Se você acompanha os post do Lounge Empreendedor ou minhas colunas no Diário Empresarial, sabe que há duas semanas os temas envolvem os preparativos da sua empresa para o Natal. Trabalho temporário, promoção de vendas e hoje, os cuidados com o ambiente.
O ambiente geral do seu negócio deve favorecer a imagem que você pretende passar ao seu cliente e deve ser cuidado para que o tempo todo esteja voltado para promover suas vendas.
Melhorar a propaganda dentro da loja pode fazer o ambiente vender para (e por) você. Placas decorativas, letreiros indicativos, banners com fotos de produtos, pôsteres com seus clientes e promoções em destaque estimulam a predisposição natural que as pessoas têm por consumir nessa época do ano.
Uma comunicação fácil e direta com seus clientes pode ser um estímulo importantíssimo. Utilize uma propaganda leve e de compreensão rápida para todos. O melhor é procurar mensagens com poucas palavras, letras simples e grandes.
Se for preciso, amplie portas e fachadas para facilitar a percepção do cliente sobre seu negócio, suas seções ou área. Nas datas comemorativas, altere as disposições internas para melhor adequação com a ocasião.
Ser criativo nos balcões e vitrines pode encantar os clientes. Aproveite bem a frente das prateleiras para mostrar os principais produtos. As proximidades das áreas de entradas e as pontas das gôndolas são ótimas para expor produtos que estimulem as compras por impulso, por exemplo. Tenha atenção também na escolha dos equipamentos de exposição para que permitam a visualização rápida e eficiente, inclusive, dos preços.
Um bom preparo do ambiente pode facilitar o uso do auto-serviço pelos clientes permitindo que acessem os produtos diretamente e com maior liberdade de escolha. Nesse caso, tenha espaço para que eles possam se movimentar sem tropeços. Entretanto, não se acomode e não descuide da personalização do atendimento. Lembre-se que atrair e manter clientes são desafios permanentes. Uma compra nas vésperas do Natal é capaz de cativar o cliente para outras datas comerciais igualmente importantes.
Por isso, causar um bom impacto na percepção de todos aqueles que consumirem hoje é caminho certo para fazê-los retornar no futuro. Pense em alternativas para iniciar um relacionamento de longo prazo e conquistar esse cliente. É como namoro: no primeiro encontro, aproveite para impressionar.
Sua loja pode combinar música, aromas, climatização, plantas e decoração diferenciada por seção. E não esqueça: seus colaboradores fazem parte desse ambiente. Um atendimento perfeito pode ser expresso por um sorriso, pelo trato agradável, pela limpeza e arrumação impecáveis, pelo uniforme e aspecto pessoal da equipe e pelas lembranças, desejos e sentimentos experimentados às vésperas do Natal.
Boas vendas e sucesso!
Quer inspiração?!? Assista a montagem da vitrine da Bergdorf Goodman, umas das mais luxuosas do mundo...
ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em O Diário Empresarial
02 de dezembro de 2010
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