segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SUCESSO EMPREENDEDOR


Muitas pessoas chegam até o SEBRAE/SP querendo saber quais são os segredos para ser um empreendedor de sucesso. Apesar de não existir um perfil único que determine um empreendedor de sucesso, há uma série de características que são bastante comuns e quanto mais dessas habilidades estiverem presentes no seu negócio, melhor.
De forma geral, o empreendedor deve ter visão, iniciativa, saber planejar suas ações e gostar do que faz, além de conhecer muito bem o mercado em que pretende atuar. Ser curioso, questionador e estar atento às oportunidades que surgem - sejam de negócios, tecnologias ou inovações - são outras características importantes.
Ter uma boa rede de contatos, ter disposição para assumir e calcular riscos, aceitar e reconhecer erros, ser perseverante, autoconfiante e otimista completam o perfil ideal de um empreendedor de sucesso.
Ser empresário hoje está longe de ser o empresário de cinqüenta anos atrás quando uma empresa prosperava quase que naturalmente. Iniciar e conduzir um negócio não é simples, mas mantê-lo será ainda mais desafiante. As dificuldades surgem a todo o momento e a atitude frente a essas dificuldades será determinante para o sucesso do negócio. Num cenário cada vez mais competitivo não existe mais espaço para amadores, somente os profissionais terão “um espaço ao sol”.
E ser profissional envolve além do comportamento empreendedor, o conhecimento das competências técnicas que envolvem o “fazer acontecer” do seu negócio: comercialização, vendas, atendimento, produção, qualidade, otimização dos recursos, controles financeiros, formação de preços, logística e distribuição.
Você pode estar pensando: “ser empreendedor é ser quase o super-homem!”
Calma! Nem todas essas qualificações precisam estar em uma única pessoa. É claro que quanto mais, melhor; mas não significa que não tê-las irá fadar o seu negócio ao fracasso.
Além de poder desenvolvê-las através de treinamentos, procurar sócios, parceiros ou bons funcionários que tenham essas características ou conhecimentos é uma boa opção. Quando pensar em compor o seu quadro de trabalho, pense em pessoas que sejam complementares em seus perfis, formando um time que jogue pelo melhor desempenho do negócio.
Escolha pessoas competentes que tenham a capacidade de trabalhar em equipe e uma ótima comunicação entre si, afinal não há dúvida de que a comunicação é uma necessidade vital de qualquer sistema e através dela aprofundamos conhecimentos e intensificamos as relações entre as pessoas e a empresa. Quando todos se sentem parte da empresa e sabem que suas competências contribuem para o resultado, as chances de seu empreendimento se tornar um sucesso serão muito grandes.
Ana Maria Magni Coelho
Agosto / 2009

4 comentários:

  1. Olá Ana Maria Magni Coelho
    Sou professor de Empreendedorismo e ex-diretor executivo do SEBRAE/SP (1989/1996). Gostaria de cumprimentá-la pelo conteúdo do seu blog. Tomo a liberdade de deixar abaixo o link para o meu blog, onde os leitores interessados poderão aprofundar seus conhecimentos sobre gestão e inovação.
    Link do blog: www.cavagnoli.com/irani
    At.
    Prof. Irani Cavagnoli

    ResponderExcluir
  2. Prof.ºIrani
    Primeiro preciso dizer que é uma honra tê-lo comentando o meu blog. Principalmente com tamanho apreço.
    Não tive o prazer de conviver em sua gestão à frente do SEBRAE, pois sou funcionária desde 1999, mas muitas pessoas aqui na empresa têm um respeito enorme pelo senhor.
    Se não se opuser vou indicar o seu blog entre os meus recomendados. Tenho certeza que temos muito a aprender.
    Um abraço
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Prezada Ana Maria
    Agradeço sua gentileza de recomendar meu Blog. Estou também recomendando o seu pela alta qualidade dos seus posts.
    Abç.
    Irani

    ResponderExcluir
  4. O maior de todos os segredos: Atitude e trabalho duro... longe disso não existe sucesso

    BrunoB

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial