segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ACORDA, MENINA!

Sempre que ouço o jargão de Ana Maria Braga no programa Mais Você fico pensando em quais ações tornariam o meu despertar mais fácil todas as manhãs.
Como hoje é segunda-feira, resolvi publicar no Lounge Empreendedor algumas dicas para auxiliar nessa pouca vontade de levantar depois de um final de semana tão gelado como foi este último em São Paulo.
Tenho certeza que assim como eu, muitas pessoas enfrentam dificuldades de acordar cedo e manter a disposição para as atividades ao longo do dia. Embora essa característica não seja uma exceção, as empresas (ainda) mantém seus horários estabecidos das 9h00 às 18h00 e por isso, precisamos de mecanismos que nos despertem e melhorem essa situação.
Comece por uma boa noite de sono. Se você não dormir bem, será difícil acordar cedo e, provavelmente, já estará cansado. Para isso, existem algumas soluções: a primeira, sem dúvidas, é aliviar sua cabeça dos pensamentos e problemas. Se não conseguir sozinho, pare e escreva suas idéias em um bloquinho e relaxe. (Que tal um moleskine ou moleco sempre por perto?!?)Controle sua mente, pois é ela quem controla seu corpo, seu sono e seu despertar.
Faça esportes à noite. Se você se exercitar corretamente um pouco antes de dormir, terá um sono mais recuperador e mais disposição durante o dia. E se o sono demorar a chegar, auxilie a mente ouvindo músicas relaxantes. (Contar carneirinhos pode torná-lo mais nervoso... Esqueça-os!)
Se puder, discipline seu corpo a dormir um pouco mais cedo. Não adianta ir uma hora mais cedo pra cama. Faça a mudança de forma planejada. Comece reduzindo 15 minutos diários do seu horário habitual e em alguns dias conseguirá disciplinar seu corpo a antecipar seu sono. Siga gradativamente. Quando se der conta, terá conseguido estabelecer um novo padrão de sono.
Aliás, prepare seu quarto para o sono. Está comprovado que as pessoas que desligam a TV ou computador com pelo menos uns 45 minutos de antecedência de deitar têm mais facilidade para dormir. Por opção, nunca tive TV no quarto, mas tinha o péssimo hábito de dormir com smartphone e tablet embaixo do travesseiro e os mantinha em estado de alerta o tempo todo. Graças a uma falta de energia em uma das minhas viagens, tive que abandonar o hábito e garanto: o sono foi muito mais reparador!
O novo hábito aliado a um quarto escuro ajuda a estimular o sono. E lembre-se: faz parte de um bom ambiente também um bom colchão e um bom travesseiro (e se puder, uma boa companhia).
Passada a noite, é chegada a hora de acordar!
Sim! Teremos que encarar o despertador.
Por isso, coloque-o longe de você. Assim, você não poderá resistir e precisará se levantar para desligá-lo. Outra boa estratégia é programar dois ou três alarmes diferentes que façam seu corpo ser despertado mais facilmente. E troque frequentemente o som do seu despertador, assim não corre o risco de acostumar-se a ele. Não se engane!
Quando levantar, acenda a luz ou deixe a luz do sol entrar, pois da mesma forma que o escuro estimula o cérebro a descansar; a luz estimula o cérebro a despertar.
Banho, café, exercícios, orações... Respeite, então, seu próprio organismo. O importante é aproveitar esse momento.
 E se a preguiça aparecer, resista! Não volte para a cama e procure mentalmente manter a força em seguir adiante.
Acorda, menino (a)!!! Sua produtividade agradece ;-)

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