sexta-feira, 13 de julho de 2012

INTERNET E NEGÓCIOS

"Se a Internet não for vista agora como uma oportunidade para novos negócios,
será vista em breve como uma ameaça."
-- Tony Blair, Primeiro Ministro Inglês
em conversa com empresários britânicos em 13/09/1999 --


Muito se tem falado sobre o crescimento nos investimentos em mídia on-line, sobre a ampliação do uso de estratégias de marketing digital e sobre o uso cada vez maior das redes sociais digitais para se comunicar ou vender a novos consumidores conectados. Sem contar a quantidade de vezes em que ouvimos sobre a transversalidade das ações de tecnologia da informação (TI) nos negócios tradicionais, na criação de novos modelos de negócios e sobre como essas inovações mudam o jeito de empreender brasileiro.
Mas, nem tudo são flores, como diz o dito popular. O discurso da força das ferramentas de TI pode nos levar a acreditar que nesse contexto todas as empresas já estão conectadas ou habituadas a utilizar essas ferramentas, assim como também familiarizadas aos termos relativos a essas atividades. Entretanto, apenas 66% das empresas paulistanas possuem website, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) no final de 2009 e somente 36% realizam negócios pela internet. Se isso acontece em São Paulo, a "Las Vegas" brasileira dos negócios, imagine a realidade pelo resto do país - a grande maioria deles ainda não está efetivamente usufruindo dos benefícios da rede para obter novas receitas ou otimizar processos.
Por isso, não adianta falar apenas em projetos de “inclusão digital” de empresas. Comprar um computador, instalar banda larga e oferecer acesso não basta. É necessário também levar a esses empreendimentos conhecimento e condições de produzirem riqueza utilizando a internet como plataforma para inovação, melhoria da produtividade, conquista de novos clientes, além, obviamente, de oferecer um atendimento mais qualificado aos clientes atuais.
Quando empresários afirmam que não realizam negócios on-line por não haver necessidade, percebemos outro ponto interessante: muitos, na verdade, não sabem ao certo o que a internet pode lhes proporcionar. Afinal, não estamos falando apenas em necessidade, mas em oportunidade. É preciso um maior esclarecimento sobre o potencial da web a essas empresas. Afinal, não estamos falando mais de um espaço restrito ao bate-papo e passatempo, mas de um novo mercado.
Cresce o mercado, crescem as demandas, crescem também as oportunidades. As pequenas e médias empresas fornecedoras de serviços de TI têm experimentado boas chances nesse "novo mundo de negócios" visto que, na maioria dos casos, as funções de TI são executadas por fornecedores externos. Muitas empresas tradicionalmente de software hoje criaram nichos de negócios para realização de treinamentos e cursos sobre o assunto. Isso sem contar os canais de comunicação digital transformados em SAC, o desenvolvimento de aplicativos para telefonia celular e o mercado de games, música e propaganda, por exemplo.
As grades empresas já constataram a eficácia da internet para cativar novos consumidores, bem como incrementar resultados financeiros, e muitas delas já têm área de negócios específicas para cuidar de sua estratégia digital. No caso das micro e pequenas empresas, já existem ações que vão desde uma loja de produtos eletrônicos de um bairro de São Paulo até comunidades carentes do Amapá, que comercializam seus artesanatos pela web e os entregam dentro e fora do país.
Percebe-se uma grande movimentação por parte das MPEs no sentido de conhecer mais sobre esse mundo novo do e-commerce e do marketing digital para não deixar escapar excelentes oportunidades de crescimento em seus negócios. Vença o medo, busque orientação, melhore suas estratégias de gestão e navegue nessa onda.

Um comentário:

  1. Oi, hoje vim te convidar a visitar o Projetando Pessoas, pois gostaria de ter seu feed back sobre o tema!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial