sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MANIFESTO COR DE ROSA

As mulheres gostam de se cuidar. Essa máxima não fomos nós, nem ninguém que inventou. É um fato que está aí. No aumento de consumo de produtos de beleza. Na procura insana pelas novas cores dos esmaltes e assim por diante. O problema é que, quando se trata de saúde, tudo fica mais delicado. Ela não quer receber o diagnóstico positivo. Ninguém quer. Mas também não se previne. O pedido de exame fica lá no fundo da bolsa. 2 meses. 6 meses. 1.200 km depois, já tomou o outro rumo. Andou tanto tempo escondido que ela se esquece de fazer o exame. A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sar com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano. O dia em que todas as mulheres com 40 anos ou mais deixam algumas coisas de lado para cuidar da saúde da mama. Com o dia rosa, as mulheres vão dar prioridade ao que hoje tratam como opção. 

Esse texto faz parte do manifesto da Mulher Consciente que dissemina a importância da detecção precoce do câncer de mama e de sua prevençao.
Amanhã começará o mês de outubro e não é a toa que elegi o manifesto para publicação nesta sexta-feira. Minha idéia é estarmos juntos neste movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.
Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. Para mobilizar e sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços rosas espalhados nos principais monumentos e logo depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas ou caminhadas como a que acontecerá amanhã em Mogi das Cruzes, onde estarei com a minha família. 
Como mulher e autora do Lounge Empreendedor, não poderia ficar de fora de um movimento tão importante. Afinal de que adiantam boas experiências sobre empreendedorismo, liderança, inovação, sustentabilidade, gestão, comportamento humano e educação, se não nos preocuparmos com o que antecede todas estas questões?!?
Para ter sucesso é preciso ter saúde!
Mesmo a mais ocupada das pessoas, precisa reservar um dia por ano para cuidar de si mesma. Apenas um diazinho para pensar no seu bem-estar, na sua saúde, em melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, convido você a vestir também a camisa do #OutubroRosa. 
Seja homem, mulher, criança, adulto, cachorro, gato ou papagaio... Todos nós podemos estar juntos na luta contra o câncer de mama que hoje é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Ainda de acordo com a Estimativa 2010 do Inca, o número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil neste ano será de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.
Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Mais do que medo, é preciso consciência!
Quando o câncer é identificado no estágio I, ele tem de 90% a 95% de chances de cura. Então, mamografia nele! O autoexame é fundamental, mas aproveite o #OutubroRosa e realize uma mamografia preventiva. Só a mamografia é capaz de detectar tumores menores a 1cm - pequenos demais para serem percebidos na palpação.
Exija seu direito. Eleja um dia neste mês para ser o seu Dia Cor de Rosa!
Cuide-se! Sua vida agradece!
E isso vale para homens e mulheres  ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial