quinta-feira, 7 de abril de 2011

FRANCHISING EMPRESARIAL: COMO ESCOLHER SUA FRANQUIA


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

Quando o assunto é iniciar um novo negócio, muitos empreendedores buscam franquias como uma opção de maior segurança e retorno garantido. Entretanto, antes de seguir adiante nesta escolha, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio e a marca para tomar as decisões corretas e evitar futuras decepções.
Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede a um terceiro, o franqueado, o direito de uso da marca e de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de seus produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou de sistemas corporativos de gestão.
Mas por onde começar sua caça à informação?
No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94 e o candidato a franqueado pode encontrar auxílio de entidades como a ABF – Associação Brasileira de Franchising e o SEBRAE para verificar até que ponto está realmente preparado para entrar neste segmento.
Muitas vezes é da desinformação que nascem os "mitos do franchising", o que acaba por dar origem aos principais problemas na relação franqueador-franqueado. Busque sempre selecionar as melhores oportunidades de acordo com aquelas que mais se aproximam de seu perfil e de suas perspectivas. Direcione, então, sua visão para o mercado, para saber onde estão surgindo as melhores oportunidades.
Não faltam histórias de sucesso sobre como Fulano ficou rico depois que abriu uma franquia, ou de como Sicrano largou o estresse do trabalho e hoje é o feliz proprietário de uma franquia no shopping, que quase não dá trabalho por ser uma marca famosa. Tais histórias fazem a opção por contratar uma franquia tornar-se praticamente irresistível, mas o mercado apresenta também diversos casos de insucesso.
Para minimizar riscos é preciso tomar uma série de cuidados, antes e depois de escolher a marca. É importante conhecer os manuais de instrução e obter informações de outros franqueados para saber detalhes da estrutura organizacional do franqueador, como treinamento e unidade piloto. Essa busca de informações também pode e deve ser feita junto à própria ABF, que adverte os candidatos a franqueado para que solicitem a Circular de Oferta de Franquia e também que evitem fechar negócio através de intermediários, como escritórios de corretagem.
É necessário tomar um cuidado especial na hora de esclarecer exatamente quais são as taxas cobradas pela franquia. Em geral, é exigido o pagamento das taxas de franquia, de royalties e de publicidade, cujos valores variam de franquia para franquia. Seja muito cauteloso com franquias que não cobram taxas e sempre submeta o contrato a um advogado antes de assiná-lo. O advogado poderá esclarecer as questões principais do contrato, mas não poderá recomendar sua alteração, pois em franquia os contratos são de adesão, isto é, ou você concorda com o que está escrito ou você não será um franqueado da rede. Simples assim.
Lembre-se que administrar uma franquia exige além de um bom investimento de tempo e dinheiro; uma alta capacidade de se adaptar a modelos já estabelecidos e uma boa dose de habilidades para se relacionar com pessoas. Ser um franqueado não é, necessariamente, para todo mundo. Não é como ser um empregado, nem como um dono de negócio, mas um híbrido disso. Você possui e gerencia uma loja franqueada, mas segue o sistema e os padrões do franqueador que os desenvolveu e aperfeiçoou. A liberdade é vigiada.
Por mais que o franqueado receba os direitos de uma marca forte e uma receita de bolo para uma gestão de sucesso, a saúde do negócio vai depender da operação adequada da franquia pelo franqueado, com dedicação, esforço pessoal, entusiasmo e identificação pessoal com as atividades da empresa.

Ana Maria Magni Coelho
Publicado em O Diário Empresarial
07 de abril de 2011

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