quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PRÓSPERO ANO NOVO


O faturamento dos pequenos empreendimentos em 2010 fecha o ano 8% maior que o acumulado de 2009 – um resultado muito positivo em função da quantidade de feriados prolongados e da realização da Copa do Mundo e das eleições federais e estaduais.
Com as empresas faturando mais, o empresário contratou mais. Mais trabalhadores significam mais renda e mais dinheiro na praça para consumir. Mais consumo aumenta o faturamento, o que fecha o ciclo virtuoso da economia para 2011.
Mesmo com uma possível elevação das taxas de juros, logo no primeiro trimestre do ano, especialistas projetam que o ritmo do crescimento econômico em 2011 será moderado e estável, com reflexos diretos no nível do consumo interno. Crescimento mais moderado, mas ainda assim intenso o que torna a previsão muito positiva para as micro e pequenas empresas (MPEs) que têm no abastecimento interno seu principal mercado.
Além disso, o ambiente aponta boas possibilidades para as MPEs como ampliação dos tetos do micro empreendedor individual, revisão do Simples e regulamentação da Lei Geral nos municípios ainda com essa pendência. De acordo com pesquisa do Banco Mundial, o Brasil ocupa o 127º. lugar no mundo como ambiente favorável para o fortalecimento do espírito empreendedor e de novos negócios.
Para tirar o melhor proveito deste quadro, é importante que os empresários planejem de forma consistente todos os passos do novo ano. Muitos empresários acham que o único momento em que precisam planejar é antes da abertura da empresa. É claro que o Plano de Negócios é a ferramenta primordial para colocar uma idéia em prática, mas planejar é um verbo que não pode nunca abandonar o empreendedor. O planejamento é essencial para viabilizar desde uma simples festa de final de ano da companhia até um grande passo, como partir para uma expansão por franquias ou começar a exportar.
Ações empreendedoras não estão ligadas somente ao aspecto econômico de uma região e do País, mas também ao comportamento do próprio empreendedor. Com um planejamento consistente, mais acesso à informação e a boas ferramentas de gestão é possível atingir uma maior probabilidade de tomar decisões acertadas quando as oportunidades aparecerem.
Comece 2011 com a certeza de que onde existe uma necessidade, existe também uma oportunidade. Avalie aquelas que deseja aproveitar, escreva minuciosamente o que pretende e como chegar lá, com prazos, pessoas e descrição financeira do investimento, lucro e prazo de retorno. Não se esqueça de considerar também o que está em seu entorno. Ações como foco nas responsabilidades sociais e com o meio ambiente são fatores fundamentais para melhorar o desempenho de uma empresa, inclusive financeiramente.
Planejar é assumir um compromisso formal com sua empresa e com o mercado, voluntariamente. Tenho certeza que se empresários fizerem sua parte, o novo ano tem tudo para ser próspero para todas as micro e pequenas empresas paulistas.
Aproveite e sucesso!

Desejo um 2011 realmente empreendedor a todos vocês!

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em O Diário Empresarial
30 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor