sábado, 15 de outubro de 2011

FATOS DA SEMANA E O FUTURO

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
(Paulo Freire)


Compra de carros importados contrabandeados, feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil, greves nos correios e nos bancos, protestos da sociedade civil em todo o país em marchas contra a corrupção, censura a programas e artistas da TV. Se você não teve assunto durante essa semana, certamente estava vivendo em outro planeta.
Por outro lado, se acredita que irá ler aqui uma nova visão sobre os crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, direitos trabalhistas ou programas de televisão, pode interromper sua leitura, pois não pretendo atualizá-lo caso você realmente tenha estado em Marte nos últimos dias.
Na verdade, fiquei pensando em como poderia utilizar tais assuntos para uma homenagem diferente ao dia que não poderia dar um desfecho melhor a essa semana: o Dia do Professor!
Professores que junto às famílias têm grande responsabilidade pela transformação dessa realidade nacional. Até quando ficaremos calados frente a escândalos de corrupção? Até quando aceitaremos a demagogia de muitos em nome da democracia? Até quando esqueceremos que a base de toda transformação passa pela educação?
Muito se fala sobre educação para autonomia, educação empreendedora, educação inclusiva ou educação para a cidadania, mas poucos valorizam a figura mais importante de todo esse processo: o professor.
Por isso, façamos deste dia 15 de outubro um momento de reflexão e de celebração aos bons professores, aqueles que se esforçam para construir um processo coletivo de formação de conhecimento e criam os novos (e bons) cidadãos de nossa sociedade. Não há como considerar o futuro sem valorizar a base de toda evolução: a boa educação.
Educação de qualidade que não existe sem a presença de um bom professor. Duvido que alguém questione o fator preponderante da presença do professor como peça chave para uma boa aprendizagem. As principais pesquisas em educação do mundo mostram que um bom professor é capaz de fazer qualquer aluno aprender (SIM!!! Todos podem aprender, sim... Inteligência não é um dom.) e ainda é capaz de potencializar seus principais talentos. A aquisição do conhecimento é um processo capaz de ser desenvolvido por qualquer um; basta uma boa ajuda e respeito. O professor é o protagonista do sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho dos próprios alunos. Você já parou para analisar de que forma um professor marcou a sua própria vida?
Seja positiva ou negativamente, todas as nossas histórias têm como personagens vários professores. Eu mesma poderia contar várias histórias do Colégio Imperatriz Leopoldina com a tia Leda, tia Edith, Maria Lúcia, Gilmar, Altino, Carmem Lúcia, Vera Lúcia... Ah, como todos eles marcaram a minha vida!
Por isso, no dia de hoje, converse com seu filho, sobrinho, neto ou afilhado. Mostre a ele o papel e a importância do professor bem como o carinho e respeito que esse personagem tão importante representará em suas vidas para sempre.
Lembre-se: não basta conquistarmos boas notas ou índices surpreendentes no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Por mais que existam melhoras efetivas nos processos, acesso e estruturas escolares a serem comemoradas, urge a necessidade de valorizarmos social e salarialmente os professores. É preciso avançar nos recursos educacionais, em tecnologias disponibilizadas nas escolas e aprimorar as práticas pedagógicas para realizarmos uma educação – de fato – inclusiva e preparatória para a cidadania e para a transformação social que esperamos viver!
Se você exerce a prática docente, meus parabéns a você, professor-coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial