sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

QUAL É A COLA QUE UNE VOCÊ?



Papéis cartão, revistas velhas, cola Pritt e muita criatividade. Foi assim que começou a manhã na oficina Pritt de criatividade que participei com meus filhos na Estação Ciência em São Paulo em dezembro de 2010.
Quando recebi o convite feito pela Samantha Shiraishi (@samegui) mil empecilhos me vieram à cabeça. "Não conheço ninguém por lá"; "Os meninos têm idades muito diferentes (o Lucca tem 5 anos e o Marcello, 14) e não vão curtir"; "É final de semana de compras de Natal e São Paulo vai estar uma loucura"; "Vou ficar sem o carro, pois meu marido tem aula aos sábados", etc, etc, etc.
Para completar minha relação de "desculpas verdadeiras", fiz a maior confusão na minha (sempre tumultuada) agenda. Marquei a oficina às 14h00, mas na véspera, conversando com @samegui no Twitter, soube que horário correto seria às 10h00. "Uau! O que fazer agora?"
Eu tinha o mesmo horário marcado para fazer as unhas no salão de cabeleireiros, mas o Lucca estava super ansioso e eu não poderia desistir.
Oras, se sempre abro mão das minhas coisas e encontro espaço para os compromissos profissionais, não poderia falhar em um evento cujo compromisso era muito maior: compromisso de mãe para filhos.
Remanejei todos os horários e confesso que me alegro até hoje por aquela manhã de sábado.
Que deliciosa foi a minha surpresa ao chegar à Estação Ciência e me deparar logo de início com o sorriso amistoso de Samantha, sua mãe, marido e filhos.
O Lucca logo dominou o espaço, atacou os lanchinhos providenciados pela equipe da Pritt e corria atrás de Silvio Alvarez querendo saber tudo e mais um pouco sobre cada detalhe da oficina.
(Aliás, aqui cabe um parêntese para a simpatia e disponibilidade desse artista maravilhoso. Silvio Alvarez tem a alma encantada! Sua arte vai além das colagens, ele nos une em sua doçura e na paciência em ensinar suas técnicas para produzir idéias novas a partir da união de "caquinhos" de criatividade).
Silvio Alvarez e Lucca chegando para suas perguntas ao artista
Marcello, do alto de seus mais de 1m80 de altura, mas ainda com 13 anos, ficou meio deslocado no início. Adolescentes são mesmo enigmáticos: não querem mais ser crianças, mas também ainda não são adultos. Na transição entre essas fases, lutam para sair de um mundo e não invadir o outro. Mal sabem eles como é bom viver intensamente cada um desses momentos...
De repente, Palavra Cantada!
A trilha sonora realizada por essa dupla de artistas também geniais abriu as atividades da oficina e trouxe pra mim, Marcello e Lucca a certeza de que estávamos no lugar certo. Palavra Cantada é a trilha sonora das minhas duas gravidezes. Logo, mergulhamos na oficina!
Revistas passavam em nossas mãos, idéias pipocavam em nossas cabeças e juntos escolhemos as imagens que representariam o momento de nossa família. O Lucca escolheu um "ursinho de pelúcia que precisa respirar em uma floresta e mar limpinhos" e o Marcello, criou uma nova versão para o passarinho do Twitter homenageando sua mãe blogueira e twitteira de carteirinha.
Foi uma manhã deliciosa! A obra de arte deles virou quadro com direito a vidro e moldura e ilustra uma das paredes da nossa casa. O aprendizado foi partilhado com o papai assim que chegaram em casa e é tema para as férias escolares chuvosas que enfrentamos nesse mês de janeiro.
Não tenho a menor dúvida de que criatividade é o que se usa para construir pessoas e que participar de momentos em família como os vividos na oficina transformam o jeito de ver o mundo de todos nós. Desconstruir, reconstruir, unir e colar são o melhor jeito de manter a disposição para aprender a aprender sempre.
Sou pedagoga de formação e mesmo tendo conduzido minha carreira profissional por atividades totalmente desempenhadas dentro de empresas, costumo dizer que sou educadora por opção. Meus filhos são o meu maior orgulho e a principal motivação para minhas escolhas. Busco ser uma mãe mais do que presente em tempo, mas integral em energia, opiniões e sentimento. Oriento, converso, educo. Entretanto, por várias vezes, ainda vivo o dilema do equilíbrio entre as reuniões de pais e mestres e as reuniões de planejamento e estratégia da minha empresa.
Na geladeira da minha casa, tenho um imã com a descrição da missão que escolhi para a minha vida e que compartilho constantemente com os homens da minha vida, principalmente quando o trabalho me deixa vários dias longe deles. Quero "ser uma mulher, mãe e líder equilibrada e comprometida com o desenvolvimento das pessoas para que elas sejam sempre melhores e construam um mundo também melhor."
Por isso, escolhi ser uma embaixadora da causa @PrittBR que utiliza pais e educadores como alavancas da criatividade na vida dos alunos para a formação de pessoas melhores e mais seguras.
Se você ficou com vontade de saber um pouco mais sobre a proposta, visite o Blog de Pritt.
Se quiser participar das oficinas, informe-se sobre novas datas e locais. Em fevereiro, novas oficinas acontecerão no Shopping Villa Lobos em São Paulo.
Se for pai ou mãe, lembre-se sempre que nossa missão é deixar filhos de presente ao mundo. Valorize cada minuto com eles e não deixe que seu "jeito de ser adulto" os impeça de viver momentos especiais ou bloqueiem seu potencial criativo. Crescer não significa perder a criança que existe em cada um de nós.
Agora, se você é dono de uma pequena empresa e acompanha o Lounge Empreendedor, aprenda com a proposta da Pritt: para ser competitivo e perene no mercado, ofereça aos seus colaboradores e clientes mais do que produtos de qualidade. Ofereça também uma causa!
Essa é a principal cola para unir e desenvolver parcerias sustentáveis. Experimente.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Pedagoga, mãe de meninos, coach e consultora de empresas

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Ana! Com certeza esta 'cola' que une as famílias é essencial e de nossa responsabilidade.

    PS: A Rafa tb ficou deslocada no começo, mas qdo começou a oficina se empenhou tanto que deu até gosto de ver!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, vi no blog da Sam que você é uma das embaixadoras da pritt, e como já estamos entrando na reta final da campanha aproveite e ajude a divulgar ainda mais a causa. http://www.pritt.com.br/blog/

    Beijos Ângela

    ResponderExcluir
  3. Olha que máximo conhecer seu site e ver uma situação tão parecida com a minha.. os meus tem 2 e 17... e também fico sempre procurando programas que agradem os dois. E essa iniciativa da Prittbr foi muito legal!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial