domingo, 1 de julho de 2012

POTENCIAL OU RESULTADO

"Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser
e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser."
-- Goethe --


Resultado é a palavra de ordem nas empresas. Seja no nível estratégico, tático ou operacional, atingir resultados surpreendentes é o caminho para que qualquer profissional seja avaliado, reconhecido e promovido.
Se você deseja se destacar, deve entender que apenas um enorme potencial não basta. É preciso apresentar resultado!
Todo pai coruja, em algum momento, já imaginou que seu filho poderia ser um grande cientista, um esportista famoso, ou talvez o presidente do país. Vislumbrar o futuro profissional de um filho, ou de um colega profissional, é o resultado de um misto de desejo, intuição e intenção, com alguma dose de julgamento racional.
Em linguagem empresarial simples, avaliar potencial significa antever o quão “longe” ou “alto” um determinado indivíduo é capaz de chegar a partir de sua atual posição. Significa afirmar que o indivíduo tem as qualidades, ou competências, para se tornar, por exemplo, um Analista, Gerente ou Diretor.
O esforço dos profissionais de RH dos últimos anos tem sido no sentido de tornar esse julgamento uma prática de gestão cada vez mais acurada, científica e cartesiana. Não é possível acreditar que uma carreira de sucesso possa estar alinhada e amarrada apenas em potencial de desenvolvimento. Quem avalia potencial, tem os olhos apenas no futuro! E um futuro que pode ser incerto...
Por isso, as efetivas entregas que realizamos no dia-a-dia é que farão a diferença no planejamento da sua carreira.
Pessoas que apresentam um resultado igual ao esperado são consideradas bons profissionais, mas não se diferenciam, já que cumprem exatamente o que se espera delas.
Pessoas com resultado abaixo do esperado esperam, apenas, a coragem de seus gestores para que logo sejam substituídas – fazem parte de um grupo de profissionais que, além de não fazerem a diferença, prejudicam a produtividade de seus colegas. Afinal, duvido que alguém questione que a velocidade de uma equipe é diretamente proporcional a velocidade de seu colaborador mais lento, que trava os processos e diminui as vantagens obtidas por aqueles que produzem mais e melhor.
Já as pessoas com resultado superior são aquelas que conseguem conjugar potencial, desempenho e resultado. Desempenho e potencial são como os dois lados de uma moeda: estão sempre juntos, mas cada um aponta para um lado - um para o presente, e o outro para o futuro.
Quando queremos produzir mais e melhor, precisamos ampliar nosso conhecimento, aprimorar nossos processos e desenvolver atitudes mais eficazes. A qualidade daquilo que você entrega (resultado) evidencia a qualidade que você possui (potencial). Sua obra, sua alma! #PenseNisso e viva a plenitude do seu potencial!

Um comentário:

  1. E prepare-se pois ao se destacar e ganhar uma partida, haverá sempre outro campeonato te desafiando logo em seguida, e mais outro, e outro! Pois quem faz a diferença tem sede de aprender mais e mais e se destacar mais e mais!
    A resposta está em saber aonde se quer chegar e equilibrar seu plano de evoluções!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial