domingo, 22 de abril de 2012

DIA DA TERRA EM FAMÍLIA

"No misterio do sem-fim equilibra-se um planeta.
E no planeta um jardim, e no jardim um canteiro,
no canteiro uma violeta e sobre ela, o dia inteiro
entre o planeta e o sem-fim da asa de uma borboleta."
-- Cecília Meireles --


Ter um dia todo (e em 2012, um D.O.M.I.N.G.O.) para celebrar a Terra e comemorá-lo no mesmo dia do Descobrimento do Brasil, enche a mente de possibilidades para curtir um dia diferente em família. Trata-se de uma excelente oportunidade para conversarmos sobre os problemas que afetam nosso mundo natural e também de fazer a nossa parte para contribuir para um planeta mais sustentável.
O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970 e tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
Sara Snow, especialista em verde e apresentadora do Discovery Health, tornou a comemoração bem mais familiar ao apresentar um bom roteiro com algumas dicas para ajudar você a escolher ações que celebrem o dia e ainda ofereçam a chance para se divertir bastante com um plano de atividades simples e divertidas para este dia 22 de abril. Que tal encarar o friozinho lá fora e celebrar um dia diferente em família?!?
Talvez o seu próprio negócio também possa lucrar com essa oportunidade...

Visite uma fazenda local
Vários centros urbanos já contam com pequenas propriedade rurais que abrem as suas portas em roteiros rurais interessantes para toda a família: o papai pode experimentar uma cachaça, a mamãe comprar frutas e verduras fresquinhas (algumas têm também boas peças de artesanato) e as crianças passam a ter uma maior clareza a respeito de onde vem sua comida. Afinal, pés de alface não nascem nas gôndolas dos supermercados, certo?
Adquirir produtos sazonais diretamente de agricultores traz, inclusive, a possibilidade de diversificar o cardápio de toda a turma. Tenho um amigo que depois de uma excursão da filha para Salesópolis passou a encomendar alfaces diretamente do produtor, pois ela só queria a alface que nascia direto do chão (não é fofo demais?!?)
Além disso, os empreendedores rurais enchem-se de orgulho em poder explicar detalhes sobre a colheita e e produção valorizando um setor que muitas vezes tem ficado de lado nas estratégias de desenvolvimento nacional.
Ah, e se você ficar realmente inspirado com o passeio, pegue algumas sementes e faça algum espaço de jardim para a família para plantar suas próprias ervas comestíveis.

Decore sua casa com resíduos
Se você atualmente separa seus materiais recicláveis, aproveite o dia para fazer um projeto criativo. Que tal decorar caixas individualizadas? Elas podem organizar os brinquedos, as bijouterias, os utensilios da cozinha... O que importa é produzí-las de forma sustentável e deixar que as crianças se divertam entre resíduos de papel, plástico e/ou alumínio.
Aliás, a própria produção pode ser um passo para que sua casa passe a ter caixas especiais para lixo, reciclagem e compostagem.

Descubra um nova alternativa de limpeza
A decoração de caixas especiais para a família (ou um dia simples com as crianças brincando pela casa) acabará deixando uma bagunça a ser organizada depois.
Que tal aproveitar o Dia da Terra para experimentar uma “limpeza verde”?
Você pode limpar a sua casa com segurança usando apenas vinagre, bicarbonato de sódio, suco de limão, azeite e sabão. Imagine seu filho fazendo uma “receita mágica” como essa. O Lucca adorou a idéia!
Olha só algumas receitas que utilizamos:
- Para um líquido de limpeza multiuso para a cozinha: vinagre e água em partes iguais em um frasco spray
- Para mobílias: misture 2 partes de azeite para 1 parte de suco de limão
- Para janelas e espelhos: água e 1/4 xícara de suco de limão em um frasco spray
- Para pias e bancadas brilhantes: misture uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com detergente líquido
Se quiser um cheirinho especial nos seus produtos verde de limpeza, tente adicionar algumas gotas de alecrim, laranja ou óleos essenciais de lavanda.
(Ah! Para os empreendedores, a receita pode ser bem favorável para limpeza dos balcões ou mesas de escritório)

Vá para fora.
E se o dia é da Terra, nada melhor do que sair de casa.
Aplique protetor solar em toda a turma e vá para fora, aproveite o dia para um passeio de bicicleta, uma caminhada ou uma volta de patins. Apreciar a beleza da natureza sem a janela de vidro que nos separa cotidianamente do grande mundo natural é simples e delicioso. Leve todos que você ama: filhos, amigos, cachorro, gato e papagaio.

Reduza seus chuveiros
Ok! Depois de tanta atividade, um banho é tudo o que você precisa para relaxar, mas lembre-se que banhos longos desperdiçam água e energia.
Para seguir no caminho da sustentabilidade divertida, brinque também na hora do banho. Desafie as crianças para um “corte no chuveiro”. Coloque temporizadores à prova d'água no chuveiro e veja quem pode ficar completamente limpo o mais rápido. Quem termina primeiro recebe uma estrela "verde" (ou alguns adesivos novos).
Você pode aprimorar a brincadeira com o tempo, melhorando os tempos e os prêmios da competição. Um tímido minuto a menos no banho faz toda a diferença no final... E, seus filhos além de limpos, estarão felizes em saber que no Dia da Terra o descobrimento é mesmo todo nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial