domingo, 24 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA: CHOCOLATE, FÉ E OPORTUNIDADES

Falar sobre a Páscoa é inevitavelmente falar em chocolate.
Como venho de uma formação cristã, é claro que oriento meus filhos sobre o real significado desse evento religioso cristão e busco ir além da simples compra de ovos de Páscoa e bombons.
Em 2011, eu e meu filho mais velho nos preparamos para o momento da ressurreição em abstinência durante a quaresma. Ele vetou o chocolate e eu quase enlouqueci retirando o refrigerante da minha dieta. Como a intenção da quaresma é a penitência para remissão dos pecados, escolhemos aquilo que nos tempos modernos nos traria maior significado do que a carne do início do século IV.  Se "todos pecamos e todos precisamos fazer penitência”, como afirma São Paulo, certamente optamos por aquilo que nos é mais difícil.


É claro que apenas isso não basta. Como li no Blog da Manna: "mais importante que tudo isso é ter Jesus dentro do coração, da boca pra fora, fazer pose perante a família, fingimento e falsidade nada disso adianta!"
Por isso, usei o período da quaresma para profundas reflexões (principalmente profissionais) e para a prática dos princípios essenciais à minha fé. Reaproximar-me de Deus faz parte das minhas metas para 2011 e também do meu crescimento pessoal para que possa me tornar uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Além destas reflexões, é claro que também aproveito o período da Páscoa com todas as suas possibilidades (algumas até um pouco pagãs) de comemoração.
A tradição do Coelho e seus ovos coloridos surgiu de povos que comemoravam nesta época a passagem do inverno para a primavera. Como parte das comemorações era costume oferecer e receber ovos coloridos, que representavam a vida e a fertilidade que esta estação do ano trazia. Para a entrega destes ovos, quer animal mais veloz e mais fértil que o Coelho? Sua escolha não foi à toa.
Ao longo do tempo, os ovos de pato ou galinha pintados manualmente foram sendo substituídos por ovos de madeira, prata e até mesmo ouro decorados com pedras preciosas, até que, com a chegada das indústrias de chocolate, passaram a ser produzidos com esta matéria prima. O chocolate se tornou, então, um dos símbolos da páscoa. E eu confesso que não reclamo!
Lembro-me com saudade das aulas no ensino fundamental no Colégio Imperatriz Leopoldina onde estudei por toda minha vida quando nos aventurávamos a pintar cascas de ovos e enchê-los de chocolate nessa época do ano.


Lembro-me também da minha mãe e de suas aventuras por toda a casa com os ovos de chocolate escondidos gerando ansiedade e correria em todos nós. É claro, que até hoje o ritual continua... E agora na casa da nossa própria família Coelho!

Como uma boa chocólatra de plantão, hoje é um dia de “lambança” em família. Combino com amigos e parentes a quantidade de ovos que as crianças ganharão evitando abusos e excessos desnecessários, mas mesmo em constante luta contra a balança, hoje é dia de deixar os benefícios do chocolate falarem mais alto.
Sim! Chocolate pode trazer vários benefícios à saúde.


Aliado a sensações de prazer e bem-estar, rico em carboidratos e excelente fonte de energia, o chocolate também pode beneficiar a saúde do coração, pois contém flavonóide, uma substância presente na semente do cacau que age como protetor cardiovascular. Essa substância quando absorvida pelo organismo ajuda na redução da formação de placas de gordura, diminui a oxidação do colesterol ruim, melhora o fluxo sanguíneo e o controle da pressão arterial, beneficiando o funcionamento do coração. A Associação de Cardiologia dos Estados Unidos afirma, inclusive, que o chocolate ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco e diminui a tendência de coagulação das plaquetas e obstrução dos vasos capilares.
Portanto, com moderação, essa tentação está totalmente liberada neste Domingo de Páscoa.
Aliás, costumo dizer que pior do que fugir da dieta é sentir-se culpado. Aproveite a data, escolha um chocolate de boa qualidade (menos gordura e açúcar e mais cacau) e delicie-se!
Lembre-se que além do doce sabor do chocolate em seu paladar, você também pode aproveitá-lo para incrementar seu negócio. Receitas? Bombons? Que tal ir além?
Aposto que você já percebeu como esse ingrediente vem sendo incorporado a diversos segmentos que vão além da gastronomia.
Se um dia ele já foi responsável pelo aparecimento da acne no rosto ou por todos aqueles quilinhos a mais no corpo das mulheres, hoje é um aliado em tratamentos estéticos (cremes, sabonetes e perfumes), em maquiagens (batons, gloss, esmaltes) e na decoração (velas aromáticas, almofadas, incensos).
Portanto, nesse Domingo de Páscoa, mergulhe no universo do chocolate. Com ou sem calorias...


3 comentários:

  1. VocÊ disse tudo minha amiga! Jesus ressuscitou, e com Ele, nós também! Tudo de bom neste dia! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ler o que vc escreve.
    Feliz Páscoa, Ana Maria. Pra vc e sua linda família!

    ResponderExcluir
  3. Linda, ótimo post. Sei o quanto nos esforçamos para proporcionar aos meninos estes momentos de alegria e euforia na busca dos ovos de pascoa, além disto a dedicação de levarmos a eles o conhecimento do real espirito do dia de hoje. Vc é uma super parceira e sem vc, com certeza, não conseguiria oferecer a eles todo este suporte, conhecimento e carinho. Obrigado por fazer parte da FAMILIA COELHO. Te amo!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial