domingo, 19 de agosto de 2012

ACABOU O FIM DE SEMANA. E AGORA?

Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor.
-- Khalil Gibran --


Todos nós passamos, em média, entre 65% e 70% do tempo no trabalho. Porém, quando falamos em qualidade de vida muitas vezes desconsideramos o expediente diário. Dedicamos tempo a melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos ou beber os recomendáveis 2 litros de água diária, mas esquecemos do ambiente de trabalho.
Qualidade de vida começa no trabalho! Se você fizer o que lhe dá prazer - seja colaborando em uma empresa ou trabalhando por conta própria –, se valores da companhia forem compatíveis aos seus, se o ambiente for agradável, onde exista mais camaradagem do que competição e a liderança for inspiradora, você terá tudo para se sentir realizado.
Sempre que ouço as pessoas comemorando a chegada da sexta e lamentando o início da segunda-feira, me pergunto: -“Como será o ambiente esta pessoa trabalha?”
Afinal, comemorar a possibilidade de dedicar dois dias exclusivamente a você, sua família e amigos é saudável, mas lamentar semanalmente o retorno às suas atividades não pode ser tão bom assim. Como passamos cerca 70% de nossa vida no trabalho, precisamos cuidar para que esse período proporcione bem-estar, pois do contrário, será muito difícil tirar o atraso e resgatar o equilíbrio nos 30% que restam.
Parte desta construção depende apenas de você: cultive bons hábitos durante o expediente, fuja das fofocas e sempre que puder, ensine. Compartilhar conhecimento é um ato nobre, que aproxima as pessoas e gera confiança.
Além disso, dedique-se não apenas às metas, mas também às relações. Faça elogios verdadeiros, ouça com interesse o que as pessoas têm a dizer e perdoe – a si mesmo e aos outros. O erro faz parte das empresas dispostas a inovar, mas você deve estar pronto a perdoar. Esse é o ato mais difícil, mas o de maior impacto na sua vida e na dos que o cercam. Perdoar exige muita maturidade, mas cria uma energia ao seu redor que garante a qualidade do ambiente por muito mais tempo.
A consciência do seu direito (e por que não dever) de viver em um ambiente de trabalho saudável é primordial a promoção da motivação e da satisfação profissional. Um indivíduo capaz é aquele que atua com disposição e alegria e não aquele que acorda todos os dias se questionando o porquê de trabalhar.
Já a parte que cabe às empresas, começa pela identificação de que empresa e funcionários são um único sistema e que oferecer qualidade de vida promove também ganhos de produtividade, melhoria da imagem corporativa e redução do absenteísmo. Reestruture seus modelos de gestão, enriqueça as tarefas diárias, permita a participação dos funcionários nas decisões, inove no sistema de recompensas, adeqüe o ambiente quanto às condições físicas e psicológicas, flexibilize o horário de trabalho.
As ações são inesgotáveis se empresa e funcionários cuidarem juntos dos 70%. Que tal começarmos a semana com novos hábitos?

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