Diversidade, ética, transparência, respeito e sustentabilidade. Estes são os atributos que a maioria das empresas coloca em suas políticas de comunicação e de fortalecimento de imagem segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Entretanto, mais do que fazer parte de uma política institucional, essa mensagem tem que fazer parte da vida dos funcionários, fornecedores, clientes e principalmente dos líderes do negócio. Só o engajamento da "alta cúpula" pode reforçar a reputação de uma marca e oferecer produtos ao mercado que além de qualidade, respeitem o meio ambiente, a saúde do consumidor e os direitos dos funcionários. Isso, sim, é ser sustentável!
Uma pequena empresa normalmente começa suas atividades com os próprios donos à frente do negócio. Se os valores de sustentabilidade fizerem parte da vida desse empreendedor, certamente sua empresa terá mais chances de tirar do papel os bonitos atributos estratégicos e torná-los ações práticas no dia-a-dia do seu pequeno negócio.
O primeiro passo é analisar sua própria relação com o mundo. Você está pronto para ouvir seus clientes? Está disposto a receber e implementar sugestões de seus funcionários? Pagaria um pouco mais por uma energia reutilizável? Sua empresa consome de forma eficiente água, energia e os insumos para o negócio? Está disposto a trabalhar a comunidade vizinha ao seu negócio?
Muitas vezes são necessárias poucas mudanças para deixar o seu pequeno negócio "surfar" na onda da sustentabilidade. Seja qual for o porte do seu negócio, se você não se preparar a responder SIM a todas as perguntas anteriores, certamente sua empresa perderá mercado ou desaparecerá.
Ter uma atitude sustentável não é assistencialismo, filantropia, nem investimento social isolado, mas a adoção de práticas que fortaleçam, de forma integrada, seu próprio negócio. Os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros estão na base do tripé da perenidade de todos os negócios e por isso, utilizá-los de forma a atender suas necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em também atender as suas necessidades é a receita.
Empresas de vanguarda têm pessoas apaixonadas pela causa do negócio tanto quanto seus donos. Comece conquistando seus próprios funcionários e amplie essa relação para seus clientes, parceiros e fornecedores. Cada vez mais, as empresas terão obrigação de participar na solução dos problemas das comunidades.
Esteja certo de que o comportamento do consumidor de hoje não é mais o mesmo. O cliente que antes passava na padaria para saber se tinha pão quente, hoje espera ser avisado pelo Twitter sobre o horário da próxima fornada e ainda quer saber se a energia do forno é consumida corretamente ou se o trigo tem rastreabilidade. Se você não apresentar um elevado grau de responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente, deixará de ser opção de compra para muitos que visitarem o seu negócio.
Você é quem está no controle e decide o que deseja fazer. Sustentabilidade é sair do discurso para a ação e ter atitude para dar o primeiro passo. Qualidade começa com a vida da gente! Viva Positivamente.
Ana Maria Magni Coelho
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