quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PROATIVIDADE

"É melhor tentar e falhar do que se preocupar e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão, do que sentar e fazer nada até o final.
Prefiro caminhar na chuva a me esconder em casa nos dias frios.
Prefiro ser feliz embora louco do que em conformidade viver"
Martin Luther King



NEM TODO EMPREENDEDOR NASCE SABENDO

Mais do que um jargão do vocabulário empresarial ou uma qualidade quase que unânime das entrevistas de emprego, proatividade pode ser uma competência fundamental para empresas que desejam tomar decisões positivas e assertivas frente às mudanças do mercado futuro.
Prestes a deixar de ser uma qualidade para elevar-se ao grau de virtude, todos creem que são proativos, mas, na realidade, muitos confundem o conceito. Há os que pensam que ser proativo é ter iniciativa; outros, que é a orientação pela ação rápida; mas a realidade é que pouco se sabe e pouco se faz no sentido de fortalecer uma atitude proativa efetiva nas empresas. 
Como nem todo empreendedor nasce sabendo, vamos começar a colocar os pingos nos "is" aqui no Lounge Empreendedor.
Um dos significados do prefixo "pró" significa antecipação, algo que acontece antes. Uma empresa proativa é aquela que sempre se antecipa aos acontecimentos, fazendo previsões para atuar dentro dos padrões planejados e com foco no atendimento de suas metas. Logo, proatividade não é sair queimando pneu e agir de qualquer maneira. É uma ação que pressupõe análise de contexto, identificação e seleção de alternativas e imaginação dos resultados de cada cenário.
Então, proativo é um pouco vidente? Não.
O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações porque tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências com eles, mesmo não tendo muito tempo. Ou seja, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos (muitas vezes, inconscientemente), o que lhe permite ter atitudes assertivas diante dos fatos.
Então, ser proativo significa tomar a iniciativa? Também, mas não é apenas isso.
A iniciativa por si só é uma reação, e não uma ação. Quando adicionamos a esta um questionamento positivo do processo, além do planejamento, chegamos próximos ao conceito de proatividade. Um exemplo: um professor realizando uma palestra pergunta à turma quem poderia tirar cópias de um artigo. Alguém rapidamente se oferece como voluntário. Muito bem, demonstrou iniciativa. A pessoa proativa se oferece como voluntária e também sugere algo do tipo: "Podemos escanear o artigo e enviar por e-mail?" ou "Que tal colocarmos o artigo em um fórum para debatermos o tema?" Trata-se de um questionamento visando a melhoria do processo ou do resultado de todo o grupo.
Imagine, na sua empresa, o bem que atitudes assim poderiam trazer. É importante que você perceba de que forma a proatividade é posta em prática (ou não) na sua empresa e quão impactante esse comportamento tem sido para os seus resultados. 
Cabe ao empreendedor, desenvolver capacidades essenciais que possam tornar suas empresas mais proativas. É preciso uma visão positiva relacionada ao erro. Errar é mais do que humano e não significa algo vexatório, mas um caminho necessário à aprendizagem. A tolerância e administração dos riscos também são fundamentais, já sua empresa manterá o olhar para o futuro onde nem tudo é previsível. E, é claro, há um fator fundamental nessa equação: as pessoas!
Antes de a empresa ser proativa em sua estratégia, ela tem que atrair pessoas proativas para sua equipe. Se o líder não assumir essa postura, dificilmente sua empresa assumirá. Não adianta esperar que as pessoas sejam mais proativas se sua empresa não recompensa essa atitude ou se trabalha sempre com metas de curto prazo.
Agora que já você já sabe o que é proatividade, que tal abandonar o discurso empresarial e utilizar a qualidade do momento para desenvolver a capacidade de inovação de sua empresa? Crie suas próprias mudanças, liberte suas amarras, modifique comportamentos e estruturas, deixe o radar bem aguçado para todas as mudanças que possam acontecer. Não há cenário que permaneça para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial