sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

EQUALIZE O NOVO ANO


Hoje começa 2010! Justamente por isso chega a hora de fazer as tradicionais promessas para o novo ano: parar de fumar, emagrecer, fazer exercícios físicos, voltar a estudar... Que tal também pensar em colocar as finanças em ordem?
A estratégia pode ajudar você a começar o novo ano com o pé-direito e não apenas correndo atrás do prejuízo, além é claro de melhorar as possibilidades de estabilizar o fluxo de caixa da sua empresa, se for o caso.
Muita gente acaba gastando todo seu 13º salário em presentes no Natal ou na viagem de férias e esquece de pensar nas contas do começo do ano que envolvem impostos, material escolar, novos uniformes ou as faturas do cartão de crédito após a viagem para a Disney.
Para um 2010 mais equilibrado e sem dívidas é importante que você coloque todas as suas despesas no papel (renda, dívidas e gastos previstos) e só depois de verificadas tais despesas, pensar no que fazer com as sobras de caixa.
Antes de empenhar todo o seu 13º ou a restituição do imposto de renda em novas aquisições, que tal utilizá-los para quitar suas dívidas e aproveitar para negociar descontos?
Se já estiver com as malas prontas, planeje as despesas com base na sua própria realidade. Se fizer a reserva antecipada e pagar antecipadamente os custos de hospedagem, por exemplo, viaja com pouca dívida e sobram recursos para as famosas lembrancinhas para a família.
E não esqueça, se você é um empreendedor, é sua a responsabilidade pelo pagamento do 13º salário de seus funcionários e das férias que foram planejadas, além de todas as obrigações e encargos bem como as contratações temporárias que possam ser necessárias no período.
Faça os devidos controles para ter certeza de que sua empresa gera lucro, afinal é o seu faturamento que deverá suportar o aumento de suas despesas desse período e, se possível, ainda sobrar alguma receita. Aproveite o momento de consumismo geral e amplie sua possibilidade de entradas de caixa.
É muito importante checar seu saldo disponível, em caixa e no banco, elaborar um fluxo de caixa e então, avaliar o impacto das despesas do final de ano. Lembre-se que a administração eficiente dos seus recursos começa com a definição de quanto dinheiro você precisa para manter suas operações.
Enquanto muitos estão gastando em suas compras, um bom empreendedor pode estar lucrando. Portanto, equalize suas despesas, seu estoque, programa-se corretamente e comece o ano sem dores de cabeça! Feliz 2010!

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em O Diário Empresarial
31 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial