quinta-feira, 14 de abril de 2011

E-COMMERCE


NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo a uma velocidade impressionante. Em 2009, em meio a uma crise mundial, essa modalidade cresceu mais de 30% atingindo um faturamento acima de R$ 10 bilhões, segundo dados do e-bit. Em 2010, o crescimento foi superior a 40% chegando perto dos R$ 15 bilhões de faturamento, sendo que somente no primeiro semestre deste ano as vendas chegaram a R$ 6,7 bilhões.
Como nem todo empreendedor nasce sabendo qual é a melhor forma de aproveitar esse novo mercado, é preciso entender possíveis caminhos para que sua micro ou pequena empresa também possa fazer negócios on-line.
Não é preciso começar grande. Tudo deve ser planejado de forma escalável para que o negócio possa crescer com eficiência e agilidade.
A plataforma de vendas é um dos principais pilares para uma operação de comércio eletrônico de sucesso e deve ser hospedada em um provedor especializado com capacidade suficiente ao número de visitantes que a acessarão.
Lembre-se que o principal gargalo para uma loja virtual é a capacidade de transmitir segurança e credibilidade para converter o usuário em cliente. Ao escolher sua plataforma, procure unir capacidade com design e facilidade de navegação. Se puder, associe um blog à sua loja virtual dando espaço para interação e customização do seu serviço de acordo com o perfil do seu visitante. Entre as vantagens desse modelo, destaco a humanização da sua marca, a possível geração de conteúdo relevante ao cliente, o aumento das possibilidades da sua loja ser encontrada e recomendada na web e a criação de um canal de comunicação muito próximo entre você e seus clientes.
Assim como em qualquer negócio “off-line”, é muito importante avaliar e monitorar como os seus concorrentes estão utilizando esse novo canal para definir seu posicionamento. Qual será seu mix de produtos, suas políticas de preço e entregas, suas promoções e principalmente, qual será o seu toque pessoal?
É possível pensar em uma lista de facilidades que poderiam funcionar como estímulo às compras pelos seus clientes on-line unificando conteúdo com a parte comercial do negócio.
Ofereça recompensas ou bonificações para clientes que se tornem promotores de conteúdo, traga a indicação da disponibilidade de produtos em estoque, destaque os produtos que estejam em promoção, utilize cores que despertem atratividade e consumo e customize o ambiente. O cliente de negócios on-line deseja se sentir único, assim como aquele que entra nas lojas presenciais.
Por isso, não descuide do atendimento.
É fundamental que você disponha de uma equipe multidisciplinar para garantir que dúvidas sobre navegação ou sobre produtos e pedidos sejam sanadas de forma rápida e eficiente. Na medida em que essa equipe crescer, será preciso inclusive um bom gerente para cuidar de toda rotina e operação do seu negócio.
Defina também um planejamento de publicidade e marketing focado no retorno do investimento para que sua loja virtual cresça e conquiste novos espaços. Pense em estratégias de marketing digital que utilizem as redes sociais, blogueiros com boa capacidade de influência e interface entre várias mídias disponíveis. Diferentemente da maioria das lojas físicas que estão localizadas em pontos estratégicos, um loja virtual precisa ser massivamente divulgada para ser conhecida.
Quando os pedidos começarem a chegar, seja pontual nas entregas. Essa é a melhor forma de manter a satisfação de seu cliente e fidelizá-lo cada vez mais. Clientes que voltem a consumir na sua loja formam uma boa base de dados para que você os conheça e passe a oferecer produtos e serviços cada vez mais pertinentes.
Existe uma infinidade de sites oferecendo os mesmos tipos de produtos e ofertas, ainda que as pessoas não se interessem ou não comprem.
Caso sua loja seja mais uma neste modelo, poderá entrar em descrédito e comprometer seus resultados. Acompanhe as tendências e, se possível, evolua antes de seus concorrentes. Inovar é o caminho pra se manter nesse setor.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no caderno Diário Empresarial - O Diário de Mogi
14 de abril de 2011

3 comentários:

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