terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NATAL SUSTENTÁVEL: Veja como evitar o desperdício

Durante as festas de final de ano, mais do que em qualquer outra época, somos estimulados a comprar em demasia e esse consumo impulsivo traz impactos ambientais graves - além de problemas financeiros.
Porém, atitudes sustentáveis estão renovando a tradição natalina de dar e receber presentes. Essa mudança vem na contramão da tendência que tem transformado o Natal em uma época de consumo por excelência nos últimos anos.
Então, que tal aproveitar esse momento para repensar seu consumo? Não precisa deixar de dar presentes, nem de preparar uma grande festa. É possível minimizar gastos, evitar o desperdício e, ainda, preservar o meio ambiente com algumas mudanças de atitude e escolhas. Veja dicas para ajudá-lo nesse desafio:

Ceia de Natal

- Para evitar desperdícios, planeje antes e compre apenas os alimentos que for usar.
- Prepare as refeições com produtos orgânicos (sem agrotóxicos) e cultivados na sua região.
- Procure reaproveitar as sobras, usando, por exemplo, a carne assada ou o que restou da bacalhoada para preparar bolinhos. Frutas maduras demais podem virar compotas, geleias e recheios para bolo.
- Escolha pratos e copos de porcelana e vidro e guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados.
- Separe os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio, para a coleta seletiva.

Presentes

- Antes de comprar um presente, reflita sobre a real necessidade de dar presentes materiais.
- Planeje as compras e estabeleça um limite de gastos. Faça listas de presentes, enfeites e alimentos.
- Antes de comprar a prazo, reflita bem. Verifique a taxa de juros e analise as prestações. Se pagar à vista, negocie um desconto no preço.
- Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis ou de comércio justo. Assim, você estará apoiando a geração de renda em comunidades e respeitando a diversidade regional.
- Faça as compras perto de casa ou do trabalho, onde é possível ir a pé. Se puder, combine com amigos ou familiares de irem às compras no mesmo carro.
- Use a imaginação e dê presentes alternativos. Você mesmo pode fazer alguns presentes ou então comprar produtos artesanais feitos por cooperativas ou entidades do terceiro setor. Se possível, opte por objetos feitos de materiais reciclados.
- Outras opções são vasos de plantas, biscoitos e docinhos, por exemplo.

Embalagens

- Vai às compras? Então não se esqueça de levar sacolas de tecido com você. Assim, você evita as sacolas plásticas, que levam muito tempo para se decompor na natureza e poluem os oceanos.
- Evite o excesso de embalagens. Opte por sacos de tecido, feitos com retalhos, caixas e outras recipientes que poderão ser reutilizados depois.
- Para o embrulho, prefira papéis artesanais ou feitos com material reciclado.

Decoração

- Reaproveite os enfeites antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis.
- Escolha uma árvore natural, com raiz para replantar. Assim, você vai utilizá-la novamente no próximo ano. Além disso, as árvores artificiais geralmente contêm chumbo, o que significa um gasto significativo de energia para sua produção e um potencial foco de poluição.
- Diminua as luzes da árvore de Natal e escolha lâmpadas de baixo consumo. Não se esqueça de apagá-las antes de dormir.
- Enfeite a casa com flores e plantas naturais. Você também pode usar frutas tropicais e secas e castanhas em potes de vidro transparentes para decorar sua mesa e a sala de jantar.

Texto publicado na Intranet
SEBRAE-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor