domingo, 16 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO


Começou à meia-noite de hoje a maior temporada de horário de verão desde 1985, com previsão de 133 dias. Durante esse período, os relógios devem ser adiantados em 1 hora em 10 Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal.
Neste ano, o período será longo porque, quando há coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento deve ser no fim de semana seguinte. No caso, dia 26 de fevereiro de 2012. O objetivo é evitar que, no meio da folia, a população se esqueça de ajustar os relógios e aí, já viu... Imagine a bagunça!
O horário de verão foi cogitado pela primeira vez em 1784, por Benjamin Franklin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos. Partindo da observação de que, durante parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse, ele concluiu que, se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser mais bem aproveitada.
Entretanto, apenas em 1907, na Inglaterra, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real, deu início a uma campanha que propunha alterar os relógios no verão para reduzir o que classificava de "desperdício de luz diurna". Willett morreu em 1915, um ano antes de a Alemanha adotar sua tese e se tornar o primeiro país no mundo a implantar o horário de verão.
No Brasil, a história do horário de verão teve início na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas. A versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. (Confesso que eu iria surtar!!!)
Depois de 18 anos sem ser instituído, o horário de verão foi definitivamente incorporado à rotina brasileira por volta de 1985/86 em função da queda do nível de água nos reservatórios de nossas hidrelétricas. O objetivo até hoje é a redução no consumo de energia elétrica e consequentemente, é uma boa oportunidade para você economizar com a conta de luz do seu negócio.
Em 2011, segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão deve trazer uma economia de entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o País. Se você quer aproveitar a oportunidade para potencializar a economia de energia, siga as dicas da AES Eletropaulo que valem para sua casa e dependendo do segmento, valem também ao seu negócio:

- Geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de outras fontes de calor, pois isso faz com que eles consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura. Além disso, mantenha-os afastados pelo menos 15 centímetros das paredes para evitar o superaquecimento;

- Roupas e tênis não devem ser colocados atrás da geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia; 

- Se você desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo, isso reduzirá o consumo de energia (no caso de chuveiro elétrico) ou de gás (quando o sistema for a gás) e também de água;

- Ao utilizar o ferro, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido;

- Quando for jantar ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira. O abre-e-fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia;

- Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, as quais gastam 60% menos energia;

- Utilize monitor e TV do tipo LCD, pois a tecnologia também ajuda bastante na economia.

E, se assim como eu, você também tem dificuldades para se adaptar ao novo horário, evite o consumo de café, chá preto ou situações estimulantes no fim da tarde ou parte da noite.
A má qualidade do sono durante a adaptação do organismo ao novo horário pode prejudicar mais do que o nosso humor, mas também o rendimento e a produtividade ao longo do dia. Médicos afirmam que nosso "sofrimento" é decorrente da melatonina, o hormônio regulador do sono que precisa da ausência de luz para ser acionado. A melatonina age como um transmissor neuroendócrino que transforma as informações externas referentes ao ciclo noite-dia em sinais bioquímicos que modulam nosso ritmo biológico e comportamental.
Portanto, se não dá mesmo para evitar: ajuste seu relógio, adeque seus equipamentos, cuide da sua saúde e aproveite os dias um pouco mais longos!

2 comentários:

  1. Eu adoro horário de verão, chegar em casa e ainda pegar o por do sol na varanda, ou uma corridinha no parque é demais...
    Sem contar que aumenta muito volume de pessoas que passam na minha loja, pois levantando cedo as pessoas conseguem mais tempo a tarde para as compras..
    Bjs

    Lika

    ResponderExcluir
  2. Lika...
    Realmente para o comércio o horário de verão é bem interessante. Dependendo do tipo de negócio é possível, inclusive, permanecer aberto por mais tempo dando uma nova oportunidade de compra ao cliente.
    Beijo a você e sucesso!
    @AnaMariaCoelho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial