quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

INOVAR É LÓGICO


As várias concepções atuais sobre o empreendedor demonstram o caráter rico e multifacetado desse perfil: alguém que assume riscos em condições de incerteza, o fornecedor de capital financeiro, líder, gestor ou executivo, dono de empresa, entre outros.
Junto à disseminação dessa nova cultura, as crescentes exigências e os inesperados desafios do mundo de negócios mostram a urgência em que se una o raciocínio produtivo e a ação inovadora para que, juntos, resultem em real vantagem competitiva.
Muitas empresas reconhecem que a inovação é um processo fundamental para alcançar ou manter um mercado maior e mais sustentável, mas poucas possuem um processo formal para fomentar a inovação, principalmente as micro e pequenas empresas.
Essa é uma triste realidade: há muito discurso sobre a importância da inovação, mas poucas ações concretas capazes de promovê-la. Não acredito que seja falta de vontade, mas, talvez, falta de conhecimento sobre como identificar, captar e desenvolver os recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários.
Inovação é fruto da criatividade, da disposição em ousar, ou diria, antes, de superar o medo de ousar. É um processo que vai além da inserção de novas tecnologias, mas uma nova forma de fazer gestão que só acontece quando acreditamos que tudo pode ser melhorado.
Inovar é gerar alternativas melhores para velhas soluções ou alternativas novas para resolver novos e velhos problemas. “Fazer diferente” pode “fazer a diferença”! E para isso é preciso pensar diferente!
Você acredita que pode melhorar a sua vida? Você é um inovador na gestão? E sua empresa, também está na vanguarda?
Se você respondeu positivamente às questões, perceberá que vive um jeito novo de organizar, liderar, coordenar ou motivar as pessoas. A inovação em princípios e processos de gestão cria vantagens duradouras e provoca deslocamentos radicais na posição de sua empresa e na sua própria posição no mercado de trabalho.
Portanto, saia do modelo em que inovação é apenas para “professores pardais” inseridos em grandes indústrias. INOVAR é pensar o absurdo e transformá-lo em lógico, em algo que agregue valor à sua proposta inicial.
Na construção de uma cultura de inovação, é importante ressaltar que não existe uma fórmula pronta. Processos de inovação são contingenciais e irão variar de acordo com o setor no qual a empresa atua, seu campo de conhecimento, seu tamanho e porte, estratégia organizacional, estágio de amadurecimento e cenários históricos, econômicos, políticos e sociais.
Mantenha-se aberto, procure novos olhares e a percepção ampliada sobre sua vida. Só um raciocínio divergente, um "estar insatisfeito" e um questionamento permanente farão de você um empreendedor inovador.

ANA MARIA MAGNI COELHO
O Diário Empresarial - 15 de janeiro de 2010

4 comentários:

  1. Muito bem explanado o tema, realmente a inovação pode estar nas coisas mais simples e acabamos passando despercebidos.

    Alexandre Gomes

    ResponderExcluir
  2. Ana:
    Sua competencia está começando a me irritar.Pára com isto menina! Onde cê pensa que vai assim com todo este conhecimento e bagagem?
    Bom, agora ve se pára um pouco com tantas convenções e palestras e vem dar uma força pra ADRAT.
    Caso vc não possa comparecer, não esqueça de enviar a Chris. Contamos com o SEBRAE.
    Parabéns pelo artigo. Como dizia Eisten, "Criatividade e Imaginação são mais importantes que conhecimento."
    Beijos,
    João Paulo Soares Cavalieri

    ResponderExcluir
  3. Gomes... Precisamos quebrar mitos a respeito da inovação. Nossos produtores rurais podem dar excelentes exemplos do que melhorias em processos podem gerar transformações extremamente consistentes.
    Obrigada pela contribuição!
    Um abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  4. João Paulo, amigo é suspeito para tantos elogios, mas os recebo com todo o carinho.
    Sobre a ADRAT, fique tranquilo... A Cris estará lá e quando eu voltar do treinamento retomo todas as questões com ela!
    E melhor: volto cheia de novas idéias! Quem sabe juntos a gente consiga transformar o que muitos achavam absurdo em realidade para a nossa região?!?
    Um beijo
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial