quinta-feira, 3 de maio de 2012

CROSS TRAINING - UM REFORÇO AOS SEUS PONTOS FORTES

Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá.
A única segurança verdadeira consiste numa reserva
de sabedoria, de experiência e de competência.
Henry Ford


Volta e meia ouvimos executivos se queixarem de que não há um número suficiente de bons líderes no mercado. Ainda que muitos profissionais tenham desempenho bom ou superior em sua área de atuação, quando promovidos à função de liderança deixam de apresentar os mesmos resultados. Afinal, para ser um bom líder não basta ter as metas atingidas, ser prezado por todos ou receber avaliações reiteradamente positivas. É preciso ir além e cultivar habilidades que complementem seus próprios pontos fortes.
Fazer mais daquilo que você já faz bem rende avanços incrementais importantes para desenvolver boas possibilidades de avanço na carreira. Trabalhar as habilidades complementares, algo que os atletas conhecem como “cross-training” ou treinamento multilateral, pode tornar um líder bem mais eficaz.
Para quem está começando a correr, fazer exercícios de alongamento e treinar um certo número de dias por semana, aumentando gradativamente a intensidade para adquirir resistência e memória muscular, traz resultados. Já para o maratonista experiente, isso não é suficiente. Para um nível superior, ele precisa cultivar habilidades complementares: musculação, natação, ciclismo ou até mesmo ioga.
O mesmo vale para liderança. Para ir de bom a muito melhor é preciso praticar o equivalente do esporte na gestão. Se já você for tecnicamente qualificado, mergulhar ainda mais fundo em manuais técnicos pode torná-lo um especialista, mas não irá levá-lo tão longe quanto se trabalhar uma habilidade complementar como a da negociação ou da comunicação que poderá tornar seu conhecimento mais evidente e disponível para sua equipe e colegas de trabalho.
Embora o processo pareça simples, complementos corretos para o cross-training nem sempre são tão óbvios. Para reforçar seus pontos fortes, é preciso primeiro uma visão objetiva de quais são as melhores combinações capazes de gerar melhores resultados. Dieta e exercícios físicos são óbvias para a perda de peso e melhor desempenho físico, mas com a carreira a escolha pode ser um pouco mais complexa.
Peguemos uma competência central das avaliações de desempenho tradicionais: “atuar com honestidade e integridade”. De que modo um líder já forte nesse quesito poderia melhorar? Sendo mais honesto ou agindo com mais coerência? Esse não seria um conselho realmente útil. Melhor seria se pudesse, por exemplo, aprimorar a assertividade. Honestidade + Integridade + Assertividade podem ter como resultado índices superiores de eficácia na liderança.
Vale ressaltar que a proposta do desenvolvimento de habilidades complementares não pressupõe uma relação de causalidade, mas sim complementaridade. Assertividade não torna alguém honesto e integridade não produz assertividade. Mas, habilidades cultivadas no desenvolvimento acompanhante de uma competência podem ser aplicadas de forma a favorecer a competência central. Outras boas combinações podem ser: capacidade de inovar + promoção de mudanças; foco em resultados + inspirar e motivar os outros ; estabelecer metas + colaboração e trabalho em equipe.
Em termos práticos, o cross-training de habilidades para liderança passa por identificar seus principais pontos fortes, definir uma qualidade complementar que gostaria de melhorar (lembre-se de analisá-la de acordo com a sua importância para a empresa e pela vontade que desperta em você) e fechar o foco.
Peter Drucker defendeu em “O Gerente Eficaz” que montar uma equipe “com base naquilo que falta e se concentrar em deficiências é perda de tempo – um mau uso, para não dizer abuso, do recurso humano”. Todo executivo com desejo em se tornar um grande líder precisa de um caminho claro e não linear para evoluir e produzir melhores resultados para si e para a empresa. O segredo está em potencializar os seus talentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial