sábado, 4 de junho de 2011

ENCONTRO DE BLOGUEIROS E REDES SOCIAIS


Há quase 2 meses, recebi um convite que me fez muito feliz: participar do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. 
A felicidade pelo convite tem relação direta com duas questões: 
  1. Ser reconhecida como blogueira de destaque sobre empreendedorismo
  2. Trazer para o Alto Tietê, região que escolhi para viver com a minha família, a discussão sobre a importância e o papel dos blogs.
O encontro acontece hoje e entre os confirmados estão o jornalista Paulo Henrique Amorim (Rede Record de Televisão), Leonardo Sakamoto (presidente da ONG Repórter Brasil), Eduardo Guimarães (presidente do Movimento dos Sem-Mídia, editor do Blog da Cidadania), o jornalista Cesar de Oliveira (especialista em comunicação digital e mídias sociais) e EUZINHA.
Organizado pela sociedade cívil, composta de blogueiros, usuários das redes sociais e internautas, o encontro foi pensado a partir do desejo em reunir a blogosfera da região do Alto Tietê em torno de um projeto comum.
Afinal, não há mais quem duvide da força da internet, certo?!?
Em rede nos encontramos, conversamos, criamos, atualizamos e geramos vínculos. No entanto, como sua história ainda é recente, cabe a nós torná-la uma ferramenta complementar ao desenvolvimento e transformação das sociedades, ampliação do conhecimento e cultura e não uma arma de vigilância e controle.
Os blogs e demais plataformas de mídias sociais representam hoje uma forma de contraponto e complemento às informações tradicionais. Sejam pessoais, corporativos, organizacionais, de gênero, jornalísticos ou entretenimento, os blogs conquistaram seu espaço e ampliam a democracia na medida em que se apropriam da possibilidade de ser um espaço legítimo para disseminação da informação. 
Mas não dá para entrar nessa pensando em faturar alto logo no início... Com boas estratégias, você pode chegar lá, mas no início manter um blog é muito mais uma realização pessoal do que um negócio.
Você vai dedicar horas e horas de seu dia (e com certeza, também das suas noites) pensando em conteúdo, imagens, vídeos que possam agregar valor aquilo que você deseja compartilhar. Vai precisar estudar muito (HTML, CSS, Javascript) para entender toda a sopa de letrinhas que envolve a manutenção do blog. Vai abrir mão de tempo com a família e os amigos para escrever, escrever, escrever.
Persistência, comprometimento, busca de informações, estabelecer uma boa rede de contatos, independência e auto-confiança, busca de oportunidade e iniciativa, exigência de qualidade, planejamento e monitoramento, estabelecimento de metas... Uau!!! Quantos comportamentos empreendedores podem ser praticados na “simples” (nem tão simples assim) escolha em manter um blog em atividade permanente na web.
Ter um blog é a oportunidade de falar aquilo que você pensa e (quem sabe) inspirar as pessoas a se engajarem em causas com as quais você se identifica. O Lounge Empreendedor, por exemplo, surgiu do meu desejo em prover conteúdo útil a empreendedores que não teriam acesso aos textos que eu publicava em um jornal local e hoje, apóia causas que envolvem criatividade, sustentabilidade, empreendedorismo e educação.
Com o tempo, percebi que mais do que isso, o que me disponho a fazer por aqui é me relacionar com GENTE. Mesmo através da tela do meu notebook, imagino que do outro lado existem pessoas que posso influenciar ou que esperam uma palavra minha sobre suas empresas, negócios e suas vidas. Cada comentário que respondo, respondo com esse olhar!
E por isso, manter o blog funcionando mesmo doente, gripada, de mau humor ou na TPM é minha responsabilidade. Existem pessoas do outro lado! 
Se um dia eu ganhar dinheiro, ótimo! Será muito bem-vindo. Entretanto, não é nada fácil monetizar um blog, principalmente quando esse conteúdo é relacionado a negócios. Hoje ganho muito mais em reputação, relacionamento e na oportunidade de contribuir para desenvolver mais e mais pessoas engajadas naquilo que eu mesma acredito: educação e empreendedorismo como caminho de transformação do mundo! (parece ousado demais, eu sei! Mas, está aí o meu desejo!)
É sobre essa nova paixão que falarei na tarde de hoje em Poá. Espero voltar cheia de novidades do I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê para compartilhar com vocês.
Aliás, segue a programação do evento e twitter dos organizadores:

 Twitter: @blogueirosat

O evento é aberto a blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas em geral, interessados em conversar sobre tudo isso que já contei pra vocês.
Nos vemos lá...

2 comentários:

  1. Ana, ótimo texto! Fiquei honrado com sua presença! Confesso, preciso de mais disciplina quanto a aplicação dos dez requisitos de um blogueiro empreendedor! Sua fala no Encontro me fez refletir ainda que a felicidade em ser blogueiro não está num destino ou objetivo monetário, felicidade é o próprio caminho - os amigos, a credibilidade e o conhecimento que se conquistam! Obrigado e felicidades sempre! Passe lá no meu blog www.saulosouza.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial