quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ARQUITETOS DE UM FUTURO MELHOR


Boa noite, senhoras e senhores: pais, alunos, professores, mantenedores e toda equipe do Colégio Brasilis.

Gostaria muito de agradecer o convite para, junto ao meu marido, representar os pais dos alunos que hoje conquistam uma nova etapa em suas vidas. Mais do que uma honra é uma grande responsabilidade, pois certamente somos famílias bem diferentes. Entretanto temos uma característica que nos une: lidamos com filhos, enteados ou afilhados que já não são mais tão crianças nem tão poucos adultos. São apenas jovens... Humanos que como quaisquer outros têm suas aflições e felicidades, dias de paz ou de eterno conflito. Conflito consigo mesmo, com as provas, com as roupas, com as namoradas ou pior: conosco, pais e mães que hoje se emocionam em vê-los conquistar mais essa etapa.
Para uma geração que vive no Twitter ou no Facebook e que está ligada 24 horas nos 7 dias da semana, ser pai, mãe, avô ou professor é uma tarefa cada vez mais difícil.
É preciso muita serenidade e equilíbrio.
Ser liberal, sem ser permissivo.
Buscar autoridade e não apenas poder.
Proteger, mas não sufocar.
E principalmente, não ultrapassar nossos próprios limites para ser apenas uma mãe “legal”.
Costumo dizer que ser mãe é dar filhos de presente ao mundo!
E hoje me sinto assim: abrindo um laço importante do meu melhor pacote de presente ao mundo!
Minha família está em Mogi das Cruzes há 4 anos e quando chegamos, talvez por ser pedagoga, um dos meus maiores desafios era escolher uma boa escola que reconhecesse nosso filho não apenas como mais um, mas como “O” aluno capaz de superar seus próprios limites e de se tornar um cidadão solidário, decente, preocupado com as pessoas e com preservação dos recursos naturais... Um “arquiteto de um futuro diferente”.
Arquiteto, na verdade não sabemos... Não podemos definir qual será a escolha profissional do Marcello, afinal hoje ele encerra apenas um ciclo.
Em 2011, inicia-se a jornada do Ensino Médio. Pensaremos em profissões depois, mas já temos certeza de estarmos contribuindo muito para um mundo melhor.
Os últimos anos não foram fáceis: o ensino é forte de verdade, provas três por semana, aulas de plantão durante as tardes, pesquisas até altas horas para descobrir a área do triângulo retângulo ou a formação geográfica e seus impactos nos continentes, mas chegamos aqui.
E todos vocês também chegaram. 
Aos educadores e toda equipe do colégio Brasilis, agradecemos pelo carinho e pela competência em nos auxiliar na formação das futuras gerações desenvolvendo em nossos filhos as competências necessárias para que possam competir em um mundo mais digital e mais colaborativo. Cada um deles deverá estar pronto a empreender e questionar os tradicionais modelos, entendendo que o melhor caminho é não ter nenhum caminho pronto, mas sim conhecimentos e atitudes que lhes permitam construir suas próprias estradas.
Aos pais e responsáveis, aproximem-se sempre do processo de formação de seus filhos. Conheçam seus interesses, valorizem mais seus acertos do que suas dificuldades e quando um erro acontecer, (e eles irão acontecer, tenham certeza!) critiquem a situação e nunca a capacidade ou inteligência destes nossos presentes que entregaremos ao mundo. Estímulos de amor, no falar ou no agir, um abraço ou um beijo nunca são demais para a educação.
Aos formandos, SUCESSO! Hoje acaba um ciclo, mas começa outro. Suas histórias estão apenas começando. Unam seus laços cada vez mais, lembrem-se das amizades, das brincadeiras, das festas juninas no pátio do Brasilis, das viagens ao sítio em Taiaçupeba, das aulas de vôlei, dos dedos quebrados no futebol e conquistem o mundo!
Quando o "sinal" bater, encontrarem os caminhos para o destino que quiserem, pois vocês estão preparados! O saber não é um estoque de conhecimento estático. Ele deve contribuir para a formação de pessoas mais autônomas, mais criativas e capazes de liderar seu próprio potencial.
Cuidar das sementes hoje garantirá os melhores frutos no amanhã!
Tenho certeza que temos sentados nas filas desse auditório um belíssimo jardim!
Parabéns a todos e uma boa noite

ANA MARIA MAGNI COELHO
Mãe "paraninfa" e orgulhosa
Texto produzido para a colação de grau da 8ª série
Formandos 2010 - Colégio Brasilis
14 de dezembro de 2010

Um comentário:

  1. Ana, mais uma vez parabéns pelo discurso, passei por toda etapa,e cada uma tem um sabor diferente, curta muito......depois é só agradecer a Deus por todos estes momentos felizes que passamos ao lado destes tesouros.
    beijos
    Akemi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial