sábado, 6 de agosto de 2011

LIDERANÇA EM DEBATE - ADMINISTRE AS DIFERENÇAS


Equipes constituídas por pessoas com perfis, gênero, idade e experiências distintas são um excelente fator para a melhoria da competitividade dos negócios. Lindo! Mas como líder, você já parou para analisar como administrar essas diferenças para obter melhores resultados para sua empresa?
Hoje em dia, não basta contratar talentos; é preciso fazê-los atuar em sinergia. Sinergismo é um conceito utilizado em diferentes contextos (religião, economia, química, informática), mas nas relações humanas, sinergia envolve a capacidade que as pessoas têm para ampliar seu nível de cooperação, colaboração e ampliação do capital social.
Por isso, buscar profissionais cujas características pessoais incluam a facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em grupo pode facilitar muito o pleno exercício da liderança. Afinal, por mais complementares que as pessoas sejam, sempre haverá momentos em que as opiniões serão divergentes e tais competências podem fazer toda a diferença.
Imagine uma empresa em que várias gerações dividam o mesmo espaço e objetivos. Haveria um único caminho capaz de atender suas expectativas?
A maturidade do líder irá se expressar ao enxergar individualmente os membros de sua equipe, levando em consideração os perfis e limites de cada um. Uma tarefa bem complexa se você não dedicar boa parte do seu tempo ao conhecimento.
Aliás, comece conhecendo a si mesmo. Líderes também têm perfis e comportamentos que no relacionamento com a equipe podem ser potencializados ou problematizados. Autoconhecimento é fundamental para canalizar as diferenças para bons resultados à empresa.
Além disso, trate todas as pessoas com o mesmo respeito e comunique-se de maneira clara, objetiva e específica para determinar objetivos. Defina regras que orientem as atividades e a ética nas relações entre o grupo. Por mais que a empresa tenha sua visão, missão e valores, cada grupo de trabalho tem um jeito próprio de interagir.
Equilibre a delegação com liberdade de ação e não deixe de oferecer treinamento e feedback freqüentemente para minimizar os gaps que no dia-a-dia tenham impacto negativo ao negócio. Líderes podem escolher entre potencializar qualidades ou perder tempo corrigindo defeitos. Mas lembre-se do velho ditado “ninguém muda ninguém”. Tenho visto que os melhores resultados de liderança vêm daqueles que agem a favor do fortalecimento das qualidades de sua equipe.
Por isso, identifique os pontos fortes das pessoas que estão ao seu lado, defina metas, cobre resultados individuais e institua a meritocracia. Se você espera obter resultado através das pessoas, precisa estar disposto a reconhecê-las. Esqueça a onipotência!

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião
Jornal MogiNews
06 de agosto de 2011



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