sábado, 17 de dezembro de 2011

COMPRAS DE NATAL

Durante as festas de final de ano, mais do que em qualquer outra época, somos estimulados a comprar, comprar e comprar. Pode parecer gostoso, mas além de possíveis problemas financeiros, esse consumo impulsivo pode trazer também impactos ambientais graves levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.

"A sociedade de consumo tem, claramente, um forte encanto e traz consigo muitos benefícios econômicos. Também seria injusto argumentar que as vantagens obtidas por uma geração anterior de consumidores não deveriam ser compartilhadas pela geração seguinte. Todavia, o aumento disparado do consumo na última década – e as projeções alucinantes que logicamente dele derivam – indica que o mundo como um todo se verá, em breve, frente a um grande dilema."
(Gary Gardner em O Estado do Mundo, 2004)

Por isso, que tal aproveitar o Natal para pensar em um novo posicionamento?
É possível festejar, comemorar a essência do Natal e é claro, presentear as pessoas que você ama sendo também responsável com relação ao consumo.
Calma! Não estou pedindo nenhuma mudança radical ou sugerindo que você passe o Natal em uma cabana. É possível minimizar gastos, evitar o desperdício e, ainda, preservar o meio ambiente com algumas mudanças simples de atitude e escolhas. Você não precisa deixar de dar presentes, nem de preparar uma grande festa, mas pode fazer isso de uma forma diferente.
Atitudes sustentáveis são capazes de renovar a tradição natalina de dar e receber presentes e atuar na contramão da tendência que tem transformado o Natal em uma época de consumo por excelência nos últimos anos. E muitas vezes, apenas isso!
Ouço crianças discutindo (sim, discutindo) com os pais no shopping sobre o presente mais caro sem entender a razão da comemoração desta data e vejo pessoas na fila do supermercado brigando pela peça mais suculenta do peru sem se dar conta de novas (e possíveis) alternativas.
Se você quer viver um Natal sustentável, aproveite a próxima semana e planeje cada etapa deste momento. Evite desperdícios e compre apenas os alimentos que for usar. Dê preferência por produtos cultivados na sua região, pois dessa forma você incentiva o mercado local.
Se for receber muitas pessoas, escolha pratos e copos de porcelana ou de vidro e guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados. Pode dar mais trabalho, mas é muito melhor para o meio ambiente. Lembre-se, ainda, de separar os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio, para a coleta seletiva.
Com relação aos presentes, reflita sobre a real necessidade de dar presentes materiais e se quiser mesmo seguir adiante, escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis ou de comércio justo. Assim, você estará apoiando a geração de renda em comunidades e respeitando a diversidade regional. 
Faça uma lista das pessoas que pretende presentear e estabeleça um limite de gastos. Antes de seguir no impulso de comprar a prazo, reflita bem. Verifique a taxa de juros e analise as prestações. Afinal, mesmo parcelado, você pode pagar um alto preço pelo produto que está consumindo. Se pagar à vista, negocie um desconto no preço.
Se puder, combine com amigos ou familiares de irem às compras no mesmo carro ou faça as compras perto de casa ou do trabalho, onde é possível ir a pé. Não se esqueça de levar sacolas de tecido com você evitando a utilização das tão polêmicas sacolas plásticas, que levam muito tempo para se decompor na natureza.
Para os embrulhos, prefira papéis artesanais ou feitos com material reciclado. Ficam bonitos e dão um toque de muito bom gostoso ao seu presente. Enfeite sua casa com flores e plantas naturais, sirva frutas tropicais e comemore!
Você pode cuidar da festa, ter um feliz Natal e também cuidar do futuro!
Boas Festas!

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas, Ana. Inclusive, são dicas ótimas para qualquer tipo de festa, ainda que não seja Natal. Fazemos questão de espalhar um conteúdo como o seu.

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial