sábado, 3 de setembro de 2011

LIDERANÇA EM DEBATE - PARE DE EMPURRAR!

Quando uma empresa quer garantir o futuro de seu negócio, tem o desafio de despertar o apoio incondicional dos que terão de transformar a estratégia em ações concretas: os funcionários. De fato, poucas metas são atingidas se os encarregados por elas não estiverem comprometidos de “corpo e alma". Como chegar a esse compromisso? A resposta é simples: desenvolva uma liderança "inspiradora". 
Menos simples, no entanto, é identificar os segredos para liderar com eficácia, porque, embora todos os especialistas no assunto concordem que para isso é necessário visão, coragem, energia e autoridade há outras qualidades não tão óbvias que distinguem os grandes líderes.
Robert Goffee e Gareth Jones, sócios da empresa de consultoria Creative Management, afirmam que verdadeiros líderes têm quatro características aparentemente inesperadas frente aos “superpoderes” que alguns esperam ver nas pessoas que chegam à liderança nas empresas.
- Líderes de sucesso não escondem seus pontos fracos e os apresentam de maneira seletiva a seus liderarados. Ao deixar transparecer certa vulnerabilidade, admitem que são acessíveis e humanos como todas as pessoas de sua equipe. Isso implica admitir certa irritação na segunda-feira pela manhã (ou durante a TPM), um pouco de desorganização ou até uma certa timidez. Funciona como uma confissão, algo que os liderados esperam e que gera solidariedade e colaboração.
- Por outro lado, exibem e capitalizam aquilo que têm de especial e usam o auto-conhecimento para potencializar as competências que os diferenciam e lhe permitem estar à frente do time. 
- Confiam fortemente em sua intuição para detectar o momento ideal e o curso mais adequado para suas ações. Sua capacidade de coletar e interpretar dados percebidos de forma não-racional (dados soft) ajuda-os a saber quando e como agir e amplia sua capacidade de influenciar as pessoas.
- Por fim, possuem o que os autores chamam de "empatia sem concessões" por seus funcionários. Essa forma de empatia é um meio termo entre o respeito pelo indivíduo e o respeito pela tarefa a ser realizada. Líderes influentes realmente sentem forte empatia pelas pessoas e se interessam verdadeiramente pelo trabalho de seus funcionários, mas sabem que devem gerar resultados.
É preciso deixar claro que esta teoria a respeito das quatro qualidades essenciais da liderança não enfoca essencialmente resultados financeiros, mas sim um talento especial para influenciar pessoas conquistando o coração e a mente dos liderados.
Há algumas pessoas em posições de comando nas empresas sem essas qualidades. Mas, em geral, poucos querem ser liderados por elas. Se você deseja desenvolver uma liderança inspiradora deve exercitar as quatro qualidades para ser realmente influente. Em geral, uma ou duas qualidades não são suficientes. O sucesso da sua liderança estará no inter-relacionamento entre as quatro qualidades ajustando-as e misturando-as para encontrar o estilo certo no momento certo.
Experimente fazer esta pergunta: "Por que alguém veria em você um líder?"
Algumas vezes os líderes mostram suas diferenças por meio de um estilo de roupa ou da aparência física. O mais legítimo, porém, é diferenciar-se por meio de qualidades como imaginação, lealdade, profundidade de conhecimentos ou mesmo um aperto de mão.
Se você pretende deixar um legado e contribuir para o sucesso de equipes de alto desempenho empenhe-se em despertar esperanças nos que os rodeiam. Atraia, muito mais do que empurre, as pessoas! 
Não há conselho que inspire mais do que ser você mesmo. Não há como simplesmente imitar outro líder.
Utilize os atributos da liderança, cada vez mais intensamente e com mais técnica, até que se tornem parte da sua própria personalidade. Afinal, caberá a você dar forma à cultura da equipe, contribuir para superar a resistência às mudanças e gerar fidelidade interna e externa ao negócio.
Liderança é uma poderosa fonte de vantagem competitiva (pessoal e profissional - pense nisso!)

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião 
Jornal MogiNews
03 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial