domingo, 9 de outubro de 2011

DE SÓCRATES A STEVE JOBS

“A vida sem reflexão não merece ser vivida”
Sócrates
Se existiu alguma herança que Sócrates deixou para a humanidade, foi a chance de sempre nos questionarmos sobre nossas "verdades". Ainda na Grécia Antiga, por exemplo, esse grande homem deixou sua marca mostrando que a única coisa que sabia era que nada podia saber e estimulava todas as pessoas a se questionarem sobre a incompletude de seus saberes. A ferramenta que Sócrates utilizava era simples, porém muito poderosa: a pergunta.
Questionar-se. Quebrar paradigmas engessados. Construir utopias. Deixar de lado ideais preconcebidos. Buscar o novo. Esquecer crenças mobilizadoras. Inovar. Na era do conhecimento, do compartilhamento e da sociedade em rede, o ser humano continua sua busca irrefreável pelo controle da adversidade, pela busca de garantias e de respostas completas para apaziguar sua angústia frente ao inusitado.
Inusitado que na última quarta feira nos surpreendeu com a despedida de Steve Jobs não apenas da Apple, mas do mundo. Mesmo sem ser uma MacFag (para quem não sabe o que a palavra significa, quer dizer que nunca fui uma aficionada pelos produtos desenvolvidos pela empresa de tecnologia mais valiosa do mundo), sou uma das milhões de pessoas gratas a Steve por sua contribuição a esse mundo novo. Um mundo aparentemente caótico, mas inegavelmente mais criativo e solidário, onde podemos trabalhar, criar, desenhar, ler, pensar e viver em alta conectividade e velocidade.
No mundo empreendedor, Jobs é inspiração para muitos que desejam fazer de seus produtos ícones de desejo e de seus sonhos pessoais, receitas de sucesso. Receita que, na verdade, duvido que ele próprio possuísse quando largou a faculdade, viajou para a Índia ou quando foi expulso da empresa que ele mesmo construiu. Receita absolutamente desnecessária quando se tem visão, persistência e capacidade de realização. Empreender é construir sua própria receita!
A trajetória de Steve Jobs teve origem na obsessão de sua mãe biológica em assegurar-lhe um curso superior. Ainda bebê foi entregue à adoção para um casal que se comprometeu a arcar com as despesas de sua graduação e quando completou 17 anos, assim o fez: entrou no Reed College. Contudo, 18 meses depois desistiu do curso e se dedicou a inventar um mundo com novo gosto de maçã. Juntou-se a Steve Wozniak para fundar a Apple e se transformar no mais jovem milionário da indústria de informática e mudar a vida de todos nós com seus computadores Macs, iPads, iPhones ou outras tecnologias que estreitaram, como nunca na história da humanidade, as relações entre os 7 bilhões de habitantes do planeta Terra. Sócrates se assustaria com sua inventividade e capacidade de criação.
Jobs não era engenheiro, advogado ou administrador de empresas. Seu método de trabalho seguia sete mandamentos: faça o que você gosta, cause impacto no universo, coloque o cérebro para funcionar, venda sonhos em vez de produtos, diga não a mil coisas, crie experiências incríveis e defina bem sua comunicação. Seria essa a tal receita?!?
Como gestor, Steve Jobs chegou a ser considerado centralizador e perfeccionista, mas sua inventividade e empreendedorismo, o transformaram no ícone de uma geração!
Uma geração Y, X ou Z que cresceu ouvindo histórias sobre as maçãs de Adão e Eva, Branca de Neve, Isaac Newton, mas que viu sua revolução acontecer pelas idéias da maçã de Steve Jobs.
Sua passagem pelo nosso planeta, apesar de curta, foi extremamente valiosa. O mundo lhe reverencia pelo seu esforço, inteligência e inegável talento tecnológico que derrubou fronteiras e humanizou nosso jeito de ser digital. Que não se cultive um mito; mas sim, um modelo de empreendedorismo e inovação. Deixar um legado não é viver pra sempre, mas criar possibilidades capazes de viver pra sempre na vida das pessoas!
"Continuem sedentos... Continuem ingênuos!"


ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado no Caderno Opinião - MogiNews
08 de outubro de 2011

7 comentários:

  1. Ótimo Post Ana,

    Steve Jobs vai deixar saudades.....

    Um abraco,


    Guilherme da Luz
    www.emprestimo.org

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Parabéns, divulgarei para os meus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
    You obviously know what youre talking about, why throw
    away your intelligence on just posting videos to your weblog
    when you could be giving us something informative
    to read?
    Stop by my website xxx video

    ResponderExcluir
  4. I do not even know the way I ended up right here, but I believed this post used to be great.

    I don't know who you are but definitely you're going to a well-known blogger if you aren't already. Cheers!
    Also visit my webpage :: contractor in Orlando fl

    ResponderExcluir
  5. I have been exploring for a bit for any high-quality articles
    or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo
    I eventually stumbled upon this web site. Studying this information So i'm happy to show that I have an incredibly good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot no doubt will make certain to don?t disregard this web site and give it a look regularly.
    Look at my homepage :: Effective Business Plan

    ResponderExcluir
  6. Hi there to every one, the contents present at this web site are truly remarkable for people knowledge, well, keep up the good work fellows.
    Here is my website - Tao of Badass

    ResponderExcluir
  7. I am not sure where you are getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for wonderful information I was looking for this information for my mission.
    Also see my site - click the up coming website page

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial