Papéis cartão, revistas velhas, cola Pritt e muita criatividade. Foi assim que começou a manhã na oficina Pritt de criatividade que participei com meus filhos na Estação Ciência em São Paulo em dezembro de 2010.
Quando recebi o convite feito pela Samantha Shiraishi (@samegui) mil empecilhos me vieram à cabeça. "Não conheço ninguém por lá"; "Os meninos têm idades muito diferentes (o Lucca tem 5 anos e o Marcello, 14) e não vão curtir"; "É final de semana de compras de Natal e São Paulo vai estar uma loucura"; "Vou ficar sem o carro, pois meu marido tem aula aos sábados", etc, etc, etc.
Para completar minha relação de "desculpas verdadeiras", fiz a maior confusão na minha (sempre tumultuada) agenda. Marquei a oficina às 14h00, mas na véspera, conversando com @samegui no Twitter, soube que horário correto seria às 10h00. "Uau! O que fazer agora?"
Eu tinha o mesmo horário marcado para fazer as unhas no salão de cabeleireiros, mas o Lucca estava super ansioso e eu não poderia desistir.
Oras, se sempre abro mão das minhas coisas e encontro espaço para os compromissos profissionais, não poderia falhar em um evento cujo compromisso era muito maior: compromisso de mãe para filhos.
Remanejei todos os horários e confesso que me alegro até hoje por aquela manhã de sábado.
Que deliciosa foi a minha surpresa ao chegar à Estação Ciência e me deparar logo de início com o sorriso amistoso de Samantha, sua mãe, marido e filhos.
O Lucca logo dominou o espaço, atacou os lanchinhos providenciados pela equipe da Pritt e corria atrás de Silvio Alvarez querendo saber tudo e mais um pouco sobre cada detalhe da oficina.
(Aliás, aqui cabe um parêntese para a simpatia e disponibilidade desse artista maravilhoso. Silvio Alvarez tem a alma encantada! Sua arte vai além das colagens, ele nos une em sua doçura e na paciência em ensinar suas técnicas para produzir idéias novas a partir da união de "caquinhos" de criatividade).
Silvio Alvarez e Lucca chegando para suas perguntas ao artista |
Marcello, do alto de seus mais de 1m80 de altura, mas ainda com 13 anos, ficou meio deslocado no início. Adolescentes são mesmo enigmáticos: não querem mais ser crianças, mas também ainda não são adultos. Na transição entre essas fases, lutam para sair de um mundo e não invadir o outro. Mal sabem eles como é bom viver intensamente cada um desses momentos...
De repente, Palavra Cantada!
A trilha sonora realizada por essa dupla de artistas também geniais abriu as atividades da oficina e trouxe pra mim, Marcello e Lucca a certeza de que estávamos no lugar certo. Palavra Cantada é a trilha sonora das minhas duas gravidezes. Logo, mergulhamos na oficina!
Revistas passavam em nossas mãos, idéias pipocavam em nossas cabeças e juntos escolhemos as imagens que representariam o momento de nossa família. O Lucca escolheu um "ursinho de pelúcia que precisa respirar em uma floresta e mar limpinhos" e o Marcello, criou uma nova versão para o passarinho do Twitter homenageando sua mãe blogueira e twitteira de carteirinha.
Foi uma manhã deliciosa! A obra de arte deles virou quadro com direito a vidro e moldura e ilustra uma das paredes da nossa casa. O aprendizado foi partilhado com o papai assim que chegaram em casa e é tema para as férias escolares chuvosas que enfrentamos nesse mês de janeiro.
Não tenho a menor dúvida de que criatividade é o que se usa para construir pessoas e que participar de momentos em família como os vividos na oficina transformam o jeito de ver o mundo de todos nós. Desconstruir, reconstruir, unir e colar são o melhor jeito de manter a disposição para aprender a aprender sempre.
Sou pedagoga de formação e mesmo tendo conduzido minha carreira profissional por atividades totalmente desempenhadas dentro de empresas, costumo dizer que sou educadora por opção. Meus filhos são o meu maior orgulho e a principal motivação para minhas escolhas. Busco ser uma mãe mais do que presente em tempo, mas integral em energia, opiniões e sentimento. Oriento, converso, educo. Entretanto, por várias vezes, ainda vivo o dilema do equilíbrio entre as reuniões de pais e mestres e as reuniões de planejamento e estratégia da minha empresa.
Na geladeira da minha casa, tenho um imã com a descrição da missão que escolhi para a minha vida e que compartilho constantemente com os homens da minha vida, principalmente quando o trabalho me deixa vários dias longe deles. Quero "ser uma mulher, mãe e líder equilibrada e comprometida com o desenvolvimento das pessoas para que elas sejam sempre melhores e construam um mundo também melhor."
Por isso, escolhi ser uma embaixadora da causa @PrittBR que utiliza pais e educadores como alavancas da criatividade na vida dos alunos para a formação de pessoas melhores e mais seguras.
Se você ficou com vontade de saber um pouco mais sobre a proposta, visite o Blog de Pritt.
Se quiser participar das oficinas, informe-se sobre novas datas e locais. Em fevereiro, novas oficinas acontecerão no Shopping Villa Lobos em São Paulo.
Se for pai ou mãe, lembre-se sempre que nossa missão é deixar filhos de presente ao mundo. Valorize cada minuto com eles e não deixe que seu "jeito de ser adulto" os impeça de viver momentos especiais ou bloqueiem seu potencial criativo. Crescer não significa perder a criança que existe em cada um de nós.
Agora, se você é dono de uma pequena empresa e acompanha o Lounge Empreendedor, aprenda com a proposta da Pritt: para ser competitivo e perene no mercado, ofereça aos seus colaboradores e clientes mais do que produtos de qualidade. Ofereça também uma causa!
Essa é a principal cola para unir e desenvolver parcerias sustentáveis. Experimente.
ANA MARIA MAGNI COELHO
Pedagoga, mãe de meninos, coach e consultora de empresas
Parabéns pelo texto Ana! Com certeza esta 'cola' que une as famílias é essencial e de nossa responsabilidade.
ResponderExcluirPS: A Rafa tb ficou deslocada no começo, mas qdo começou a oficina se empenhou tanto que deu até gosto de ver!
Oi Ana, vi no blog da Sam que você é uma das embaixadoras da pritt, e como já estamos entrando na reta final da campanha aproveite e ajude a divulgar ainda mais a causa. http://www.pritt.com.br/blog/
ResponderExcluirBeijos Ângela
Olha que máximo conhecer seu site e ver uma situação tão parecida com a minha.. os meus tem 2 e 17... e também fico sempre procurando programas que agradem os dois. E essa iniciativa da Prittbr foi muito legal!
ResponderExcluir