"O ser humano tem muito mais desejos que necessidades."
-- Goethe --
O objeto de consumo mais desejado por nerds, geeks e amantes de novas tecnologias pesa menos de 700 gramas, tem apenas meia polegada de espessura e uma série de oportunidades para novos mercados. Os tablets definitivamente invadiram nossas casas e apontam para uma tendência cada vez mais forte: a convergência de mídias.
A possibilidade de ter nas mãos, em um único equipamento, as funcionalidades de produtos como notebook, smartphones, leitores de livros, televisão e rádio é um grande trunfo. De um lado, o usuário pode acessar jornais, revistas, visualizar vídeos, jogar games e ainda navegar na internet. Do outro lado desta pequena tela multitouch estão empresas e produtores de conteúdo para essa nova plataforma com uma infinidade de possibilidades e desafios.
Se você é um daqueles que pretende navegar nessa onda precisa entender que as mudanças do cenário empresarial não são apenas técnicas e operacionais. Falamos de um novo consumidor ávido por praticidade e velocidade. As empresas devem ficar atentas à linguagem e às demandas desse cliente, conhecer detalhadamente as características das mídias e monitorar o comportamento do consumidor e das tendências digitais.
Afinal, ao contrário do que muitos pensam, nem só de entretenimento e de nerds vivem os aplicativos para tablets. O mercado brasileiro tem consumido cada vez mais aplicativos (app) para leitura de livros, para melhoria da produtividade e para gestão de negócios. Evidente que em uma comparação direta com o mercado internacional, nosso volume de serviços ainda é menor. Mas a ampliação desse mercado é apenas uma questão de tempo! Escolas, universidades e a baixa dos preços tende a aumentar a presença desses equipamentos em nossas vidas.
Um estudo do Gartner Group aponta que em 2016, mais de 900 milhões de tablets estarão nas mãos dos usuários. Com o aumento das vendas, os consumidores tendem a levá-los ao local de trabalho, usá-los em suas tarefas e atá como livros de receitas para o delicioso almoço de domingo. Este movimento, muitas vezes, impactará diretamente várias áreas dos segmentos da economia tradicional como vendas, marketing e saúde que contarão com novas ferramentas no seu dia a dia.
As tecnologias como os tablets e os avanços no mercado mobile terão um impacto de ruptura em muitas estruturas tradicionais, exigindo mudanças em processos existentes e impulsionando transformações no mercado e na comunicação e comprometimento junto aos consumidores. A dica para quem quer se aventurar na área é apostar nos estudos e colocar a mão na massa. Ser ágil e adotar novas práticas de negócio serão regras imperativas para a sobrevivência no mercado do futuro. E o futuro é agora!
Amiga vim contar de um sonho realizado!!!!
ResponderExcluirAtingi no mês de julho 100.000 visitas no Projetando Pessoas e ontem conquistei o visitante de número 1.000!
Estou muito feliz pois foi exatamente a meta que projetei para o mês de julho de 2012!!!
Obrigada por fazer parte desse momento!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//