"Um negócio que só cria dinheiro é um negócio pobre"
-- Henry Ford --
Ganhar dinheiro não deveria ser o principal motivo para alguém iniciar uma empresa. Calma! Não estou defendendo que empreendedores não devam pensar no lucro de seus negócios, mas sim que identifiquem um propósito que diga qual é a diferença que sua empresa fará para o mundo.
Ter um propósito (ou uma clara proposta de valor, como alguns preferem) é a razão de ser de seu negócio e o que lhe dará a direção para tudo o que fizer, propor e oferecer ao mercado. Vai além do “simples” objetivo de fazer dinheiro. E garanto: no final das contas, pode resultar em ganhos que ultrapassam tudo o que um empreendedor possa capitalizar se quiser oferecer apenas mais do mesmo daquilo que o mercado que já conhece.
Um modelo de negócios que se proponha em gerar valor para o mundo aumenta o seu próprio valor no mercado. Pense em quantas empresas você conhece que fortaleceram suas marcas a partir da realização de objetivos ambiciosos que atendiam não apenas o desejo de enriquecer seus líderes, mas em oferecer valor ao cliente.
Uma grande rede de supermercados que se posiciona com a missão de aumentar o poder de compra do consumidor – e não apenas vender mercadorias. Uma marca de cosméticos que prefere oferecer bem estar a produtos. Uma companhia área que assume o propósito de dar a todo mundo a oportunidade de viajar. Não há como negar que há algo diferente no jeito de empreender.
Uma grande rede de supermercados que se posiciona com a missão de aumentar o poder de compra do consumidor – e não apenas vender mercadorias. Uma marca de cosméticos que prefere oferecer bem estar a produtos. Uma companhia área que assume o propósito de dar a todo mundo a oportunidade de viajar. Não há como negar que há algo diferente no jeito de empreender.
Empresas que identificam sua própria razão de existir geram uma vantagem em relação à concorrência. Claro que tal vantagem só se materializa se o seu propósito se traduzir em produtos e serviços que preencham uma necessidade do mercado. Quando a demanda estiver alinhada com o valor oferecido pelo negócio não é raro que clientes se transformem em fãs da sua marca e que os próprios colaboradores atuem como pregadores da proposta oferecida pelo negócio.
Ter clareza sobre sua própria missão amplia a possibilidade de redução do lucro em curto prazo em prol da ampliação do próprio mercado. E ouso dizer que você pode fazer o mesmo pela sua própria vida.
Da mesma forma que planejamos uma pequena empresa à luz daquilo que ela possa oferecer ao mercado, você pode planejar a sua carreira (e a sua vida) à luz dos valores que tem para si e para o mundo.
Quando conseguimos determinar a forma que pretendemos influenciar - e ser influenciados - pelas pessoas a nossa volta é bem mais fácil perseguir nosso propósito obstinadamente. Ainda que as escolhas sejam difíceis ou os alvos pareçam sonhos idealizados, entendemos que as dificuldades podem ser caminhos abertos às oportunidades e que o ganho maior virá do valor que oferecemos ao mercado – seja através de uma nova proposta de negócio ou com o seu próprio talento pessoal. Tenho certeza que ao encontrar sua própria razão de existir, ganhar dinheiro será uma consequência.
#SimplesAssim.
Oi Ana maria, tudo bem, gostei da matéria, um negócio que sempre comento é sobre preservação de área verde, com uma imensa quantidade de construções novas e sem área permeável, daqui a alguns anos nossa cidade como outras metrópoles vai inundar, aliás isso já acontece há muitos anos, como trabalho construindo imóveis, percebi isso e comecei a valorizar boa parte com jardinagem e paisagismo, ao invés de revestir tudo, para que haja mais área permeável, mas ai que é a questão, deveria ter Leis que obriguem de verdade, manter uma parte da área verde ou incentivos fiscais para as pessoas que mantém uma parte da casa para o verde, por exemplo pagar menos IPTU, é muita água pra pouca vazão, ahh, a mulherada adora, bjs.
ResponderExcluirQuerida, estou exatamente ,meditando a respeito do tema, sobre o que o projetando pessoas agrega de valor ao seu público e se ele um dia me dará retorno, quando li essa sua matéria:
ResponderExcluir"Quando conseguimos determinar a forma que pretendemos influenciar - e ser influenciados - pelas pessoas a nossa volta é bem mais fácil perseguir nosso propósito obstinadamente. Ainda que as escolhas sejam difíceis ou os alvos pareçam sonhos idealizados, entendemos que as dificuldades podem ser caminhos abertos às oportunidades e que o ganho maior virá do valor que oferecemos ao mercado – seja através de uma nova proposta de negócio ou com o seu próprio talento pessoal. Tenho certeza que ao encontrar sua própria razão de existir, ganhar dinheiro será uma consequência. "
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//