quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DEIXE O AMBIENTE VENDER POR VOCÊ


Se você acompanha os post do Lounge Empreendedor ou minhas colunas no Diário Empresarial, sabe que há duas semanas os temas envolvem os preparativos da sua empresa para o Natal. Trabalho temporário, promoção de vendas e hoje, os cuidados com o ambiente.
O ambiente geral do seu negócio deve favorecer a imagem que você pretende passar ao seu cliente e deve ser cuidado para que o tempo todo esteja voltado para promover suas vendas.
Melhorar a propaganda dentro da loja pode fazer o ambiente vender para (e por) você.  Placas decorativas, letreiros indicativos, banners com fotos de produtos, pôsteres com seus clientes e promoções em destaque estimulam a predisposição natural que as pessoas têm por consumir nessa época do ano.
Uma comunicação fácil e direta com seus clientes pode ser um estímulo importantíssimo. Utilize uma propaganda leve e de compreensão rápida para todos. O melhor é procurar mensagens com poucas palavras, letras simples e grandes.
Se for preciso, amplie portas e fachadas para facilitar a percepção do cliente sobre seu negócio, suas seções ou área. Nas datas comemorativas, altere as disposições internas para melhor adequação com a ocasião.
Ser criativo nos balcões e vitrines pode encantar os clientes. Aproveite bem a frente das prateleiras para mostrar os principais produtos. As proximidades das áreas de entradas e as pontas das gôndolas são ótimas para expor produtos que estimulem as compras por impulso, por exemplo. Tenha atenção também na escolha dos equipamentos de exposição para que permitam a visualização rápida e eficiente, inclusive, dos preços.
Um bom preparo do ambiente pode facilitar o uso do auto-serviço pelos clientes permitindo que acessem os produtos diretamente e com maior liberdade de escolha. Nesse caso, tenha espaço para que eles possam se movimentar sem tropeços. Entretanto, não se acomode e não descuide da personalização do atendimento. Lembre-se que atrair e manter clientes são desafios permanentes. Uma compra nas vésperas do Natal é capaz de cativar o cliente para outras datas comerciais igualmente importantes.
Por isso, causar um bom impacto na percepção de todos aqueles que consumirem hoje é caminho certo para fazê-los retornar no futuro. Pense em alternativas para iniciar um relacionamento de longo prazo e conquistar esse cliente. É como namoro: no primeiro encontro, aproveite para impressionar.
Sua loja pode combinar música, aromas, climatização, plantas e decoração diferenciada por seção. E não esqueça: seus colaboradores fazem parte desse ambiente. Um atendimento perfeito pode ser expresso por um sorriso, pelo trato agradável, pela limpeza e arrumação impecáveis, pelo uniforme e aspecto pessoal da equipe e pelas lembranças, desejos e sentimentos experimentados às vésperas do Natal.

Boas vendas e sucesso!

Quer inspiração?!? Assista a montagem da vitrine da Bergdorf Goodman, umas das mais luxuosas do mundo... 




ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em O Diário Empresarial
02 de dezembro de 2010






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