sábado, 26 de maio de 2012

ANDAR COM FÉ



Parece difícil falar em fé sem realizarmos uma associação direta às questões de religião. É claro que, às vésperas da celebração do Domingo de Pentecostes quando o Divino Espírito Santo comunica seus dons à Igreja nascente, essa palavra torna-se ainda mais forte para os cristãos.
Entretanto, a palavra fé que se origina do latim (fides - fidelidade) pode ter uma abrangência muito maior. Em uma das várias reuniões que conduzi com empreendedores em estágio de formalização de suas empresas, ouvi de uma senhora que “empreender no Brasil é uma questão de fé”. E como é...
Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos, mas colocá-lo em prática não é processo simples. Da vontade de empreender ao sonho concretizado, estende-se um caminho de dúvidas. Em que ramo investir, onde instalar o negócio (em ponto alugado ou comprado?), quantos sócios buscar e quanto investir são algumas questões. Claro que não é possível começar um negócio com respostas para todas as dúvidas, afinal, apostar no sonho é característica empreendedora.
Mas a vida é mesmo assim... Nem sempre nos apresenta todas as respostas. Por isso, ouso ir um pouco mais além da afirmação da senhora empreendedora: viver é uma questão de fé.
Para os romanos, fé significava a materialização da palavra dada, do compromisso assumido. Para os gregos, significava a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, mas apenas pela absoluta confiança depositada nesta idéia ou verdade.
Muitos confundem a palavra fé com a idéia de querer ou crer intensamente, sem esforço. Fé é atitude! Quem fica inoperante, à espera e na expectativa de que Deus sozinho fará todas coisas por nós esquece-se de que está em nós todas as condições para conquistar e agir livremente.
Se você quer mudar de emprego, mude. Se quer estudar, estude. Se quer empreender, vá em frente. Esforce-se! Quando possuímos fé verdadeira, podemos ser profundamente produtivos. Quando temos fé, seguimos caminhos que outras pessoas julgariam ser impossíveis.
Impossibilidade, na verdade, é falta de coragem, é a desculpa que os corações vacilantes utilizam para dizer que desistiram, afinal é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.
Por isso, viva intensamente a sua fé. Encontre aquilo que toca o seu coração e faz de você um crente apaixonado. Lembre-se que fé não é teoria, é prática. Ter fé não significa a adesão a esta ou aquela doutrina religiosa, não representa rótulo, nem prática exterior, mas, acima de tudo, ter a capacidade de acreditar em si. Costumo dizer que fé é a única certeza que resta quando todas as outras deixam de existir. E por isso, eu canto: “andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá”.

Um comentário:

  1. Oiii
    Linda mensagem!
    Passei para desejar uma semana do Dia dos Namorados muito especial!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial