sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SOCIAL GOOD BRASIL


Imagem de Luciano Martins - Embaixador do Social Good Brasil

E, de repente, a vida da gente vem e nos faz uma surpresa... Há alguns meses, participei – encantada, confesso – do Festival de Idéias promovido pela Fundação Telefônica e  Instituto C&A. Achei tudo muito bem organizado, adorei conversar com os empreendedores, com os jovens inovadores e com os amigos que encontrei naquele dia.
Saí de lá repleta de boas idéais para transformar meu próprio ambiente de trabalho (Opa! Seria essa também a intenção do encontro?!?) e com a cabeça fervendo pelas oportunidades de negócios vislumbradas ali.
Sim... o mundo está repleto de oportunidades basta abrir a mente e não apenas os olhos!
E então, depois de meses em uma busca incessante por algo que trouxesse um bom tema para retomada ao Lounge Empreendedor, recebi um delicioso convite da querida Samantha Shiraishi (@samegui) para levar o blog para a cobertura do Social Good Brasil que acontecerá de 06 a 8 de novembro em Floripa.
Se você ainda não sabe o que é o Social Good Brasil é um movimento que acredita no poder do uso das tecnologias, das novas mídias e do pensamento inovador para unir as pessoas na solução de problemas sociais. E na verdade, esse é um programa de todos nós!
O termo “Social Good” significa bem social e o seu conceito, criado nos Estados Unidos, explica o fenômeno de usar o pensamento inovador para apoiar causas e solucionar problemas na sociedade. Os próprios dados de inclusão digital no Brasil esclarecem a importância da organização de um movimento para transformação social na web: em 2012, são mais de 81 milhões de brasileiros usuários da internet, acima de 40% da população do país, sendo 47,5% utilizam frequentemente. O número total de membros no Facebook já passou de 900 milhões no primeiro semestre deste ano, e mais de 50 milhões desse total são brasileiros.
A iniciativa do Portal Voluntários Online (VOL), mantido pelo Instituto Voluntários em Ação, e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) teve o pontapé inicial com a realização do 1º Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social, o Together is Better (TiB), em 2010. O seminário teve a inscrição de 500 participantes e convidados internacionais.
No entanto, a idéia para o tema da série de palestras em novembro deste ano foi inspirada no Social Good Summit, que neste ano promoveu o maior encontro globalizado, com um livestreaming de 15 mil inscritos no final de setembro, em Nova York, sobre como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. A presidente voluntária do IVA, Fernanda Bornhausen Sá, e a presidente do conselho do ICom, Lucia Dellagnelo, participaram desta experiência em 2011 e, com base na proposta americana, resolveram organizar o programa Social Good Brasil.
Tenho certeza que o Brasil, meu Brasil brasileiro, será capaz de mobilizar um grande número de pessoas para o enfrentamento dos grandes problemas mundiais e fará um seminário internacional de dar orgulho nos próximos dias 6, 7 e 8 de novembro em Florianópolis.
O evento, inédito por aqui, contará com palestrantes internacionais especializados em mídias sociais, novas tecnologias, branding e inovação, como o empreendedor e conselheiro de empreendedorismo e inovação nas empresas Pixar, Cisco Systems e Qualcomm, Peter Sims – autor do best-seller “Little Bets”, eleito um dos melhores livros de negócios do ano pelo The Washington Post, Inc. Magazine e AmEx OPEN; assim como Simon Mainwaring, um dos maiores especialistas em branding e mídias sociais dos Estados Unidos, consultor de empresas como Google, General Motors e Gucci Group; e a autora norte-americana do livro “Mídias Sociais Transformadoras”, Beth Kanter, apontada como “A Mulher mais Influente em Tecnologia” pela Fast Company Magazine. Precisa mais para a gente querer estar lá?
Pois tem ainda mais... O Social Good Brasil também reúne palestrantes nacionais reconhecidos como Mauro Segura, com bate-papos e painéis para o público, tudo transmitido por livestreaming – transmissão ao vivo via internet.
O Lounge Empreendedor fará a cobertura direto do evento e todos os dias teremos um post especial além de tweets ao vivo direto do evento no perfil do Lounge (@LoungeEmpreende) e no meu perfil pessoal (@AnaMariaCoelho)
Se você acredita que a tecnologia é um meio que possibilita a transformação da sociedade e deseja debater ideias para uma mudança social positiva, inscreva-se no seminário pelo site www.sgb.org.br. A inscrição é gratuita e estará aberta até o início do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial