terça-feira, 26 de abril de 2011

HIPERTENSÃO AFETA MILHÕES DE BRASILEIROS. UM DELES PODE SER VOCÊ!


 

Vida de empreendedor não é das mais fáceis. Mesmo com mais de 10 anos de consultoria voltada à pequenas empresas, ainda fico admirada com a energia e responsabilidade que cada um assume diariamente na empresa, na família e nas comunidades. Capacidade de liderança, independência, autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. Entre outras características, ser empreendedor é isso e, acima de tudo, ter uma atitude positiva perante a vida.
Atitude positiva que envolve, também, cuidar de si mesmo.
Conheço muitos casos de empresários que para dar vazão aos objetivos do negócio esquecem sua saúde e enfrentam qualquer situação com o único foco de manter o negócio gerando dividendos.
Mas será que sua saúde é um insumo que pode ser disponibilizado ao negócio? Já parou para pensar no custo que isso pode ter à sua vida?
Saúde não pode ser matéria-prima e com ela não se brinca. Por isso, aceitei o convite para ser embaixadora da campanha “Eu sou 12 por 8”.
Uma campanha humanitária da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o objetivo de difundir a importância de manter a pressão arterial normal e prevenir as graves conseqüências da hipertensão.
Você sabia que uma em cada cinco pessoas é hipertensa e que a maioria dos brasileiros não sabe se tem pressão alta ou não. Isso mesmo, não sabe.
Por isso, que tal aproveitar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, procurar um posto de saúde e medir a sua?
Quando a pressão está em 12 por 8 ou menos, significa que tudo funciona bem.

 

Mas quando a pressão está continuamente aumentada, alguns órgãos importantes podem estar sofrendo desgaste.
Além do risco de morte, ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.
Hoje, a hipertensão é a principal causa das doenças do coração, dos rins e de derrame que matam 2 vezes mais que o câncer, 3 vezes mais que acidentes e 6 vezes mais que infecções, incluindo a AIDS.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode reduzir sua expectativa de vida em 16 anos. Tempo suficiente para o seu negócio atingir a maturidade e gerar bastante lucro, concorda?
Então, meu amigo do Lounge Empreendedor, conscientize-se de que não adianta nada você cuidar da sua empresa e não se preocupar em cuidar de você. Comece a pensar em como encontrar um estilo de vida mais saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada e acompanhamento médico periódico.
Controlar o stress também faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Pense nas conseqüências da sobrecarga de trabalho sobre sua vida!















Mudar hábitos nem sempre é fácil. No entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança:
  • Reveja e avalie seus projetos de vida, impedindo que provoquem mais perdas do que ganhos a você e não apenas ao negócio.
  • Estabeleça prioridades no dia-a-dia e organize melhor o tempo, dedicando uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos.
  • Aprenda a relaxar durante alguns minutos do seu dia - sentar em frente à televisão e assistir o que se apresenta, quase sempre de natureza violenta, não vale!
  • Efetue as refeições de forma pausada, preferindo as verduras, frutas e legumes - tomar as "milagrosas" fórmulas vitamínicas e produtos "naturais" também não vale!
  • E principalmente, não misture as questões de casa com as do trabalho.
Lembre-se que o cuidado com a sua saúde deve ser algo constante. Tenho certeza que vale muito mais a pena cuidar dela do que cuidar da doença.
Quem tem bom coração combate a hipertensão. Eu sou 12 por 8 e você?

Um comentário:

  1. resumo em uma palavra a minha opinião sobre o tema Sou 12 x 8!!! PERFEITA!!! Eu fiquei 24 x 7 (24 horas, 7 dias por semana, a disposião do trabalho)um tempão e quase piro!! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial