domingo, 30 de janeiro de 2011

NÃO ECONOMIZE A VIDA



Mesmo com o caos causado pelas chuvas nesse início de ano, janeiro de 2011 começou repleto de boas surpresas para mim, entre elas a experiência de me assumir geek em essência e viver momentos surpreendentes na minha primeira Campus Party Brasil.
Durante uma semana mergulhei no maior encontro tecnológico do mundo!
A Campus Party é uma enorme reunião entre mais de 6.000 campuseiros apaixonados por tecnologia e apaixonados por todas as possibilidades de disseminação de conhecimentos em rede. Durante seis dias tendências foram lançadas, conteúdos foram produzidos, negócios foram fechados e o melhor da web brasileira apareceu aos olhos de quem estivesse disposto a enxergar.
Quem fechou os olhos perdeu boas chances de conviver e aprender as melhores práticas de um mundo cada vez mais globalizado, conectado e veloz.
Não dá mais para economizar a vida para amanhã! As chances podem não se repetir.
Por isso, equilibrar as oportunidades e  (re)conectar valores que qualifiquem minha vida como meio de ser (e de fazer) feliz e de contribuir para a criação de um mundo melhor tem sido minha busca e o critério para muitas das minhas escolhas.
Precisamos emergir daquilo que Giorgio Agamben, filosofo italiano, chama da vida nua. Uma vida que nos reduz à posição irracional de convivência indiferenciada. Uma vida altamente artificial em que as estruturas de poder geram as formas e os padrões de qualidade da vida para todos aqueles se submetem à sua ordem. Uma vida de propaganda de margarina, mas sem sentido real.
Entretanto, mesmo funcionando como um álibi perfeito para quem deseja simplesmente deixar a vida acontecer e suprimir experiências sem culpa,  há uma imensa ambiguidade na vida nua. Ao entranhar-se nela, o ser humano arruina suas próprias chances de gozar uma vida qualificada que, na minha opinião, é a única vida que vale a pena ser vivida.
Quando decidi passar 6 dias na Campus Party, essa era a minha escolha: viver a vida à minha maneira, sem ninguém monitorando o tempo que passo no Twitter, convivendo com amigos que no dia-a-dia ficam distantes de mim e aprendendo, aprendendo e aprendendo.
A escolha em estar ali era apenas minha. Os compromissos e as metas  podiam esperar. E eu poderia viver além da imagem do meu avatar.
Entender o caminho dessas escolhas e o que faz sentido para você é a melhor maneira de se libertar e não se escravizar pela tecnologia e mobilidade tão presentes nos espaços da Campus Party.
A vida não precisa ser tão veloz quanto as informações que transitam pelas redes, mas ela pode ter a urgência que você quiser. Afinal, não há nada mais urgente do que encontrar aquilo que pode ser uma vida prazerosa pra você e conquistar sua própria vida qualificada.
Sob esse espírito de urgência pessoal, aceitei o convite de @samegui e @lidifaria para um seqüestro em plena Campus Party Brasil.
Mesmo com a tarde repleta de palestras interessantes, empreendedores lotando o estande do SEBRAE e colegas que ficaram sem explicação sobre minha ausência, me permiti uma tarde de vida boa ao lado de @maxreinert, @ladyrasta e Yara Baumgart (@vidaboayb).
Vida Boa é um conceito de empreendimento onde o cliente determina suas próprias experiências. Mais do que massagens, boa música ou boa comida, nesse espaço você pode desfrutar aquilo que lhe é essencial.
Essencial por levá-lo de volta à sua própria essência.
A marca Brasil está presente nas paredes, nos tecidos, na decoração, no sorriso de toda a equipe... O carinho acolhe o cliente desde sua chegada e nem mesmo a chuva ofusca a bela vista da sacada das salas de massagem.
Quer responder seus e-mails? Ok. No espaço Vida Boa, você tem acesso wireless e equipamentos à disposição. Quer ler um livro? Almoçar?  Ouvir boa música? Receber parceiros para uma reunião? Ok. Você pode também.
O poder de decidir o que é importante cabe apenas ao cliente.
Minha experiência em vivenciar uma tarde no Vida Boa foi além do relaxamento proposto no sequestro; me fez repensar sobre as prioridades e sobre a velocidade da minha vida.
Sem dúvida, ela passa rápido e com ela passam também as boas chances de sermos aquilo que sempre sonhamos ser. Cuide do seu corpo, da sua mente, das suas energias da forma como fizer sentido a você.
Se vivemos mesmo a Era do Conhecimento e da Generosidade, como tanto se repetiu na Campus Party 2011, conhecer-se é melhor saída para uma vida qualificada. (veja o vídeo)
 Já dizia Vinicius de Moraes "... a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais..."
A vida pode ser muito boa. Basta você querer!

3 comentários:

  1. Nossa adorei encontrar seu blog! Sua descricao do evento deu a exata sensacao da intensidade que foi ter vivido essa experiencia!!! Creio que temos muita afinidade em nossos interesses! Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra
    Acabei de visitar seu blog e realmente nossa afinidade é visível.
    Intensidade é o que procuro encontrar em cada momento de minha vida. Não dá para economizar nessa questão, certo?
    Para uma vida qualificada de verdade, é preciso aquela dose difícil, mas saudável de individualismo que nos faça feliz, faça os mais próximos felizes e contagie o resto do mundo.
    Obrigada por sua visita ao Lounge Empreendedor e espero que possamos nos encontrar ainda várias vezes.
    Um beijo e sucesso
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de passear por aqui, arejar as idéias, saborear as fotos bem escolhidas e respirar crescimento.
    Abração

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial