em prática nossas metas, objetivos e - obviamente - a lista que preparamos para o próximo ano. 2012 depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial