terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VALORIZE O QUE VOCÊ TEM DE MELHOR

As diferentes partes da nossa vida, a física, mental, social, espiritual, estão profundamente interligadas. Não podemos simplesmente considerar cada parte isoladamente. Um dos mais importantes princípios do desenvolvimento pessoal é que as suas áreas mais fracas podem limitar sua habilidade de tirar vantagem das suas áreas mais fortes.
Muitas vezes, somos identificados pelas pessoas por nossa área mais forte: este é o atleta (física) ou o intelectual (mental). Fulano é o brincalhão (social). Sicrano é o cristão (espiritual). E aí mora o perigo: é muito fácil cair na armadilha de deixar as suas outras áreas para trás e com isso, enfraquecerem ainda mais.
Para um efetivo desenvolvimento pessoal, e consequente melhor desempenho profissional, é preciso aprender a lidar com as nossas próprias fraquezas. É mais tentador trabalhar nos pontos fortes, mas nossa capacidade de trabalho se multiplica quando com persistência determinamos uma forma de lidar com as fraquezas.
Um atleta desconcentrado provavelmente terá um desempenho inferior ao de um atleta determinado e focado no seu objetivo. Um atleta anti-social pode perder a oportunidade de fazer parte de uma equipe. E um atleta sem maturidade espiritual pode cair na tentação de utilizar anabolizantes e se corromper.
É certo que nossos melhores resultados são originados através daquilo que temos de melhor. No entanto, uma das formas mais eficazes de melhorar os resultados desejados é por vezes trabalharmos nas nossas áreas mais fracas. Isto ajuda-nos de duas formas: em primeiro lugar, apoiamos a evolução de áreas para as quais não damos atenção e que nos impedem de potenciarmos nossos pontos fortes; e em segundo lugar, se nos dedicarmos o suficiente, podemos transformar os pontos fracos em forças secundárias que aumentam a nossa força principal. Basta mudar o enfoque e ter ousadia para enfrentar o que nos parece difícil.
Comece identificando cada área possível da sua vida – social, profissional, amorosa, espiritual, física, intelectual, familiar, financeira, etc - e verifique como cada elemento pode ajudar ou prejudicar cada uma e todas as áreas. Comece elaborando uma lista dos seus pontos fortes e das suas fraquezas em folhas de papel separadas. A lista com os pontos fortes merece um local de destaque na sua mesa, no seu escritório, ao lado do seu espelho do banheiro, pois isso sempre irá motivá-lo. Depois estude bem sua lista de fraquezas. Familiarize-se com elas até ao ponto de as aceitar e estabelecer uma relação saudável, sem culpa ou vergonha. Não enxergue suas fraquezas como traços negativos e depreciativos, mas como oportunidades em si mesmo.
Lembre-se que mente, corpo e espírito estão interligados e que negligenciando um, você impedirá que outros atinjam e desenvolvam todo o seu potencial. Nos processos de coaching, não são poucas as histórias de executivos que através da consciência da importância da atividade física relatam que ter tido melhorias significativas no desempenho mental, nos resultados da empresa, e não apenas em seu aspecto físico e de saúde. A concentração melhora, a clareza de pensamento aumenta. É como se a pessoa fizesse um upgrade mental.
O caminho do desenvolvimento pessoal passa no melhor equilíbrio entre suas próprias áreas da vida. Se você permitir que qualquer uma delas fique muito para trás, estará associando um “peso de chumbo” em todas as outras, irá arrastar-se ou afundar-se mais cedo ou mais tarde.
Não importa o quão duro você continue a trabalhar nas suas áreas mais fortes, o que acontece é que o retorno do seu trabalho será menor e menos produtivo.  E não se cobre pelo equilíbrio perfeito entre todas as áreas. O mais importante é ter a consciência desta interdependência para que, de tempos em tempos, possamos reavalizar nossa situação e reinvestir em algumas áreas esquecidas e mais negligenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial